Buscar

conservação do momento linear

Se uma patinadora está apoiada num corrimão e o empurra, ela ganha velocidade com sentido contrario ao da aplicação dessa força. Usando a terceira lei de newton e uma abordagem do teorema do trabalho-energia mecânica podemos explicar o fenomeno como o resutado do trabalho do par de ação e reação da força aplicada (força interna não conservativa) provocando um aumento na energia mecanica do sistema.

Como podemos explicar isso em termos de momentum linear já que, aparentemente, não há forças externas ao sistema e o momentum inicial é zero?

Desde já obrigado a quem puder responder...

💡 1 Resposta

User badge image

to ze

Bom o momento não é conservado porque há forças dissipativas. Quando ela empurra o corrimão o momento dele é alterado. Se o corrimão e a vedação do ringue de patinagem estivessem sobre patins, ou sobre um ternó, o corrimão tembem ia se mover em sentido contrário a ela, mas muito mais devagar porque é muito mais pesado. Mas, como ele está fixo ao chão, ele vibra e range, ele aquece e dissipa energia. Ele tem que ser bem mais pesado que os patinadores, para não se mover muito, ou vai se danificar depressa. Se a patinadora pesar 50Kg, e depois do impulso sair com velocidade 1m/s, ela tem momento 50Kg m/s. Se o corrimão/vedação/cimento do chão onde está fixo o corrimão  pesarem 100Kg por metro de vedação, e a vedação do ringue tiver 30m de lado, por exemplo, então o lado do ringue que ela empurrou tem no total 3000kg. E quando ela sai com momento 50Kg m/s o corrimao/etc sai com mesmo momento que corresponde a uma velocidade 50/3000 = 0.02m/s e para logo porque está a dissipar essa vibração na terra onde está fixo, no aquecimento e vibração das moleculas do corrimão/etc e no som do ranger, ao passo que ela não para porque está sobre gelo quase não dissipa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais