Buscar

qual é a função do PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

💡 3 Respostas

User badge image

Silvane

A inclusão esta presente em todos os meios da sociedade e de diferentes formas dando ênfase as modificações necessárias para receber, acolher, com dignidade no meio social aquele que de certa forma faz do diferente o especial. A inclusão é uma inovação , cujo sentido o seu sentido tem sido muito distorcido e se tornado um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais.
Uns dos motivos que sustenta a luta pela inclusão como uma perspectiva para as pessoas com deficiência é sem duvida a qualidade no ensino nas escolas publicas e privadas , de modo que se tornem aptas para responder as necessidades de cada um de seus alunos de acordo com suas especificidades sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. O sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular decorre portanto das possibilidades de se conseguir progresos significativos desses alunos na escolaridade por meio da adequação das práticas pedagógicas, com novas mudanças ocorrendo é necessário que o pedagogo tenha uma visão qualificada e funcional para lidar elas. Esse trabalho visa relatar essas praticas presentes no dia-a-dia do pedagogo , visando como ele se relaciona e se aprofunda com a tal.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Pedagogia trata-se da ciência responsável pelo processo educacional e pelo desenvolvimento do indivíduo como um todo.

A educação trata-se de um fenômeno presente na sociedade e nos grupos constitutivos dessas que é responsável pela evolução da sociedade através da aquisição de conhecimentos. A educação pode ser dividida em educação formal e informal, a educação informal é produzida a partir de necessidades imediatas da vida, já a educação formal é como o conhecimento escolar, dividindo tarefas e com limite no processo de socialização mas, de certo modo, a educação formal contém em si a informal, visto que o educador não se limita a transmitir conteúdo.

Nesse contexto, o pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, que possui as competências para atuar em espaços escolares e não-escolares com o estabelecimento do ensino e seus processos nas mais diferentes fases.

Por sua vez, a educação inclusiva está presente nas diferentes perspectivas das ciências, mas principalmente, pela crítica que ela faz aos paradigmas e as necessidades de discussão da educação no contesto sociocultural. A relação entre a educação inclusiva e a diversidade cultural está voltada no desenvolvimento de políticas para a resolução de problemas sociais em populações, sendo que essa inclusão da diversidade na educação enfrente como principal dificuldade a quebra e construção de paradigmas trazidos a discussão pela cultura local e social. Ainda é necessário considerar a postura política e ética implícita na realidade e no desenvolvimento das estratégias de diversidade cultural e a divisão dos processos do tema inclusão socioeducacional. Discutir paradigmas na educação inclusiva e o contexto sociocultural é um desafio enfrentado nos dias atual, principalmente pelo fato de ser um tema que precisa e iminente discussão e que se faz necessário para a atual situação da educação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais