Logo Passei Direto
Buscar

Direito Empresarial

UNIHORIZONTES
João, há um ano, compra e vende carros na cidade onde mora. Aproveitando-se dos seus conhecimentos na área, ele compra carros a preços baixos e os revende poucos dias depois de anunciá-los em um jornal de grande circulação, indicando seu nome próprio, telefone e endereço. Para esta finalidade, conta com o auxílio de dois amigos ( Pedro e Moisés), que diariamente verificam a existência de veículos a preços baixos e alertam João. Após “incrementar” os veículos com uma boa lavagem e com alguns reparos para torná-los mais atrativos, João vende cada veículo por um valor um pouco maior do que pagou, recebendo a clientela em sua residência, onde estão seus veículos.

Há alguns meses, João decidiu que não trabalharia mais aos fins-de-semana, deixando que Pedro e Moisés se revezassem na tarefa de receber e fechar negócios aos sábados e domingos.

Com essa prática, João vem sustentando sua família e pagando, inclusive, sua faculdade. Apesar de contar com uma pequena contribuição de seus amigos sua atividade, que desenvolve em seu nome, ele tem conseguido colocar seus veículos no mercado com facilidade e organização. Diante deste contexto, responda:

João pode ser considerado um empresário? Entre João e seus clientes, é possível aplicar o Direito do Consumidor?
User badge image
Alessandro Martins

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Sim, João pode ser considerado um empresário. Para ser classificado como tal, ele deve exercer uma atividade econômica de forma habitual, com fins lucrativos, e isso se aplica ao seu caso, já que ele compra e vende carros regularmente. Quanto à aplicação do Direito do Consumidor, sim, é possível. João, ao vender veículos para os consumidores, estabelece uma relação de consumo, onde ele é o fornecedor e os compradores são os consumidores. Portanto, as normas do Direito do Consumidor se aplicam, garantindo direitos como informação adequada, proteção contra práticas abusivas e direito à reparação em caso de problemas com os produtos vendidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina