Logo Passei Direto
Buscar
O senso comum e a ciência caracterizam-se por posturas diferentes diante das possibilidades de compreensão das coisas. Identifique, dentre as alternativas, aquela postura própria do fazer científico.
É generalizadora, pois reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura.
É subjetiva, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro.
Não se surpreende com a regularidade, constância ou repetição, mas, ao contrário, a admiração se dirige para o que é imaginado como único.
É generalizadora, pois tende a reunir numa só opinião ou numa só ideia coisas e fatos julgados semelhantes.
É heterogênea, isto é, refere-se a fatos que julgam diferentes, porque os percebem como diversos entre si.
User badge image
Matematicamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a postura própria do fazer científico, precisamos considerar as características que definem a ciência em contraste com o senso comum. A ciência busca generalizações e padrões, baseando-se em evidências e observações sistemáticas, enquanto o senso comum é mais subjetivo e varia de acordo com opiniões pessoais. Analisando as alternativas: 1. É generalizadora, pois reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura. - Esta opção reflete bem a abordagem científica, que busca padrões e generalizações. 2. É subjetiva, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro. - Esta opção descreve o senso comum, não a ciência. 3. Não se surpreende com a regularidade, constância ou repetição, mas, ao contrário, a admiração se dirige para o que é imaginado como único. - Esta opção também se refere mais ao senso comum. 4. É generalizadora, pois tende a reunir numa só opinião ou numa só ideia coisas e fatos julgados semelhantes. - Embora mencione generalização, não é tão precisa quanto a primeira opção. 5. É heterogênea, isto é, refere-se a fatos que julgam diferentes, porque os percebem como diversos entre si. - Esta opção não se aplica ao fazer científico, que busca uniformidade em padrões. Portanto, a alternativa que melhor representa a postura própria do fazer científico é: a) É generalizadora, pois reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em "O que faz do brasil, Brasil?", o antropólogo Roberto Damatta estabelece uma distinção radical entre um "brasil" - com b minúsculo - que sob influência dos teóricos do século XIX era visto como um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social, e um Brasil - com b maiúsculo - que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida. A partir dessa interpretação podemos afirmar que
a especificidade da cultura brasileira não está na separação entre as diversas esperas da vida, mas sim em sua subordinação à ideologia individualista.
a sociedade brasileira se pensa pelas noções de divisão e conflito. Assim, para compreender a cultura de nossa sociedade, é preciso compreender que a estrutura competitiva entre as classes é indispensável em sua organização.
o que torna o Brasil compreensível é uma lógica comum que perpassa a sociedade, a lógica relacional, que se manifesta como negociação e subordinação às normas legais.
o brasileiro desenvolve um tipo de preconceito muito mais contextualizado e sofisticado que o norte-americano, pois enquanto lá o mesmo se manifesta de forma velada e indireta com base na origem, aqui ele se caracteriza por tratar a cor como expediente para a discriminação.
o brasileiro exige, a um só tempo, que se lhe dispense o tratamento de indivíduo e o de pessoa. O de indivíduo, dentro da melhor tradição democrática, que confere a todos os homens direitos que são fundamentais, e o de pessoa, na melhor tradição aristocrática, que confere aos homens direitos desiguais conforme seu nascimento ou relações sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina