Buscar

Característica das Medidas Cautelares (MC)

Disserte sobre a Sumariedade da Cognição Judicial. Cite exemplos.

💡 1 Resposta

User badge image

julia engue

finalidade objetiva em si mesma, mas existem em função de um outro processo. Logo, o processo principal serve à tutela do direito, enquanto, que o processo cautelar serve à tutela do processo.

b) provisoriedade: as medidas cautelares são provisórias, pois devem durar até que medida definitiva as substituam, ou até que uma situação superveniente as tornem desnecessárias.

c) revogabilidade: a cautelar não faz coisa julgada material, ou seja, a sentença no processo cautelar não é de mérito. Podendo ser substituída, modificada ou revogada a qualquer tempo, conforme previsto nos artigos 805807, ambos do Código de Processo Civilin verbis:

“Art. 805: A medida cautelar poderá ser substituída, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestação de caução ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a lesão ou repará-la integralmente.

Art. 807: As medidas cautelares conservam sua eficiência no prazo do artigo antecedente e na pendência do processo principal; mas podem, a qualquer tempo, ser revogadas ou modificadas.”

Com base nos artigos mencionados, chega-se à conclusão que a decisão da medida cautelar não interfere na decisão da ação principal.

d) autonomia: a medida cautelar independe da sorte do processo principal, ou seja, há uma autonomia técnica, tendo em vista que a ação cautelar é acolhida ou rejeitada por seus próprios fundamentos e, não em razão do mérito da ação principal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais