Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o TEA, assinale a alternativa CORRETA:

A. Cerca de 10 a 20% dos indivíduos autistas têm a capacidade intelectual comprometida (apresentam algum grau de deficiência mental).
B. O TEA é classificado como de grau médio ou grave.
C. O diagnóstico realizado cedo torna possível iniciar o tratamento precoce e, como consequência, a criança poderá ter melhor desenvolvimento.
D. O TEA tem origem na predisposição genética e está ligado a uma trissomia do cromossomo 21
E. Os fatores de predisposição ao TEA estão ligados à ingestão de álcool e ao consumo de drogas durante a gestação.
User badge image
EducEspecial

ano passado

User badge image
EducEspecial

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA): A. Cerca de 10 a 20% dos indivíduos autistas têm a capacidade intelectual comprometida (apresentam algum grau de deficiência mental). - Esta afirmação é incorreta, pois a maioria dos indivíduos com TEA não apresenta deficiência intelectual, embora haja uma variação significativa nas capacidades intelectuais. B. O TEA é classificado como de grau médio ou grave. - Essa afirmação não é precisa, pois o TEA é classificado em níveis (leve, moderado e grave), mas não apenas como médio ou grave. C. O diagnóstico realizado cedo torna possível iniciar o tratamento precoce e, como consequência, a criança poderá ter melhor desenvolvimento. - Esta afirmação é correta. O diagnóstico precoce é fundamental para intervenções que podem melhorar o desenvolvimento da criança. D. O TEA tem origem na predisposição genética e está ligado a uma trissomia do cromossomo 21. - Embora a predisposição genética seja um fator, o TEA não está especificamente ligado à trissomia do cromossomo 21, que é associada à Síndrome de Down. E. Os fatores de predisposição ao TEA estão ligados à ingestão de álcool e ao consumo de drogas durante a gestação. - Embora o consumo de álcool e drogas possa ter efeitos negativos na gestação, a relação direta com o TEA não é tão clara e não é considerada uma causa primária. Portanto, a alternativa correta é: C. O diagnóstico realizado cedo torna possível iniciar o tratamento precoce e, como consequência, a criança poderá ter melhor desenvolvimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A. Correta. Cerca de 10 a 20% dos indivíduos autistas têm a capacidade intelectual comprometida (apresentam algum grau de deficiência mental). B. Incorreta. O TEA não é classificado como de grau médio ou grave, pois a gravidade varia de pessoa para pessoa. C. Correta. O diagnóstico precoce do TEA possibilita o início do tratamento precoce, favorecendo um melhor desenvolvimento da criança. D. Incorreta. O TEA não tem origem na predisposição genética ligada a uma trissomia do cromossomo 21. E. Incorreta. Os fatores de predisposição ao TEA não estão ligados à ingestão de álcool e ao consumo de drogas durante a gestação. Portanto, as alternativas corretas são A e C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Definição de transtornos globais do desenvolvimento Desafio Em sala de aula, a professora observa um aluno de 5 anos com as seguintes características: padrão de comunicação verbal adequado, baixa interação social, hiperatividade numérica, processo de memorização visual além da turma, desinteresse na aprendizagem alfabética e comportamento estereotipado. Vários diagnósticos são possíveis. No entanto, baseado na literatura, assinale a alternativa que contemple a hipótese diagnóstica mais 'provável'.

A. Dislexia.
B. Espectro autista.
C. Atraso mental moderado.
D. Síndrome do pânico.
E. Psicose.

Pedro pode apresentar o TEA de nível 1, pois tem habilidade linguística, mas sua fala é pouco funcional e fixada em interesses restritos.

A. perda de equilíbrio emocional, dificuldades no relacionamento interpessoal e na coordenação motora.
B. perda de habilidade com uso das mãos, perda da habilidade para andar e perda da linguagem.
C. perda de controle emocional, atrofiamento muscular e perda da capacidade de comunicação oral.
D. prejuízo das funções respiratórias, dificuldades de relacionamento interpessoal e ausência de memória de longo prazo.
E. deficiência intelectual, regressão da capacidade de ser empático e falta de equilíbrio emocional.

Sobre o TEA, marque a alternativa CORRETA:

A. É uma síndrome que afeta apenas as meninas e, em geral, se torna evidente após um período de desenvolvimento normal de aproximadamente seis meses. A capacidade de interação social se deteriora, o cérebro para de se desenvolver em seu ritmo normal de crescimento, e as habilidades cognitivas, motoras e de fala ficam comprometidas. Uma característica típica são os gestos persistentes de torcer ou bater uma mão na outra. A menina costuma ter dificuldades profundas de aprendizagem.
B. O transtorno desintegrativo da infância se torna evidente logo nos primeiros meses. As habilidades da criança se deterioram e há comprometimento cognitivo, motor e social. A condição afeta os meninos com mais frequência do que as meninas.
C. O transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação também é chamado de autismo atípico e, às vezes, é visto como uma forma mais branda de autismo. Por exemplo, uma criança com transtorno global de desenvolvimento sem outra especificação pode apresentar transtornos na comunicação ou insistência na repetição/comportamentos restritos, mas não necessariamente ambos.
D. O transtorno semântico-pragmático é um transtorno do desenvolvimento envolvendo o significado e a função da linguagem. A criança, na maioria dos casos, não desenvolve os mecanismos da fala.
E. O TEA pode ser classificado com os graus 1 e 2, conforme a intensidade dos sintomas. Existe, ainda, o TEA grau 3, que apresenta sintomas mais graves e maior comprometimento motor

Mais conteúdos dessa disciplina