Buscar

Questão 88 Paciente 35 anos, recém diagnosticado com neoplasia gástrica já em estágio avançado com metástases hepáticas e carcinomatose peritoneal....

Questão 88
Paciente 35 anos, recém diagnosticado com neoplasia gástrica já em estágio avançado com metástases hepáticas e carcinomatose peritoneal. Na última consulta com a oncologia, lhe foi informado sobre a impossibilidade de prosseguir quimioterapia, visto progressão de doença e toxicidade proibitiva. Frente a esse novo contexto, o paciente manifesta o desejo de interromper o sofrimento. Leu algo sobre eutanásia na internet, e gostaria de obter mais informações sobre isso. A orientação recebida pelo seu médico deve ter sido a seguinte:

A. Segundo o código de ética médica, a eutanásia é uma infração, não sendo permitida a sua prática no Brasil. O médico pode falar sobre ortotanásia, prática oficialmente legitimada no Brasil.
B. O código de ética médica não discorre sobre o assunto, por ser algo relativamente novo. Será necessário buscar literatura internacional que embase ou não essa decisão do paciente.
C. O médico pode se opor ao pedido do paciente, tomando como argumento a objeção de consciência, visto não ser uma situação de urgência e emergência, conforme consta no Código de ética médica.
D. Os cuidados paliativos são uma prática permitida no Brasil em situações de doenças ameaçadoras a vida, incuráveis e progressivas, conforme o cenário em questão, devendo portanto, o desejo do paciente ser atendido pelo médico.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 1 2024 PROVA COMENTADA
276 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Essa é uma questão ética complexa. Vamos analisar as opções: A. Segundo o código de ética médica, a eutanásia é uma infração, não sendo permitida a sua prática no Brasil. O médico pode falar sobre ortotanásia, prática oficialmente legitimada no Brasil. B. O código de ética médica não discorre sobre o assunto, por ser algo relativamente novo. Será necessário buscar literatura internacional que embase ou não essa decisão do paciente. C. O médico pode se opor ao pedido do paciente, tomando como argumento a objeção de consciência, visto não ser uma situação de urgência e emergência, conforme consta no Código de ética médica. D. Os cuidados paliativos são uma prática permitida no Brasil em situações de doenças ameaçadoras a vida, incuráveis e progressivas, conforme o cenário em questão, devendo portanto, o desejo do paciente ser atendido pelo médico. Diante desse contexto, a opção correta seria a letra D. Os cuidados paliativos são uma prática permitida no Brasil em situações de doenças ameaçadoras à vida, incuráveis e progressivas, e nesse cenário, o desejo do paciente deve ser atendido pelo médico.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image