Buscar

sintetize as principais contribuições das teorias pós-críticas do currículo?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

As teorias curriculares vem se alterando ao longo dos contextos em que o mundo passa. Dentro de nossa história podemos destacar três importantes teorias curriculares: Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e Teorias Pós-Críticas. Dando enfase as teorias pós-críticas podemos sintetizar algumas de suas contribuições.

Tendo seu inicio entre as décadas de 1970 e 1980 as teorias pós-críticas também surgem em um contexto de crítica as teorias tradicionais, porém, trazendo a problematização diretamente para o indivíduo, diferenciando-se do contexto de classes vigente na teoria critica. 

Nesse momento as teorias pós-críticas buscavam incorporar além dos elementos de realidade social do indivíduo, elementos de caráter étnico e culturais. Dessa forma, compreendendo que o currículo tradicional trabalha apenas como legitimador das opressões da sociedade da época as teorias pós-críticas buscavam integrar ao currículo aspectos como a compreensão da realidade do outro para que existisse uma real relação de diversidade e respeito. Além disso, o currículo passa a incorporar a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, entendo assim que a perspectiva histórica varia com os diferentes contextos e tempos estudados. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais