Buscar

Dessa forma, percebe-se a construção histórica e filosófica acera da relação jurídica, desde a sua concepção até as modificações da atualidade: e q...

Dessa forma, percebe-se a construção histórica e filosófica acera da relação jurídica, desde a sua concepção até as modificações da atualidade: e que houveram críticas da parte de alguns juristas, mas que não impediram a sua implementação. “Qualquer que seja o entendimento seguido, o conceito de relação jurídica ocupa um lugar de relevo na teoria do direito, no direito civil e até na filosofia do direito” (AMARAL, 2017, p. 267).

Marque a opção correta:


A ) Foi Windscheid quem limitou o conceito de relação jurídica a vínculo entre pessoas, apadrinhando a ideia de que toda relação jurídica há de ter, necessariamente, um sujeito passivo. Durante algum tempo, a doutrina inclinou-se para essa concepção personalista, da qual não resultou a construção teórica dos direitos reais como integrantes de relações jurídicas entre um sujeito ativo e um sujeito passivo indeterminado. Verificou-se, mais tarde, a desnecessidade de tal construção. Nem é preciso imaginar a existência de sujeito passivo universal para defini-las, uma vez que, tecnicamente, torna-se possível conceber relação entre pessoa e coisa, e, até, relação jurídica entre coisas.


B ) Foi Windscheid quem não limitou o conceito de relação jurídica a vínculo entre pessoas, apadrinhando a ideia de que toda relação jurídica há de ter, necessariamente, um sujeito passivo. Durante algum tempo, a doutrina inclinou-se para essa concepção personalista, da qual resultou a construção teórica dos direitos reais como integrantes de relações jurídicas entre um sujeito ativo e um sujeito passivo indeterminado. Verificou-se, mais tarde, a desnecessidade de tal construção. Nem é preciso imaginar a existência de sujeito passivo universal para defini-las, uma vez que, tecnicamente, torna-se possível conceber relação entre pessoa e coisa, e, até, relação jurídica entre coisas.


C ) Foi Windscheid quem limitou o conceito de relação jurídica a vínculo entre pessoas, apadrinhando a ideia de que toda relação jurídica há de ter, necessariamente, um sujeito passivo. Durante algum tempo, a doutrina inclinou-se para essa concepção personalista, da qual resultou a construção teórica dos direitos reais como integrantes de relações jurídicas entre um sujeito ativo e um sujeito passivo indeterminado. Não verificou-se, mais tarde, a desnecessidade de tal construção. Nem é preciso imaginar a existência de sujeito passivo universal para defini-las, uma vez que, tecnicamente, torna-se possível conceber relação entre pessoa e coisa, e, até, relação jurídica entre coisas.


D ) Foi Windscheid quem limitou o conceito de relação jurídica a vínculo entre pessoas, apadrinhando a ideia de que toda relação jurídica há de ter, necessariamente, um sujeito passivo. Durante algum tempo, a doutrina inclinou-se para essa concepção personalista, da qual resultou a construção teórica dos direitos reais como integrantes de relações jurídicas entre um sujeito ativo e um sujeito passivo indeterminado. Verificou-se, mais tarde, a desnecessidade de tal construção. Nem é preciso imaginar a existência de sujeito passivo universal para defini-las, uma vez que, tecnicamente, torna-se possível conceber relação entre pessoa e coisa, e, até, relação jurídica entre coisas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções, a alternativa correta é: B) Foi Windscheid quem não limitou o conceito de relação jurídica a vínculo entre pessoas, apadrinhando a ideia de que toda relação jurídica há de ter, necessariamente, um sujeito passivo. Durante algum tempo, a doutrina inclinou-se para essa concepção personalista, da qual resultou a construção teórica dos direitos reais como integrantes de relações jurídicas entre um sujeito ativo e um sujeito passivo indeterminado. Verificou-se, mais tarde, a desnecessidade de tal construção. Nem é preciso imaginar a existência de sujeito passivo universal para defini-las, uma vez que, tecnicamente, torna-se possível conceber relação entre pessoa e coisa, e, até, relação jurídica entre coisas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image