Buscar

A Lei de Improbidade Administrativa – Lei n. 8.429/1992 – representou avanço no sistema de repressão aos atos que importam enriquecimento ilícito e...

A Lei de Improbidade Administrativa – Lei n. 8.429/1992 – representou avanço no sistema de repressão aos atos que importam enriquecimento ilícito e lesão ao erário praticados pelos agentes públicos. Considerando suas disposições e as alterações que sofreu pela Lei n. 14.230/2021, é correto afirmar que:
A) Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
B) O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos à obrigação de repará-lo integralmente desde que no limite da herança ou do patrimônio transferido e compreendendo eventuais multas aplicadas.
C) Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica.
D) Não se sujeita às sanções previstas na Lei n. 8.429/1992 o particular, pessoa física ou jurídica, que celebra com a administração pública convênio, contrato de repasse, contrato de gestão, termo de parceria, termo de cooperação ou ajuste administrativo equivalente.
E) Configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência ainda não pacificada que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário.
Letra a.

Essa pergunta também está no material:

Simulado TRT Goiás
50 pág.

Simulados Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. - Esta alternativa está correta, pois descreve corretamente os atos de improbidade administrativa. B) O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos à obrigação de repará-lo integralmente desde que no limite da herança ou do patrimônio transferido e compreendendo eventuais multas aplicadas. - Esta alternativa está incorreta, pois o sucessor ou herdeiro não é automaticamente responsável pelos atos de improbidade do antecessor. C) Os sócios, os cotistas, os diretores e os colaboradores de pessoa jurídica de direito privado respondem pelo ato de improbidade que venha a ser imputado à pessoa jurídica. - Esta alternativa está incorreta, pois a responsabilidade dos sócios e colaboradores de pessoa jurídica de direito privado é limitada e não automática. D) Não se sujeita às sanções previstas na Lei n. 8.429/1992 o particular, pessoa física ou jurídica, que celebra com a administração pública convênio, contrato de repasse, contrato de gestão, termo de parceria, termo de cooperação ou ajuste administrativo equivalente. - Esta alternativa está incorreta, pois particulares que celebram contratos com a administração pública estão sujeitos às sanções da Lei de Improbidade Administrativa. E) Configura improbidade a ação ou omissão decorrente de divergência interpretativa da lei, baseada em jurisprudência ainda não pacificada que não venha a ser posteriormente prevalecente nas decisões dos órgãos de controle ou dos tribunais do Poder Judiciário. - Esta alternativa está incorreta, pois a divergência interpretativa da lei não configura improbidade administrativa. Portanto, a alternativa correta é a letra A). Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina