Buscar

Podemos considerar Savigny um adepto à teoria positivista?

precciso dessa resposta para um estudo dirigido, queria saber ao certo se é ou não positivista

💡 8 Respostas

User badge image

Gustavo Ferrarezzi

Savigny foi o nome mais proeminente da Escola Histórica do Direito, que abriu o caminho para o surgimento do Positivismo Jurídico, entretanto Escola Histórica e Positivismo não são a mesma coisa. A primeira preparou o surgimento da segunda através da crítica extensa ao Jusnaturalismo.

Por exemplo: Para Savigny, havia no direito, a "Irracinalidade das forças históricas", o que quer dizer que o direito não provem de um racionalidade, mas é sim um produto da história de um povo, e "Há um sentimento do justo e do injusto, gravado no coração do homem e que se exprime diretamente através das formas jurídicas primitivas, populares, as quais se encontram nas origens da sociedade, por baixo das incrustrações artificiais sobre o direito criadas pelo Estado moderno"

Tal idéia é contrária ao Positivismo, propriamente dito, que deconsidera o julgamento de valores dentro do direito e busca nele, uma neutralidade, como nas ciências biológicas e exatas.

Para melhores entendimentos, recomendo a leitura dos capítulos II e VII de "O Positivismo Jurídico" de Norberto Bobbio.

5
Dislike0
User badge image

leandro pereira

O presente estudo tem por objetivo demonstrar alguns aspectos fundamentais daquilo que se convencionou chamar de positivismo jurídico, bem como trazer a proposta alternativa de Dworkin a tal corrente jurídica. A relevância desse estudo reside no fato de ser o positivismo jurídico um fenômeno que há muito está incorporado na prática judiciária, interferindo em toda a aplicação do Direito. Atrelado a esse dado, coloca-se também em relevo a nova panorâmica advinda da teoria estabelecida pelo jusfilósofo norte-americano Ronald Dworkin, que promoveu uma reviravolta nessa doutrina juspositivista, estabelecendo um viés inovador e totalmente alternativo, firmando, desse modo, uma concepção do Direito mais condizente com o dinamismo social vivenciado no século XXI. Neste aspecto, tem-se que não é mais suficiente a tese juspositivista de que o Direito seja reduzido à legalidade estrita, sendo essa uma concepção amplamente combatida por diversos teóricos e filósofos do Direito. Conforme já foi mencionado, Dworkin é um desses críticos, já que combateu algumas das teorias juspositivistas, principalmente de H.L.A. Hart, fornecendo uma nova visão do Direito, levando em consideração não somente as regras jurídicas, mas aspectos outros, como: os Princípios; a Moral; o Direito como fenômeno interpretativo; e o Direito como integridade. Em suma, trata-se de uma pesquisa realizada a partir de levantamento bibliográfico intrínseco ao tema, quais sejam, livros, periódicos, artigos, além de outras monografias, sem contar as observações empíricas do cotidiano do mundo jurídico. Posteriormente, será feita uma criteriosa análise crítica e sistematizada do respectivo material doutrinário levantado, a fim de que seja possível obter-se o resultado proposto.


1
Dislike0
User badge image

Fernanda de Castro

Acredito que segue a linha positivista sim, uma vez que foi ele que introduziu a visão histórica e filosofica(Escola Histórica) e era contra o empirismo, tendo vários pontos comuns a Escola da Exegese, inclusive vendo a lei como fonte central do direito. Há vários significados para o positismo juridico, mas sobre o olhar da negação do jusnaturalismo podemos dizer que ele tinha uma "simpatia pelo positivismo"

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais