Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os estudos realizados sobre o TEA, o que se pode supor sobre Pedro?

A. Pedro não pode apresentar o TEA, pois é capaz de reproduzir frases complexas e bem articuladas. Crianças com esse transtorno não desenvolvem a linguagem.
B. Pedro apresenta comportamento antissocial próprio de crianças da sua idade, devido ao egocentrismo do pensamento.
C. Pedro não demonstra ter o TEA, pois apresenta habilidade para falar com os colegas.
D. Pedro é uma criança egocêntrica, provavelmente por ter sido mimado demais pelos pais, por isso, não sabe conversar.
User badge image
EducEspecial

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é importante considerar as características desse transtorno. O TEA pode se manifestar de várias formas, e uma das características é a dificuldade na comunicação e na interação social, mas isso não significa que todas as crianças com TEA não consigam desenvolver a linguagem ou se comunicar de alguma forma. Vamos analisar as alternativas: A. Pedro não pode apresentar o TEA, pois é capaz de reproduzir frases complexas e bem articuladas. Crianças com esse transtorno não desenvolvem a linguagem. - Esta afirmação é incorreta, pois algumas crianças com TEA podem desenvolver a linguagem, embora possam ter dificuldades em usá-la de forma social. B. Pedro apresenta comportamento antissocial próprio de crianças da sua idade, devido ao egocentrismo do pensamento. - Essa afirmação não é específica para o TEA e pode se aplicar a muitas crianças. C. Pedro não demonstra ter o TEA, pois apresenta habilidade para falar com os colegas. - Embora a habilidade de falar com os colegas possa indicar que ele não tem TEA, isso não é uma certeza, pois algumas crianças com TEA podem ter habilidades de linguagem, mas ainda assim ter dificuldades em interações sociais. D. Pedro é uma criança egocêntrica, provavelmente por ter sido mimado demais pelos pais, por isso, não sabe conversar. - Essa afirmação é uma suposição que não se relaciona diretamente com o TEA e pode ser uma interpretação errônea do comportamento infantil. Diante da análise, a alternativa que mais se aproxima de uma suposição correta sobre Pedro, considerando que ele pode ter habilidades de comunicação, é a C. No entanto, é importante lembrar que a presença de habilidades de fala não exclui a possibilidade de TEA. Portanto, a resposta correta é: C. Pedro não demonstra ter o TEA, pois apresenta habilidade para falar com os colegas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas: A. Pedro não pode apresentar o TEA, pois é capaz de reproduzir frases complexas e bem articuladas. Crianças com esse transtorno não desenvolvem a linguagem. B. Pedro apresenta comportamento antissocial próprio de crianças da sua idade, devido ao egocentrismo do pensamento. C. Pedro não demonstra ter o TEA, pois apresenta habilidade para falar com os colegas. D. Pedro é uma criança egocêntrica, provavelmente por ter sido mimado demais pelos pais, por isso, não sabe conversar. Com base nos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a alternativa correta é a letra A. Crianças com TEA podem apresentar dificuldades na linguagem, incluindo a reprodução de frases complexas e bem articuladas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Definição de transtornos globais do desenvolvimento Desafio Em sala de aula, a professora observa um aluno de 5 anos com as seguintes características: padrão de comunicação verbal adequado, baixa interação social, hiperatividade numérica, processo de memorização visual além da turma, desinteresse na aprendizagem alfabética e comportamento estereotipado. Vários diagnósticos são possíveis. No entanto, baseado na literatura, assinale a alternativa que contemple a hipótese diagnóstica mais 'provável'.

A. Dislexia.
B. Espectro autista.
C. Atraso mental moderado.
D. Síndrome do pânico.
E. Psicose.

Pedro pode apresentar o TEA de nível 1, pois tem habilidade linguística, mas sua fala é pouco funcional e fixada em interesses restritos.

A. perda de equilíbrio emocional, dificuldades no relacionamento interpessoal e na coordenação motora.
B. perda de habilidade com uso das mãos, perda da habilidade para andar e perda da linguagem.
C. perda de controle emocional, atrofiamento muscular e perda da capacidade de comunicação oral.
D. prejuízo das funções respiratórias, dificuldades de relacionamento interpessoal e ausência de memória de longo prazo.
E. deficiência intelectual, regressão da capacidade de ser empático e falta de equilíbrio emocional.

Sobre o TEA, marque a alternativa CORRETA:

A. É uma síndrome que afeta apenas as meninas e, em geral, se torna evidente após um período de desenvolvimento normal de aproximadamente seis meses. A capacidade de interação social se deteriora, o cérebro para de se desenvolver em seu ritmo normal de crescimento, e as habilidades cognitivas, motoras e de fala ficam comprometidas. Uma característica típica são os gestos persistentes de torcer ou bater uma mão na outra. A menina costuma ter dificuldades profundas de aprendizagem.
B. O transtorno desintegrativo da infância se torna evidente logo nos primeiros meses. As habilidades da criança se deterioram e há comprometimento cognitivo, motor e social. A condição afeta os meninos com mais frequência do que as meninas.
C. O transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação também é chamado de autismo atípico e, às vezes, é visto como uma forma mais branda de autismo. Por exemplo, uma criança com transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação pode apresentar transtornos na comunicação ou insistência na repetição/comportamentos restritos, mas não necessariamente ambos.
D. O transtorno semântico-pragmático é um transtorno do desenvolvimento envolvendo o significado e a função da linguagem. A criança, na maioria dos casos, não desenvolve os mecanismos da fala.
E. O TEA pode ser classificado com os graus 1 e 2, conforme a intensidade dos sintomas. Existe, ainda, o TEA grau 3, que apresenta sintomas mais graves e maior comprometimento motor

Mais conteúdos dessa disciplina