Logo Passei Direto
Buscar
Prolatada a sentença em uma reclamação trabalhista, o autor opõe embargos de declaração no 3° dia contado da publicação e afirma que existe erro material no julgado, pois o número do processo encontra-se equivocado, assim como o nome das partes. Diante da situação retratada e dos termos da CLT, assinale a afirmativa correta. O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro. dependentemente do recurso e seu efeito perante o julgado, não é direito da parte contrária se manifestar sobre os embargos em 5 dias. Independentemente do recurso e seu efeito perante o julgado, é direito da parte contrária se manifestar sobre os embargos em 10 dias. A Lei é omissa a respeito, daí porque o juiz usará da equidade para ver se é o caso de conferir vista à parte adversa. Havendo, no caso em exame, possibilidade de efeito modificativo do julgado, a parte contrária poderá se manifestar em 8 dias.
User badge image
Suzy Khetlin

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

No caso apresentado, a afirmativa correta é: "O juiz não precisará dar vista dos embargos à parte contrária, diante da natureza do erro." Isso se deve ao fato de que os embargos de declaração, quando opostos para corrigir erro material, não geram a necessidade de manifestação da parte contrária, pois não alteram o conteúdo da decisão de forma substancial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O dissídio coletivo que visa buscar a interpretação de cláusulas de sentenças normativas ou de acordos coletivos ou de convenções coletivas é classificado pela doutrina e pela jurisprudência como:
dissídio coletivo de greve.
dissídio coletivo jurídico.
dissídio coletivo de extensão.
dissídio coletivo revisional.
dissídio coletivo econômico.

Em um determinado dissídio coletivo suscitado em âmbito de jurisdição de um Tribunal Regional do Trabalho, a sentença normativa, cotejando expressamente todas as teses apresentadas pelas partes, deu provimento a todos os pedidos formulados pelo sindicato de determinada categoria profissional. O sindicato da categoria econômica deseja recorrer desse acórdão exarado pelo TRT. É correto afirmar que o recurso cabível é (são) o(s):
Recurso de revista.
Agravo interno.
Recurso ordinário.
Embargos de declaração.
Embargos à SDC.

Finalizando a fase de execução, mais precisamente após os embargos a execução e a impugnação, se mesmo assim qualquer das partes estiver inconformada, o que poderá fazer:
interpor agravo de instrumento;
interpor agravo de petição;
impetrar mandado de segurança;
interpor recurso de revista;
interpor recurso ordinário;

(VUNESP 2018) Em conformidade com o texto expresso na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é correto afirmar que
não havendo acordo, é facultado ao juiz converter o processo em juízo arbitral.
os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas.
a compensação, ou retenção, poderá ser arguida em qualquer momento processual.
o direito processual comum não será fonte subsidiária do direito processual do trabalho.
é ilícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, antes de encerrado o juízo conciliatório.

Recebido o mandado de citação, o executado tem o prazo de:
48 (quarenta e oito) horas para apresentar embargos à execução.
72 (setenta e duas) horas para garantir a execução ou 5 (cinco) dias para pagar o débito.
5 (cinco) dias para garantir a execução.
48 (quarenta e oito) horas para pagar o débito ou garantir a execução.
5 (cinco) dias para apresentar embargos à execução.

Sobre o sistema recursal trabalhista previsto expressamente na CLT, assinale a alternativa correta.
O agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspenderá a execução da sentença.
Os embargos de declaração suspendem o prazo para interposição de outros recursos, salvo quando intempestivos.
É recorrível a decisão monocrática do relator que, em agravo de instrumento em recurso de revista, considerar ausente a transcendência da matéria.
O recurso de revista, dotado de efeito apenas suspensivo, será interposto perante o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, que, por decisão fundamentada, poderá recebê-lo ou denegá-lo.
No procedimento sumaríssimo, o recurso ordinário será imediatamente distribuído, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liberá-lo no prazo máximo de oito dias.

Em uma greve ocorrida há dois dias dentro de uma indústria metalúrgica, o dirigente sindical, que é empregado da referida empresa, agrediu fisicamente o diretor com tapas e socos, sendo a agressão gravada pelo sistema de segurança existente no local. O dono da empresa, diante dessa prática, pretende dispensar o empregado por justa causa. Em razão disso, ele procura você, como advogado(a), no dia seguinte aos fatos narrados, para obter sua orientação. De acordo com o disposto na CLT, assinale a opção que apresenta sua recomendação jurídica e a respectiva justificativa.
Apresentar notícia-crime e solicitar da autoridade policial autorização para dispensar o empregado por justa causa.
Fazer uma Reclamação Trabalhista porque a justa causa teria de ser aplicada na semana seguinte dos fatos, ocorrendo então perdão tácito.
Suspender o empregado e, em até 30 dias, ajuizar inquérito para apuração de falta grave.
Dispensar imediatamente o empregado por justa causa e ajuizar ação de consignação em pagamento dos créditos porventura devidos.
Não fazer nada, porque a justa causa teria de ser aplicada no dia dos fatos, ocorrendo então perdão tácito.

No dissídio coletivo econômico ajuizado perante a Seção de Dissídios Coletivos do TST, a sentença normativa acolheu seu mérito por unanimidade em favor do sindicato suscitante. Não havia quaisquer vícios de natureza material ou processual, ou mesmo omissões na decisão, pois o mérito do dissídio coletivo foi integralmente apreciado. De acordo com a CLT e o ordenamento jurídico juslaboral, pode-se afirmar que:
caberão embargos à seção de dissídios individuais, desde que se demonstre que a decisão da Seção de Dissídio Coletivo diverge daquelas tomadas pelos órgãos fracionários que apreciam dissídios coletivos no âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho.
caberão embargos de declaração a serem apreciados pela Seção de Dissídios Coletivos.
deve-se interpor recurso extraordinário que deverá ser julgado pelo Pleno do TST.
o recurso apropriado são os embargos infringentes que devem ser julgados pela própria Seção de Dissídios Coletivos.
não cabe nenhum recurso dessa decisão.

Mais conteúdos dessa disciplina