Buscar

Alguém sabe me explicar como a vitamina Biotina atua no metabolismo celular? (Bioquimicamente)

💡 3 Respostas

User badge image

Tiago de Souza

Esta vitamina é encontrada nos alimentos sob duas formas: como biotina livre e, em maior quantidade, como biocitina (uma forma de coenzima ligada à lisina). No intestino, a biocitina precisa ser hidrolisada pela biotidinase, que é uma enzima secretada pelo suco pancreático e pela mucosa intestinal. Essa enzima hidrolisa somente cerca de metade da biocitina de origem vegetal, sendo que a biocitina de origem animal é mais biodisponível.

Uma vez livre pela ação enzimática, a biocitna é absorvida, juntamente com a biotina livre dos alimentos, pelo intestino delgado, principalmente na porção jejunal, por transporte ativo dependente de sódio, diminuindo à medida que avança para o íleo. No sangue, é transportada na forma livre ou ligada às glicoproteínas do soro, como albumina ou globulina. Os rins têm um mecanismo de reabsorção, e somente quando este se encontra saturado, a vitamina é excretada na urina.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para compreender como que a vitamina Biotina atua no metabolismo celular vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Bioquímica. A Biotina também é o nome usado para designar a vitamina B7.

Sua composição é hidrossolúvel, com funcionalidades de uma coenzima que auxilia na sintetização de purinas e carboidratos dentro do grupo amina de enzimas que são dependentes da sua atuação. Sua combinação se dá por meio de “caudas”, já que o armazenamento não se dá de forma fácil pelo organismo, como consequência a sua presença é praticamente diária e deve estar presente na nossa alimentação.

No metabolismo atua no processo de carboxilização funcionando como uma carregadora de dióxido de carbono ativado. Sua presença no organismo auxilia outras enzimas, fazendo com que ela funcione como um cofator de ações metabólicas dentro do conjunto dos ácidos graxos. Por fim, a sua deficiência no organismo pode causar dermatites e perda de peso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais