Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
No início do século XX, foi comum a ida de inspetores de ensino paulistas a demais estados da federação. Seu objetivo era o de divulgar e implantar os Grupos Escolares, uma nova organização didática e forma do ensino primário enfaticamente divulgada nos inícios da República brasileira. Nesses casos, mais que o exercício tácito da inspeção, esses inspetores foram incumbidos de divulgar, advogar e implantar um modelo de escola que se dizia mais ajustado aos preceitos republicanos. Esse episódio histórico assinala que a função de inspetoria escolar

A) é meramente técnica, não estabelecendo quaisquer relações com o contexto histórico, político e social.
B) se relaciona efetivamente com os quadros políticos e burocráticos vigentes, tendo suas funções alteradas ou expandidas de acordo com o momento histórico.
C) apesar de ter relação com o contexto político, mostrou poucas alterações ao longo da história.
D) não tem um caráter técnico, dependendo unicamente do contexto político e da ação dos governantes.
E) nenhuma das alternativas anteriores.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas com base no contexto apresentado sobre a função dos inspetores de ensino no início do século XX e sua relação com o modelo de escola e os preceitos republicanos. A) "é meramente técnica, não estabelecendo quaisquer relações com o contexto histórico, político e social." - Esta alternativa não é correta, pois o texto menciona que os inspetores tinham um papel de divulgação e implantação de um modelo educacional que estava ligado ao contexto político da época. B) "se relaciona efetivamente com os quadros políticos e burocráticos vigentes, tendo suas funções alteradas ou expandidas de acordo com o momento histórico." - Esta alternativa parece correta, pois o texto indica que a função dos inspetores estava ligada ao contexto histórico e político, e que suas funções eram mais do que meramente técnicas. C) "apesar de ter relação com o contexto político, mostrou poucas alterações ao longo da história." - Esta alternativa não se alinha com a ideia de que as funções dos inspetores mudaram conforme o contexto histórico. D) "não tem um caráter técnico, dependendo unicamente do contexto político e da ação dos governantes." - Embora o contexto político seja importante, a função dos inspetores também envolve aspectos técnicos, então essa alternativa não é a melhor. E) "nenhuma das alternativas anteriores." - Como a alternativa B parece correta, esta opção não se aplica. Portanto, a alternativa correta é: B) se relaciona efetivamente com os quadros políticos e burocráticos vigentes, tendo suas funções alteradas ou expandidas de acordo com o momento histórico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho do relatório de inspetor escolar da província de Minas Gerais em 1907 e marque a alternativa com a interpretação correta a seu respeito: “Os grupos escolares como as escolas primárias isoladas, destinam-se, penso eu, a ministrar instrução a crianças pobres. Quem traça estas linhas exerce o cargo de inspetor escolar por parte da Câmara e nas inspeções, bem como por ocasião dos exames, tenho visto muitas crianças descalças, embora asseadas, numa promiscuidade de cores e classes, que muito honra o nosso espírito democrático. Parece, entretanto, que a nova organização escolar pretende banir esse nobre sentimento inato ao coração brasileiro, e que os grupos escolares foram criados só para filhos de pessoas ricas e remediadas. Ali nenhuma criança poderá ir descalça e exige-se até fardamento” CORREIO DE MINAS, 05/02/1907 apud GREIVE, 2016, p. 271

A) por se tratar de um documento meramente burocrático, os relatórios de inspetores escolares não podem ser tomados como fonte para o estudo da história da escola.
B) o documento defende que a escola se democratizou progressivamente e de maneira inexorável ao longo da história da educação brasileira.
C) o documento ressalta o caráter unicamente elitista da escola desde os primórdios de sua institucionalização.
D) o documento assinala para a permanente e pacífica convivência entre alunos de diferentes pertencimentos étnicos e sociais ao longo de toda a história da educação brasileira.
E) o documento fala sobre a convivência entre alunos de distintos pertencimentos étnicos ao longo do Império. Com a Proclamação da República, uma nova organização da instrução primária, os grupos escolares, teriam o efeito de elitizar a escolarização.

Mais conteúdos dessa disciplina