Logo Passei Direto
Buscar
Dittrich (2012) apresenta como a Análise do Comportamento compreende o conceito de Liberdade, neste sentido, analise as afirmativas seguintes:
I. Devido ao determinismo inerente ao Behaviorismo Radical, é possível conceber um homem livre, que não é determinado por suas relações ambientais.
II. Segundo o autor, só é possível pensar em Liberdade devido ao controle aversivo excessivo que existe na sociedade.
III. Deste modo, a liberdade pode ser compreendida como uma classe de respostas que visa a produzir mudanças em contingências de controle aversivo social.
São verdadeiras:
A) I
B) II
C) III
D) II, III
E) I, III
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Devido ao determinismo inerente ao Behaviorismo Radical, é possível conceber um homem livre, que não é determinado por suas relações ambientais. Falso. O Behaviorismo Radical, que é uma abordagem do determinismo, não concebe a liberdade dessa forma, pois considera que o comportamento é sempre influenciado por fatores ambientais. II. Segundo o autor, só é possível pensar em Liberdade devido ao controle aversivo excessivo que existe na sociedade. Verdadeiro. Essa afirmativa parece estar alinhada com a ideia de que a liberdade é uma resposta ao controle aversivo, o que é uma perspectiva discutida na Análise do Comportamento. III. Deste modo, a liberdade pode ser compreendida como uma classe de respostas que visa a produzir mudanças em contingências de controle aversivo social. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que a liberdade pode ser vista como uma forma de responder a e modificar as contingências sociais. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa correta é: D) II, III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dittrich (2012) descreve o modo como a Análise do Comportamento compreende o conceito de Liberdade, afirmando ser possível pensar em algumas formas de ser livre dentro de contingências específicas.
Com base nesse contexto, considere as afirmativas a seguir: Está correto somente o afirmado em
I A Liberdade só pode ser compreendida como um estado de espírito que é muito difícil de ser atingido e demanda muito treino.
II A Liberdade é um tipo de estímulo antecedente poderoso que pode fazer com que sejamos punidos positivamente por atos piedosos.
III A Liberdade é a utilização do livre-arbítrio expressa na contingência como uma resposta operante não-verbal e que é punida negativamente.
IV A liberdade pode ser compreendida como uma classe de respostas que visa a produzir mudanças em contingências de controle aversivo social.
A) I e III.
B) II e IV.
C) IV.
D) I.
E) I, II e III.

Dittrich (2012) apresenta como a Análise do Comportamento compreende o conceito de Liberdade, alertando que devido ao determinismo inerente ao Behaviorismo Radical, seria impossível conceber um homem livre, mas sim determinado por suas relações ambientais. Contudo, seria possível pensar em alguns tipos de liberdade em contingências específicas.
Considerando os argumentos do autor, assinale a afirmativa correta:
A) A Liberdade só pode ser compreendida como um estado de espírito que é muito difícil de atingir e necessita de muito treino.
B) A Liberdade é um tipo de estímulo antecedente poderoso que pode fazer com que sejamos punidos positivamente por atos piedosos.
C) A Liberdade é a utilização do livre-arbítrio expressa na contingência como uma resposta operante não-verbal e que é punida negativamente.
D) Só é possível pensar em Liberdade devido ao controle aversivo excessivo que existe na sociedade, logo a liberdade pode ser compreendida como uma classe de respostas que visa produzir mudanças em contingências de controle aversivo social.
E) A único jeito de ser Livre é aproximar a existência de uma entidade superior à Natureza Humana.

A classificação nosológica é vista com ressalva pelos analistas do comportamento. A ideia de um padrão sadio ou patológico ou mesmo, normal e anormal, é resquício do dualismo presente na Idade Média onde as causas estão nesses padrões psicopatológicos ou então a falhas mentais (BOAS et al. 2012).
Sobre essa temática, assinale a afirmativa coerente com a visão da Análise do Comportamento:
A) O uso de manuais como CID-11 ou DSM-V é muito útil, porque nos oferece sinais e sintomas de patologias que o paciente apresenta, favorecendo assim o entendimento de suas causas.
B) Os padrões comportamentais de uma pessoa, decorrem de uma inter-relação entre os processos de variação e seleção nos diferentes níveis: filogenético, ontogenético e cultural, assim sendo, se descarta a ideia de um comportamento ser anormal ou normal, já que esse foi selecionado.
C) A análise das contingências, ou a avaliação funcional, pode contribuir para discernir se um comportamento é sadio ou patológico e, caso sejam patológicos, precisam ser alvo de intervenção, para que sejam minimizados ou extintos do repertório comportamental do sujeito.
D) O modelo de seleção por consequências foi baseado no modelo de seleção natural de Darwin. Segundo ele, uma determinada pessoa apresenta um comportamento para se adaptar a um determinado ambiente e assim sobreviver.
E) Na visão comportamentalista os padrões psicopatológicos são compreendidos como respostas adaptativas ao ambiente. Assim, se este ambiente for coercitivo, não seria prudente eliminar esse comportamento, pois trata-se uma resposta defensiva e, portanto, deve ser mantida, posto que apenas novos comportamentos podem ser moldados.

Mais conteúdos dessa disciplina