A nota promissória é título de crédito formal, abstrato e autônomo com promessa direta de pagamento do emitente ao beneficiário. Diferentemente da letra de câmbio, não ocorre ordem de pagamento a intermediário, que assume o compromisso de pagar ao beneficiário. Na nota promissória a promessa é direta e assumida pelo devedor (emitente) perante o credor (beneficiário ou tomador).”
Com base nos seus conhecimentos e no trecho acima, extraído da obra de Almeida (2014, p. 02), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A nota promissória poderá ser utilizada nas relações mercantis pois constitui uma relação direta entre a empresa e o credor.
PORQUE
II. A nota promissória não necessitará do aceite, diferentemente das duplicatas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Ed
há 12 meses
Vamos analisar as asserções: I. A nota promissória poderá ser utilizada nas relações mercantis pois constitui uma relação direta entre a empresa e o credor. Verdadeira, a nota promissória é um título de crédito que pode ser utilizado nas relações mercantis, estabelecendo uma relação direta entre o emitente e o beneficiário. II. A nota promissória não necessitará do aceite, diferentemente das duplicatas. Verdadeira, a nota promissória não requer o aceite do credor para ser válida, ao contrário das duplicatas, que precisam do aceite do devedor. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II justifica a I, pois a ausência de necessidade de aceite na nota promissória é um dos fatores que a torna útil nas relações mercantis. Portanto, a alternativa correta é: e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.