Buscar

No filme Central do Brasil alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gê...

No filme Central do Brasil alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gênero, mesmo sem saber escrever. A personagem principal, a Dora era um instrumento para essas pessoas letradas, mas não alfabetizadas, usarem a leitura e a escrita. Uma observação interessante apontada pela educadora Magda Soares diz respeito à possibilidade de uma pessoa ser alfabetizada e não ser letrada e vice-versa. “No Brasil as pessoas não leem. São indivíduos que sabem ler e escrever, mas não praticam essa habilidade e alguns não sabem sequer preencher um requerimento.”. Sobre letramento e alfabetização marque a alternativa incorreta.
O letramento como prática social de interação oral, em que a língua é vista como interação entre os interlocutores, os quais vão se construindo enquanto indivíduos ao longo de suas trocas linguísticas.
A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita.
Os estudos do letramento se restringem às pessoas que adquiriram a escrita (alfabetizados), pois as consequências da ausência da escrita em indivíduos ou comunidades perpassados pelos valores das sociedades, as quais eles participam.
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
a) O letramento como prática social de interação oral, em que a língua é vista como interação entre os interlocutores, os quais vão se construindo enquanto indivíduos ao longo de suas trocas linguísticas.
b) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita.
c) Os estudos do letramento se restringem às pessoas que adquiriram a escrita (alfabetizados), pois as consequências da ausência da escrita em indivíduos ou comunidades perpassados pelos valores das sociedades, as quais eles participam.
d) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

Essa pergunta também está no material:

FACUMINAS AVALIACAO PARA FAZER EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
7 pág.

Eja - Educação de Jovens e Adultos I FACUMINAS EADFACUMINAS EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa C) "Os estudos do letramento se restringem às pessoas que adquiriram a escrita (alfabetizados), pois as consequências da ausência da escrita em indivíduos ou comunidades perpassados pelos valores das sociedades, as quais eles participam." está incorreta. Os estudos do letramento não se restringem apenas às pessoas que adquiriram a escrita, mas também englobam a compreensão e prática social da leitura e escrita, independentemente do nível de alfabetização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando