Logo Passei Direto
Buscar
Acerca das fontes do direito do trabalho, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. I. ( ) As fontes podem ser classificadas como formal e informal. II. ( ) Quando os trabalhadores executam greves como forma de reivindicações trabalhistas, ocorre o exemplo de uma fonte formal. III.( ) A formalidade do direito do trabalho (fonte formal) é quando ocorre uma transparência jurídica, relatada por algum instrumento jurídico – norma, lei, ordenamento, jurisprudência etc. IV. ( ) Quando os trabalhadores buscam melhores condições de trabalho e melhorias nas relações de emprego, estando a matéria desconhecida e não relatada em nenhum meio legal, caracteriza nesse instante a fonte material. V. ( ) As normas são classificadas com autônomas quando elaboradas pela figura estatal (União, Estado) e classificado como heterônoma quando se trata das relações acordadas entre empregados e empregadores (acordo ou convenção coletiva). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A F – F – V – V – F
B V – V – F – F - V
C F – V – F – V – F
D V – F – V – F – V
E F – V – F – F – F
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre as fontes do direito do trabalho: I. ( ) As fontes podem ser classificadas como formal e informal. É verdadeira (V). As fontes do direito do trabalho são, de fato, classificadas em formais (como leis, normas, jurisprudência) e informais (como costumes e práticas). II. ( ) Quando os trabalhadores executam greves como forma de reivindicações trabalhistas, ocorre o exemplo de uma fonte formal. É falsa (F). A greve é uma forma de manifestação e reivindicação, mas não é considerada uma fonte formal do direito do trabalho. III. ( ) A formalidade do direito do trabalho (fonte formal) é quando ocorre uma transparência jurídica, relatada por algum instrumento jurídico – norma, lei, ordenamento, jurisprudência etc. É verdadeira (V). A definição está correta, pois as fontes formais são aquelas que têm respaldo em instrumentos jurídicos. IV. ( ) Quando os trabalhadores buscam melhores condições de trabalho e melhorias nas relações de emprego, estando a matéria desconhecida e não relatada em nenhum meio legal, caracteriza nesse instante a fonte material. É falsa (F). A busca por melhores condições de trabalho, mesmo que não esteja formalmente documentada, não caracteriza uma fonte material, mas sim uma reivindicação. V. ( ) As normas são classificadas com autônomas quando elaboradas pela figura estatal (União, Estado) e classificadas como heterônomas quando se trata das relações acordadas entre empregados e empregadores (acordo ou convenção coletiva). É verdadeira (V). A classificação está correta, pois normas autônomas são criadas pelo Estado, enquanto as heterônomas são acordadas entre as partes. Agora, juntando as classificações, temos: V – F – V – F – V. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D) V – F – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca dos princípios do direito do trabalho, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características: 1. Princípio da proteção 2. Princípio da norma mais favorável 3. Princípio da condição mais benéfica 4. Princípio do in dubio pró-operário – in dubio pro misero ( ) Para escolher a norma, precisa-se analisar duas teorias: a teoria da acumulação e a teoria do conglobamento. ( ) Assegura ao empregado as vantagens conquistadas durante o contrato de trabalho, conforme previsto no art. 468 da CLT. ( ) Havendo várias interpretações da norma, deve-se resguardar o direito da parte economicamente fraca, que é o vulnerável, o hipossuficiente, o empregado. ( ) De acordo com este princípio, sempre que houver várias interpretações de uma norma de direito material, deve-se interpretá-la de forma que favoreça o empregado. ( ) Há uma desigualdade socioeconômica, onde o aquele é a parte economicamente fraca (hipossuficiente) e, por isso, é necessária de estabelecer um equilíbrio jurídico entre eles. ( ) As conquistas não poderão ser alteradas para pior, ou seja, toda condição que for mais benéfica ao empregado, via de regra, vai aderir ao contrato de trabalho e não pode ser retirada posteriormente. Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

A 2 – 3 – 4 – 1 – 2 – 3
B 3 – 4 – 1 – 1 – 2 – 4
C 4 – 1 – 2 – 2 – 3 – 1
D 1 – 2 – 3 – 3 – 4 – 2
E 2 – 3 – 4 – 4 – 1 – 3

Quais as hipóteses que pode ser celebrado o contrato de trabalho por tempo determinado?

A No contrato de experiência e atividades esporádicas da empresa.
B Quando os serviços cuja natureza ou transitoriedade justifiquem a predeterminação do prazo; nas atividades empresariais de caráter transitório, e nos contratos de experiência.
C Contratos de aprendizagem e estágio
D Atividades empresariais de caráter transitório, trabalho eventual e diarista.
E Trabalho do menor até que atinja maioridade trabalhista, demandas esporádicas da empresa – aumento de produção e contrato intermitente.

Mais conteúdos dessa disciplina