Ed
há 2 anos
Vamos analisar cada afirmativa: I - Trata-se de um processo de aprendizagem em que o aluno é incluído e não excluído. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o planejamento didático deve incluir os alunos no processo de aprendizagem. II - Não há necessidade de definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem dos seus alunos porque eles que terão liberdade total para escolher trabalhar assuntos apenas do seu dia a dia. Falsa, essa afirmativa está incorreta, pois o planejamento didático requer a definição de procedimentos e organização das atividades, mesmo que os alunos tenham liberdade para escolher temas. III - Um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente humana, de interiorização de conceitos pelos alunos. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o planejamento didático envolve análise e reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: "Apenas as afirmativas I e III".
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material
Nesta tendência pedagógica, as ações de ensino estão centradas na exposição dos conhecimentos pelo professor. O professor assume funções como vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria. É visto como a autoridade máxima, um organizador dos conteúdos e estratégias de ensino e, portanto, o único responsável e condutor do processo educativo. PEREIRA, A. L. DE F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 5, p. 1527¿1534, out. 2003.
Esta definição corresponde a qual tendência pedagógica?
Crítico-Social dos conteúdos.
Tradicional.
Renovadora.
Tecnicista.
Libertadora.
Vygotsky defende a teoria Sócio-Interacionista de desenvolvimento e aprendizagem, a partir de uma perspectiva histórico-cultural de educação. Considerando esta abordagem assinale a alternativa que apresenta um aspecto de grande impacto para o Sócio-Interacionismo.
Família.
Interação exclusivamente familiar para aprendizagem.
Interação social humana sobre a aprendizagem e o desenvolvimento.
Escola.
Interação doméstica.