Buscar

O que se entende por interpretação extensiva?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Augusto

Interpretação Extensiva: quando a lei carece de amplitude, ou seja, diz menos do que deveria dizer, devendo o intérprete verificar qual os reais limites da norma.

 

Basicamente, Brener... se tratando de Direito, é o saber interpretar/aplicar corretamente ou adequadamente a lei ao caso concreto, dando-lhes a melhor sansão (penal) possível. 

 

 

2
Dislike0
User badge image

Allan Simões Carvalho

A explicação do Matheus encontra-se correta, porém, só pra complementar, a interpretação extensiva amplia-se o sentido do texto legal, sob o argumento de que o legislador disse menos do que pretendia, sendo interessante deixar claro que as normas que restringem a liberdade, caso da autonomia privada (liberdade contratual), e as normas de exceção, em regra, não admitem essa forma de interpretação.

É o exemplo da interpretação literal da lei não ser suficiente pra julgar determinado caso, extendo assim sua interpretação para aplicar ao caso específico de forma que o direito seja exercido.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais