Logo Passei Direto
Buscar
O hormônio chamado cortisol é muito importante para a fisiologia do exercício, pois é secretado em
resposta a qualquer estímulo que perturbe a homeostase. Entendendo que o exercício físico é um
"perturbador" da homeostase, tem-se a secreção desse hormônio em grandes quantidades. Sobre a
relação do cortisol com o exercício físico, assinale a alternativa correta.
A )
O cortisol é sempre secretado durante o exercício e, com isso, a resposta energética é muito maior. Esses hormônios agem
diretamente com o sistema cardiovascular, promovendo maior resistência nos exercícios de caráter aeróbico.
B )
O hormônio do cortisol consegue servir de "motor" para o exercício, promovendo uma adequação nas proteínas contráteis do
músculo e criando, assim, mais força de contração.
C )
O cortisol é de suma importância para o exercício, pois, por meio da sua secreção, ocorre uma maior disponibilidade de ATP nas
células do tecido muscular.
D )
O cortisol se associa negativamente com o exercício, ou seja, quanto mais cortisol for secretado, menor força e resistência
muscular o atleta tende a ter.
E )
O hormônio do cortisol possui a capacidade de degradar as proteínas nos tecidos periféricos e estimular a lipólise no tecido
adiposo. Ele também promove um aumento de ácidos graxos e aminoácidos na circulação durante o exercício físico.
User badge image
Cris Cavalcante

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao papel do cortisol durante o exercício físico: A) O cortisol é sempre secretado durante o exercício e, com isso, a resposta energética é muito maior. Esses hormônios agem diretamente com o sistema cardiovascular, promovendo maior resistência nos exercícios de caráter aeróbico. - Essa afirmação não é totalmente correta, pois o cortisol não é o principal hormônio responsável pela resposta energética durante o exercício aeróbico. B) O hormônio do cortisol consegue servir de "motor" para o exercício, promovendo uma adequação nas proteínas contráteis do músculo e criando, assim, mais força de contração. - Essa afirmação é imprecisa, pois o cortisol não atua diretamente como um "motor" para o exercício. C) O cortisol é de suma importância para o exercício, pois, por meio da sua secreção, ocorre uma maior disponibilidade de ATP nas células do tecido muscular. - Essa afirmação não é correta, já que o cortisol não aumenta diretamente a disponibilidade de ATP. D) O cortisol se associa negativamente com o exercício, ou seja, quanto mais cortisol for secretado, menor força e resistência muscular o atleta tende a ter. - Essa afirmação é verdadeira, pois altos níveis de cortisol podem estar associados a efeitos catabólicos, que podem prejudicar a força e resistência muscular. E) O hormônio do cortisol possui a capacidade de degradar as proteínas nos tecidos periféricos e estimular a lipólise no tecido adiposo. Ele também promove um aumento de ácidos graxos e aminoácidos na circulação durante o exercício físico. - Essa afirmação é correta, pois o cortisol realmente tem um papel catabólico, promovendo a degradação de proteínas e a liberação de ácidos graxos e aminoácidos. Após analisar as alternativas, a resposta correta é a E, pois descreve com precisão as funções do cortisol durante o exercício físico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A frequência cardíaca é uma medida de suma importância para o exercício físico, visto que quando o corpo humano está em movimento, algumas adaptações cardiovasculares contribuem para melhorar a qualidade do exercício. Uma dessas contribuições está relacionada com o nível de condicionamento físico.
Sobre a frequência cardíaca de repouso, assinale a alternativa correta.
a ) Atletas e indivíduos sedentários apresentam o mesmo valor de frequência cardíaca; porém, os atletas se diferem na capacidade de suportar uma frequência cardíaca alta por muito mais tempo.
b ) Atletas possuem valores médios de frequência cardíaca mais baixos do que indivíduos sedentários.
c ) Indivíduos sedentários apresentam valores médios de frequência cardíaca menores do que atletas, pois os atletas são condicionados a aumentarem constantemente a frequência cardíaca.
d ) Qualquer indivíduo possui uma frequência cardíaca proporcional à sua composição corporal, não havendo diferença no que se refere ao nível de condicionamento.
e ) Atletas possuem frequência cardíaca sempre mais alta, uma vez que geram adaptações mais exacerbadas do que indivíduos sedentários.

As catecolaminas são de extrema importância para o rendimento do exercício, principalmente porque esse hormônio se associa a uma substância de suma relevância para o exercício.
Qual é essa substância? Assinale a alternativa correta.
a ) Água.
b ) Oxigênio.
c ) Proteína.
d ) Hidrogênio.
e ) Glicose.

O axônio de um neurônio é a porção condutora dessa célula nervosa, capaz de emitir estímulos para outras células, como as fibras musculares. Dessa forma, produz os movimentos corporais e, consequentemente, os gestos esportivos.
Sobre os axônios de um neurônio motor (neurônio responsável por estimular fibras musculares), assinale a alternativa correta.
a. O axônio é uma estrutura celular responsável por conduzir a informação de um neurônio para outra célula; porém, no caso da fibra muscular, esse evento é diferente. O axônio se rompe, fazendo com que a fibra muscular se localize dentro do axônio, formando, assim, a comunicação entre sistema nervoso e sistema muscular.
b. O axônio de um neurônio é responsável por estimular a fibra muscular, gerando o movimento. Essa estimulação ocorre por morte celular, na qual o axônio faz a comunicação e, em seguida, causa a morte da célula, mas com um caráter positivo, estimulando a criação de novas células.
c. Os axônios podem ter comprimento variado, de acordo com sua localização e função. Além disso, eles se ramificam em botões terminais recheados por vesículas sinápticas que armazenam os mediadores químicos (neurotransmissores).
d. O axônio de um neurônio é uma ramificação contínua, proveniente do corpo celular, que não faz sinapse com a fibra muscular, pois precisa de um intermediador para esse processo. Esse intermediador recebe o estímulo do neurônio e passa para a fibra muscular.
e. O axônio é uma estrutura celular que tem a capacidade de responder, emitindo ou recebendo, aos estímulos vindos da fibra muscular. A forma de trabalho do axônio permite essa combinação como “via dupla.”

O processo de contração muscular exige uma boa comunicação entre um neurônio motor e uma fibra muscular. Essa estrutura pode ser chamada de placa motora ou encontro do neurônio com a célula muscular.
Para que haja a contração, o neurônio motor precisa enviar um neurotransmissor na direção da fibra muscular, a fim de gerar a resposta do músculo. Qual é o neurotransmissor envolvido na contração muscular? Assinale a alternativa correta.
a ) Dopamina.
b ) Adrenalina.
c ) Acetilcolina.
d ) Noradrenalina.
e ) Serotonina.

O VO2 máximo é uma variável de extrema importância para a mensuração da capacidade física e do rendimento esportivo de uma forma geral. Essa variável leva em consideração alguns parâmetros essenciais e, por meio deles, determina uma unidade do consumo máximo de oxigênio.
Qual unidade é utilizada para expressar o VO2máximo? Assinale a alternativa correta.
a ) min/ml/g
b ) ml/kg/min
c ) mg/min/km
d ) seg/ml/kg
e ) IMC/min/ml

Mais conteúdos dessa disciplina