Buscar

Indicadores de Controle II - Desafio

Segundo Bateman e Snell (2012), os gestores têm descoberto que sistemas de controle baseados exclusivamente em mecanismos burocráticos não bastam para orientar a atual força de trabalho. A padronização, a supervisão e o ajustamento não deixam de ser importantes, porém, dependendo do contexto de atuação da empresa, não serão mecanismos eficientes para exercer o controle e, portanto, não trarão os resultados esperados, podendo até ser uma fonte de problemas com os colaboradores. Surgem então os mecanismos de controle ligados à cultura organizacional ou o controle psicológico. Tendo em vista este contexto, responda: a) Por que os mecanismos de controle mais tradicionais, como os burocráticos, podem não ser eficazes em determinadas organizações como as mais modernas e com uma mão de obra mais qualificada, por exemplo? b) No que consta este mecanismo de controle psicológico ou da cultura organizacional; e c) Cite duas possibilidades (ou exemplos) deste “novo” mecanismo de controle nas organizações.

💡 5 Respostas

User badge image

Francielen Woginski

a) Dentre os principais motivos pelos quais os mecanismos de controle mais tradicionais podem não trazer os resultados esperados nas organizações mais modernas, destacam-se:

i) Os cargos mudaram: os funcionários que trabalham com computadores, por exemplo, têm cargos mais variáveis e grande parte do seu trabalho é intelectual e, portanto, invisível. Por isso, não existe uma só maneira de realizar tarefas e programar ou padronizar cargos torna-se muito difícil. Uma supervisão próxima também é pouco realista porque é praticamente impossível monitorar atividades como raciocínio e solução de problemas.

ii) A natureza da gestão mudou: antes, os gestores sabiam mais sobre as tarefas do que os funcionários. Hoje, com a mudança para a economia do conhecimento, os funcionários costumam saber mais do que qualquer outra pessoa sobre seus cargos. Quando a verdadeira perícia de uma empresa reside em seus níveis inferiores, o controle hierárquico passa a ser impraticável.

iii) As relações trabalhistas mudaram: o contrato social do trabalho está sendo renegociado. Outrora, os funcionários estavam mais preocupados com salários, segurança no emprego e horas de trabalho. Hoje, contudo, cada vez mais funcionários querem estar plenamente engajados em seu trabalho, participar da tomada de decisões, criar soluções para problemas singulares e receber missões desafiadoras e envolventes. Eles querem usar o conhecimento que dispõem e buscam aprender ainda mais.

b) Nestes “novos” tipos de controle os gestores precisam potencializar seus funcionários para que tomem decisões e confiar que agirão de acordo com os interesses da empresa, ou seja, criar uma cultura de padrões e integridade elevados para que os funcionários exercitem por conta própria um controle eficaz. Isto envolve criar relacionamentos baseados em respeito mútuo e encorajar cada pessoa a assumir a responsabilidade por seus atos. Os funcionários trabalham dentro de um arcabouço de valores que os orientam e espera-se deles que usem o bom-senso.

c) Dentre os tipos deste mecanismo de controle estão a ampliação dos vínculos sociais com a organização como o incentivo ao comprometimento e ao engajamento; e o controle individualizado, ou seja, despertar nos funcionários a importância do autogerenciamento e autocontrole.

9
Dislike1
User badge image

Rogério Neves Nascimento

hhhhhhhhhhhhyiiiiiiiiiiibb

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais