Logo Passei Direto
Buscar
A autoridade é a base fundamental da delegação de poder e a responsabilidade corresponde ao compromisso e obrigação que a pessoa envolvida deve ter com um desempenho eficiente e eficaz. A autoridade pode ser delegada, e é, única e exclusivamente, atribuição das pessoas envolvidas na delegação dessa autoridade.
Desta forma, analise as alternativas abaixo e associe os itens, utilizando o código a seguir, referente ao conceito de autoridade delegada na gestão de negócios da empresa: I – Acionista Majoritário. II – Conselho de Administração. III – Diretoria. IV – Gerência.
( ) Aos supervisores e assistentes, para executar as operações do negócio.
( ) Ao Conselho de Administração, para administrar o negócio e nomear a diretoria da entidade.
( ) À gerência, para gerenciar o negócio e contratar supervisores e assistentes.
( ) À diretoria da entidade, para dirigir as atividades do negócio e contratar a gerência.
A I – II – IV – III.
B II – I – IV – III.
C IV – I – III – II.
D IV – II – I – III.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 3 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 horas

Vamos analisar cada item e suas correspondências: I – Acionista Majoritário. II – Conselho de Administração. III – Diretoria. IV – Gerência. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. ( ) Aos supervisores e assistentes, para executar as operações do negócio. - Corresponde a IV – Gerência, pois a gerência é responsável por supervisionar e coordenar as operações. 2. ( ) Ao Conselho de Administração, para administrar o negócio e nomear a diretoria da entidade. - Corresponde a II – Conselho de Administração, que tem a função de administrar e nomear a diretoria. 3. ( ) À gerência, para gerenciar o negócio e contratar supervisores e assistentes. - Corresponde a IV – Gerência, que gerencia e contrata supervisores e assistentes. 4. ( ) À diretoria da entidade, para dirigir as atividades do negócio e contratar a gerência. - Corresponde a III – Diretoria, que é responsável por dirigir as atividades e contratar a gerência. Agora, organizando as correspondências: - IV (Gerência) - supervisores e assistentes. - II (Conselho de Administração) - administrar e nomear a diretoria. - III (Diretoria) - dirigir as atividades e contratar a gerência. Portanto, a sequência correta é: A I – II – IV – III. Assim, a alternativa correta é: A. I – II – IV – III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de gestão é fundamental para o planejamento e direcionamento das atividades em uma empresa, considerando que ele é o delimitador do plano orçamentário. Delimitador porque no plano orçamentário deve-se apresentar em detalhes o volume das vendas e produção necessárias de acordo com a estrutura existente na empresa, sendo que a gestão deve ter todas as informações necessárias com confiabilidade. Em outras palavras, planejar com aquilo que se tem e evitar excessos de otimismo ou pessimismo.
Assinale a alternativa correta sobre pensamento, atitudes e comportamento dos gestores:
A) Embora sejam importantes a cautela e a prudência em um processo de gestão, deve-se criar novas mentalidades na empresa, principalmente para que os gestores tenham pensamento, atitudes e comportamento de administradores de produtos financeiros.
B) Embora sejam importantes a cautela e a prudência em um processo de gestão, deve-se criar novas mentalidades na empresa, principalmente para que os gestores tenham pensamento, atitudes e comportamento de vendedores.
C) Embora sejam importantes a cautela e a prudência em um processo de gestão, deve-se criar novas mentalidades na empresa, principalmente para que os gestores tenham pensamento, atitudes e comportamento de colaboradores.
D) Embora sejam importantes a cautela e a prudência em um processo de gestão, deve-se criar novas mentalidades na empresa, principalmente para que os gestores tenham pensamento, atitudes e comportamento de empreendedores.

O accountability é resultado da postura do gestor como líder, por um conjunto de ações que asseguram aos colaboradores o processo pelo qual se sentem realmente responsáveis e comprometidos pelas ações e resultados na empresa. O gestor e os colaboradores terão sentimento de dono quando estiverem em um ambiente empresarial em que se sintam parte integrante e importante desse ambiente, e do que esse ambiente pretende.
Com base nestas informações, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas sobre a prestação de contas na cadeia do accountability:
( ) Supervisores e assistentes: Executam a administração do negócio.
( ) Gerência: Executam o gerenciamento do negócio.
( ) Diretoria: Executa a direção do negócio.
( ) Conselho de Administração: Executa as atividades operacionais do negócio, com foco no estabelecimento de metas aos subordinados.
A) F – F – V – V
B) V – V – F – F
C) F – V – F – V
D) F – V – V – F

O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de um a três anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário. Porém, o orçamento teve várias etapas para o seu desenvolvimento que, ao longo dos anos, tiveram (e ainda têm) forte influência no orçamento público, e com o passar do tempo, foram amplamente utilizadas na iniciativa privada.
Com estas informações relacionadas ao DESENVOLVIMENTO ORÇAMENTÁRIO, analise as alternativas abaixo e associe os itens, utilizando o código a seguir:
I – Primeira fase.
II – Segunda fase.
III – Terceira fase.
IV – Quarta fase.
( ) Privilegiou o orçamento contínuo, que tem como ênfase a revisão contínua, removendo-se os dados do mês recém-concluído e acrescentando-se dados orçados para o mesmo mês do ano seguinte.
( ) Apresenta o orçamento flexível em destaque com a projeção dos dados das peças orçamentárias em vários níveis de atividade.
( ) Predominou o orçamento empresarial, que teve como ênfase a projeção dos resultados e posterior controle.
( ) Ocorreu o surgimento do orçamento de base zero (OBZ), com a projeção dos dados como se as operações estivessem começando da estaca zero e tivessem necessidade de justificar os gastos.
A) IV – II – I – III.
B) II – IV – I – III.
C) I – II – III – IV.
D) II – III – IV – I.

A implantação da ferramenta orçamentária envolve um árduo trabalho de negociação. O demonstrativo adicional que compara o que foi realizado na empresa com o que foi projetado tem por objetivo apresentar ao gestor as variações dos valores entre o orçado e o realizado das receitas e gastos, o que ocorreu dentro do previsto e fora do planejado, para que assim se possa corrigir o que for necessário.
Analise as alternativas abaixo e associe os itens, utilizando o código a seguir referente à análise de variações de receitas e gastos para o controle orçamentário:
I – Erros de informação.
II – Variação deve-se a uma decisão.
III – Variações não controláveis.
IV – Variações cuja causa não é conhecida.
( ) Muitas variações são explicáveis em termos do efeito de fatores que estão fora do alcance dos gestores, por exemplo, inflação.
( ) Muitas vezes, a administração tomará decisões causadoras de variações com o intuito de aumentar a eficiência ou atender a certas exigências.
( ) Essas são as exceções que geralmente requerem tomadas de medidas corretivas.
( ) Tanto os dados de orçamento quanto os dados reais devem ser examinados para se ter a certeza de que não há erros de informação.
A) I – II – III – IV.
B) II – I – III – IV.
C) III – II – IV – I.
D) I – II – IV – III.

A empresa, para funcionar bem, necessita de todos os departamentos em franca harmonia e funcionamento. As informações geradas no sistema de dados de um determinado departamento da empresa podem contribuir para que o gestor de outro departamento não tome decisões equivocadas.
Avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação à interatividade dos setores na empresa:
A) O ambiente de produção é consequência direta do modelo de gestão, ou seja, depende da intenção dos gestores, da maneira como estes querem conduzir a sua organização e do modo como essa intenção é repassada ao restante das pessoas.
B) Quando uma organização passa a oferecer valor agregado a seus produtos e/ou serviços, o mercado não possui reação natural, pois este precisa ser estimulado a adquirir esses produtos oferecidos.
C) É necessário estudar não somente as partes e processos isoladamente, mas também resolver os decisivos problemas encontrados na organização e na ordem que os unifica, resultante da interação dinâmica das partes.
D) As empresas possuem diferentes características de interatividade das suas atividades, elas diferem de uma em relação com as outras.

No processo de gestão da empresa é fundamental que se defina o Sistema Empresa com indicadores a serem analisados e demais metas que devem ser observadas para evitar possíveis variações de resultados negativos. E em caso de não haver a possibilidade de evitar as variações negativas, que se tenha oportunidades de adequar o plano orçamentário para a realidade da empresa, de acordo com a responsabilidade do gestor de cada setor.
Com estas informações, identifique a participação de cada setor (gestor responsável) e avalie os resultados alcançados de cada área conforme as suas funções estabelecidas. Analise as alternativas abaixo e associe os itens, utilizando o código a seguir:
I – Para o departamento financeiro.
II – Para o setor de contas a receber.
III – Para o setor de contas a pagar.
IV – Para o departamento de vendas.
( ) Este deverá verificar se as previsões estão de acordo com o caixa gerado pela empresa, pois poderá ser necessário alongar o prazo de pagamento e assim evitar eventuais distorções que possam prejudicar o andamento das atividades do setor financeiro, assim como verificar se todas as previsões foram registradas para analisar se eventuais contas a pagar que não estão previstas possam gerar falta de recursos no caixa e possivelmente atrasos na sua liquidação.
( ) Para este departamento é imprescindível avaliar se houve sobra ou falta de caixa, de acordo com as informações que foram geradas da movimentação do setor de contas a receber e a pagar da empresa.
( ) Este deverá ser avaliado de acordo com os resultados apurados entre o Orçado x Realizado, pois, mesmo que o mercado estiver aquecido para absorver as vendas da empresa, qualquer previsão errônea ou distorcida pode colocar em risco as previsões das premiações dos bônus de vendas.
( ) Este deve ser avaliado quanto à sua capacidade em reduzir os impactos dos clientes inadimplentes, acompanhar se as cobranças previstas ocorreram em conformidade com o planejamento e evitar a necessidade de suprir o caixa da empresa para o pagamento das atividades operacionais.
A) I – II – IV – III.
B) III – IV – I – II.
C) I – IV – III – II.
D) III – I – IV – II.

Nas empresas em geral, existe o processo de gestão, que envolve as metas como uma função administrativa de planejamento; a execução dos planos e das ações, de acordo com o processo orçamentário, como uma função administrativa de direção; e a comparação dos resultados como uma função administrativa de controle. Isso significa que o Orçamento envolve PLANEJAMENTO > DIREÇÃO > CONTROLE.
Com base nestas informações, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas sobre as atitudes do gestor frente ao planejamento das atividades da empresa:
( ) O Planejamento é um conjunto de metas estabelecidas de acordo com as ações individuais e coletivas determinadas pelos gestores e é definido como o processo de reflexão precedido da ação dirigido para a tomada de decisões com vistas no futuro.
( ) A Direção pode ser compreendida como uma fiscalização exercida sobre as atividades a fim de evitar que elas se desviem das normas e metas preestabelecidas.
( ) O Controle é um sistema de verificação do desempenho que a empresa atingiu com os objetivos traçados, de forma que ações corretivas possam ser implementadas em tempo hábil. Sua existência é de fundamental importância tanto para a execução do planejamento de curto prazo como o de longo prazo.
A) F – F – V.
B) V – F – V.
C) F – V – F.
D) V – F – F.

Um fator fundamental para o sucesso ou não das empresas é a capacidade que o executivo ou gestor da empresa tem de “olhar” para o futuro e “perceber” as mudanças no ambiente interno e externo e os impactos que estes acontecimentos podem provocar na empresa.
Com base nestas informações, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Cada departamento na empresa irá elaborar o seu orçamento, para que seja consolidado no orçamento final da empresa.
( ) Reuniões com os membros da diretoria para a definição das metas básicas sobre as quais o orçamento será estabelecido.
( ) Levantamento de dados gerais, tais como indicadores econômicos e sociais, tendências da indústria na qual a empresa opera e políticas de governo.
( ) Estimativa das vendas em termos qualitativos. As vendas por tipos de produtos trazem maior nível de informação de gestão que os relatórios em termos quantitativos de vendas.
( ) Estimativas das vendas em termos monetários. Os preços de venda deverão ser determinados levando-se em conta o mercado. As estimações poderão ser corrigidas no próprio trabalho de preparação do orçamento, depois que todos os custos tenham sido previstos.
A) F – V – V – F – V.
B) F – V – V – V – F.
C) V – V – F – V – V.
D) V – F – F – F – V.

As empresas que atuam no mercado nacional e internacional têm a necessidade de sempre estarem atualizadas e preparadas para as constantes e inevitáveis mudanças de mercado, as quais estão relacionadas com aspectos financeiros, políticos, econômicos e fatores macroeconômicos, entre muitos outros aspectos e fatores que influenciam diretamente no seu desenvolvimento.
Desta forma, em relação aos impactos do mercado interno e externo nas atividades da empresa, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) As constantes mutações internas e externas das organizações, decorrentes do ambiente em que estão inseridas, são o motivo que as levam à sobrevivência no mercado competitivo.
( ) A amplitude de acontecimentos nacionais e internacionais implica diretamente na empresa, o que a leva a realizar intercâmbios com o meio, por intermédio dos quais angaria pontos importantes necessários à sua viabilidade, capacidade reprodutiva e adaptativa, resultando em sua continuidade.
( ) As empresas que não se adequaram ou não estão se adequando a este novo contexto mercadológico irão reestruturar-se em um novo mercado. Ou seja, é a Lei da Adaptação. Quem não se adapta a um determinado mercado, irá estruturar outro.
A) V – F – V.
B) V – V – F.
C) F – F – V.
D) V – F – F.

os manufaturados, com diferentes segmentos do processo produtivo localizados em vários países, beneficiando-se das vantagens de custo e recursos existentes. Esta estratégia é a principal explicação para a rápida expansão das exportações dos países em desenvolvimento de produtos manufaturados dinâmicos e com alto conteúdo tecnológico.
Avalie as alternativas abaixo e assinale a correta em relação ao comportamento do plano de expansão das empresas exportadoras em países com forte lei protecionista:
A A empresa que exporta determinados tipos de produtos, e na política econômica daquele país foi aplicada alguma lei protecionista de mercado, significa que esta empresa passará a ter exclusividade no mercado daquele país, onde se faz necessário rever as políticas orçamentárias para a ampliação das vendas.
B Leis protecionistas não interferem na dinâmica de uma empresa exportadora, pois novas frentes de mercado serão abertas quando estas possuem a determinação e a solidez de uma marca forte.
C Se determinadas empresas exportam alguns tipos de produtos, e na política econômica daquele país foi aplicada alguma lei protecionista referente a estes produtos, essas empresas deverão rever seus planos de expansão, pois assim não terão condições de buscar esses mercados.
D A empresa que importa determinados tipos de produtos, e na política tributária do país de origem é aplicada alguma lei protecionista de mercado, significa que esta empresa passará a ter exclusividade no mercado vendedor daquele país, onde não há a necessidade de rever as políticas orçamentárias para a ampliação das vendas.

O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela que podem afetar o seu desempenho. Esse ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, sindicatos, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais.
Desta forma, o ambiente de cada organização é diferente e depende do ramo de atuação da empresa e do mix de produtos ou serviços que esta oferece ao mercado onde atua. Analise as alternativas abaixo e associe os itens, utilizando o código a seguir, referente ao AMBIENTE REMOTO do Sistema Empresa:
( ) Para a empresa, a concorrência pode proporcionar oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, pois o mercado consumidor cada vez mais exigente pode buscar produtos na concorrência se a empresa assim não estiver adequada para atender essas necessidades.
( ) A conjuntura política exerce fundamental influência no desenvolvimento das empresas, pois as políticas de desenvolvimento econômico e as aberturas de frentes de trabalho com propostas de desenvolvimento em determinadas regiões do país são fundamentais para que as empresas se instalem e se desenvolvam economicamente em determinada região.
( ) A empresa sempre deverá salvaguardar o seu sistema de informações gerencial para que possa cumprir todos os aspectos legais (tributários, trabalhistas, comerciais, civis, penais, criminais e ambientais).
( ) Exerce influência na qualidade da gestão da empresa, pois fatores climáticos como enchentes, calor, tempestades com constantes quedas de energia podem afetar a produção e, consequentemente, a geração da riqueza.
( ) Ao adentrar em um novo mercado, os gestores da empresa deverão respeitar as determinações culturais locais, pois isso demonstra preocupação dos gestores para com a manutenção da história cultural da sociedade ou comunidade onde a empresa está inserida.
A V – I – II – III – IV.
B II – I – V – III – IV.
C III – V – II – IV – I.
D I – II – IV – III – V.

A empresa em seu estado estático, com a interação de pessoas, a utilização de máquinas, materiais, dinheiro, fornecimentos de insumos, peças, bens em processamento e produtos acabados, integra o seu estado dinâmico (organismo composto de sistemas) para em seguida transformar os recursos em produtos e serviços úteis. A função da gerência da empresa, por sua vez, deve planejar a distribuição desses recursos e dos seus processos de transformação.
Avalie as alternativas abaixo e assinale a correta sobre a interação das atividades da empresa que são estabelecidas pelo Sistema Empresa:
A) A empresa incorre na interação das atividades com a economia local, com o objetivo de gerar emprego e renda no ambiente do Sistema Empresa.
B) As informações geradas no sistema de dados de um determinado departamento da empresa não possuem relação intrínseca para que o gestor de outro departamento tome decisões.
C) Cada departamento da empresa tem como compromisso atender o objetivo da sociedade como um todo, culminando com o desenvolvimento social e regional onde a empresa está estabelecida.
D) Os departamentos de um sistema organizacional de uma empresa integram a empresa como forma de desenvolver as suas atividades para que possam garantir a sustentabilidade e perenidade da empresa no mercado.

O processo para a implantação das ferramentas orçamentárias nas empresas é demorado e requer muita negociação com os gestores, pois é uma mudança de filosofia, é uma mudança no pensamento do gestor da empresa e deve estar de acordo com a definição de ações globais e setoriais. Labes (2002, p. 43) afirma que “as ações globais, ou seja, os planos, programas ou projetos macros da organização são precedidos pelas estratégias definidas de negócios”.
Desta forma, em relação aos OBJETIVOS DO PLANO ORÇAMENTÁRIO, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O envolvimento de todos os setores e todos os responsáveis de cada departamento é primordial.
( ) As atividades deverão “estar alinhadas” de forma congruente.
( ) O orçamento envolve o estabelecimento de instruções normativas da NBR (ABNT) para a padronização dos relatórios.
( ) O orçamento envolve a execução de rotinas diárias para a produção, registros e emissão de relatórios de acordo com os padrões da qualidade.
( ) O orçamento envolve a comparação periódica dos resultados efetivos com as metas.
A) V – F – F – F – V.
B) V – F – V – V – V.
C) V – V – F – F – V.
D) F – F – V – F – F.

A equipe envolvida com o desenvolvimento das ferramentas do Orçamento Empresarial deverá compreender e aplicar os princípios fundamentais do sistema de orçamentos. Como o processo orçamentário é formado por pessoas, cada membro envolvido responde por diversos estímulos e necessidades que o próprio mercado estabelece e a empresa (sistema empresa) deve se adequar. Atualmente, os resultados que a empresa obtém, interna ou externamente, estão relacionados com os estímulos provocados pelas constantes mudanças de mercado.
Desta forma, em relação à definição dos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE REFLETEM OS ORÇAMENTOS, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Envolvimento dos gerentes: Partindo da ideia de que os gerentes passem a aderir à filosofia, às crenças e aos valores da empresa, estes deverão participar ativamente do processo de planejamento e controle.
( ) Adaptação organizacional: A empresa deverá manter uma estrutura organizacional de forma a garantir fluidez de todas as atividades de investimentos.
( ) Contabilidade por áreas de responsabilidades: Com os modernos sistemas de informações gerenciais, é possível adequar os relatórios do orçado e realizado por áreas de responsabilidade e dessa forma cada departamento responde por suas ações de modo a garantir a geração do resultado global da empresa.
( ) Orientação para objetivos: O sistema orçamentário deve ser compreensível, objetivo e permitir que seus usuários consigam atingir os resultados de forma satisfatória com o cumprimento dos planos de ação e das políticas e diretrizes da empresa.
( ) Comunicação parcial: O sistema de orçamentos deve ser restrito aos gestores de alto escalão da empresa.
A V – F – V – V – F.
B V – F – F – V – V.
C F – V – V – F – F.
D V – F – V – F – V.

Todos nós sabemos que as organizações (as empresas) são formadas por pessoas que têm expectativas, frustrações e realizações. Em relação ao orçamento não é diferente. O sucesso na execução do sistema orçamentário depende de que todas as pessoas envolvidas, não importando o nível hierárquico, se comprometam com a sua elaboração e acompanhamento.
Com base nestas assertivas, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas sobre QUEM FAZ OS ORÇAMENTOS na empresa:
( ) O Controle Orçamentário envolve a empresa como um todo, exigindo a participação integral de todos os seus funcionários, sem distinção de nível ou de área de operação.
( ) O Controle Orçamentário não pode prescindir de direção e coordenação.
( ) A constituição de uma Comissão de Orçamentos (Budget Committee) geralmente deve ser composta de um Coordenador de Orçamentos, o presidente da empresa e mais alguns poucos executivos de primeiro escalão administrativo.
( ) A Coordenação do Processo Orçamentário fica ao encargo de um dos executivos de primeira linha da empresa: o diretor industrial, que estabelece as condições da produção da empresa, para assim melhor planejar o que deve ser produzido, a um determinado custo.
A) V – V – V – F.
B) F – V – F – V.
C) F – F – F – V.
D) V – V – F – F.

À medida que a globalização tem se espalhado, percebe-se uma força contrária para sua expansão, geralmente com um firme comportamento conservador e de ideais protecionistas. Como consequência, a combinação das entidades políticas, econômicas e financeiras cria um movimento inverso contra a globalização, ameaçando a economia mundial. Esse movimento é conhecido como protecionismo, e pode ser conceituado como uma proteção do comércio, que é a tentativa deliberada para os governos subsidiarem suas exportações para aumentá-las e criarem barreiras (tarifárias e não tarifárias) para diminuir as importações. Esses mecanismos de defesa podem provocar consequências negativas, como a ineficiência e a distorção da produção nacional. Apesar dos argumentos a favor do livre comércio e do aumento da abertura comercial, o protecionismo ainda é amplamente praticado. Por isso é importante simular diversos cenários e analisar como a empresa reagiria a determinados acontecimentos no mercado. Isso pode prever diversos problemas futuros.
Desta forma, em relação à concepção de empresa a partir do sistema aberto, analise as alternativas a seguir e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A empresa deve ser concebida como um sistema aberto, o que significa que ela se encontra em constante interação com todos os seus ambientes, absorvendo matérias-primas, recursos humanos, energia, informações e transformando em produtos e serviços, que são exportados para esses ambientes.
( ) A empresa deve ser concebida como um sistema de múltiplas finalidades ou funções, que envolvem múltiplas interações entre ela e seus diversos ambientes. Muitas atividades dos subsistemas existentes na empresa não podem ser compreendidas sem que se considerem essas múltiplas interações e funções.
( ) Devido ao fato de que os subsistemas, em graus variáveis, são interdependentes, as modificações ocorridas em um sistema não afetam em hipótese alguma o comportamento dos outros subsistemas.
A) F – F – V.
B) V – V – F.
C) F – V – F.
D) V – F – F.

A importância do sistema de Controle Orçamentário para a administração moderna comprova-se, facilmente, através da notável aceitação que o uso de orçamentos vem alcançando nas últimas décadas, apesar de sua complexidade. A técnica orçamentária, apesar de simples em teoria, é de aplicação complexa, exige trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e não costuma dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de contínuos aperfeiçoamentos.
Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre qual é a verdadeira aplicabilidade e utilidade do orçamento:
A) É comum que muitos executivos não tenham a verdadeira preocupação sobre o custo financeiro e de treinamento de pessoal qualificado para a implantação do sistema de controle orçamentário. Isso se dá, pois a informação deve ser gerada independentemente do custo do treinamento do pessoal que irá implantar e acompanhar o orçamento empresarial. As informações orçamentárias precisam ser geradas para efetivar as decisões dos gestores.
B) Os executivos podem questionar sobre qual é o grau do retorno das informações que o sistema orçamentário pode fornecer para o gestor da empresa. Muitos gestores podem fazer este tipo de questionamento quando estão devidamente convencidos sobre a riqueza das informações com que um bom plano orçamentário pode contribuir para o planejamento estratégico da empresa.
C) Para muitos executivos, o controle orçamentário parece ser simples, mas pode não ser se a equipe selecionada para a sua implantação corresponder à estrutura organizacional da empresa.
D) Os executivos podem questionar se é viável implantar um sistema orçamentário na empresa, pois para muitos executivos há essa dúvida. Alguns entendem que implantar um plano orçamentário na empresa gera trabalhos em duplicidade e, se o sistema de informações contábeis não estiver bem parametrizado, pode gerar dúvidas sobre a geração das informações.

Um dos fundamentos no processo orçamentário é a identificação do responsável de cada setor ou área envolvida, o acompanhamento do seu desempenho e, por conseguinte, o reconhecimento destes responsáveis pelo bom desempenho ou a cobrança de melhorias nos resultados em momentos oportunos. Assim, a empresa busca alcançar o sucesso, tanto no mérito do crescimento do mercado como na excelência da administração participativa com competência em gestão de RH ou gestão das pessoas. Em certas situações, apenas alguns pecados dos executivos (gestão principal) da empresa precisam ser evitados, que são os que seguem nas alternativas abaixo.
Desta forma, analise as alternativas e classifique (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Ser prepotente e intransigente.
( ) Obedecer rigorosamente os seus limites de poder e responsabilidades, limitando assim o seu campo de atuação.
( ) Subestimar a capacidade das pessoas.
( ) Abrir espaço para os subordinados e ouvi-los, pois isso demonstra falta de domínio próprio.
( ) Tirar proveitos do seu poder.
A) V – F – V – V – V.
B) V – V – F – V – V.
C) V – F – V – F – V.
D) F – V – F – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina