Buscar

O que é extremidade redutora e não redutora dos polissacarídeos?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

As extremidades redutoras são grupos cetona ou aldeído livres. Quando o açúcar não possuir esses grupos livres ele é chamado de não redutor, sendo incapaz de reduzir o Cu e o ferro em soluções alcalinas.p
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um açúcar redutor é qualquer açúcar que seja capaz de atuar como agente redutor porque possui um grupo aldeído livre ou um grupo cetona livre . Todos os monossacarídeos são açúcares redutores, juntamente com alguns dissacarídeos , oligossacarídeos e polissacarídeos . Os monossacarídeos podem ser divididos em dois grupos: os aldoses , que têm um grupo aldeído, e os cetoses , que têm um grupo cetona.


Os cetoses devem primeiro se tautomerizar em aldoses antes que possam agir como açúcares redutores. Os monossacarídeos alimentares comunsgalactose , glicose e frutose são todos açúcares redutores. Os dissacarídeos são formados a partir de dois monossacarídeos e podem ser classificados como redutores ou não redutores. Os dissacáridos não redutores, como a sacarose e a trealose, possuem ligações glicosídicas entre os seus carbonos anoméricos e, assim, não podem converter-se numa forma de cadeia aberta com um grupo aldeído; eles estão presos na forma cíclica. Os dissacarídeos redutores como a lactose e a maltose possuem apenas um de seus dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica, o que significa que eles podem se converter em uma forma de cadeia aberta com um grupo aldeído.


O grupo funcional aldeído permite que o açúcar atue como agente redutor, por exemplo, no teste de Tollens ou no teste de Benedict . As formas hemiacetal cíclicas de aldoses podem se abrir para revelar um aldeído e certas cetoses podem sofrer tautomerização para se tornarem aldoses. No entanto, os acetais , incluindo aqueles encontrados em ligações polissacarídicas, não podem facilmente se tornar aldeídos livres. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais