Buscar

como o gestor deve agir mediante mudanças

Respostas

User badge image

Rose e Felipe

A mudança é o fator indispensável à evolução. Só progride quem se arrisca a mudar e expandir seus horizontes. Isso vale para questões pessoais e profissionais, individuais e coletivas. Quando se trata da cultura de uma empresa, a mudança pode ser mais complexa por envolver diferentes interesses e receios entre os funcionários. Mas, para o gestor de equipes emplacar a mudança de forma eficaz, ele deve encará-la como um processo, com início, meio e fim. Como diz o ditado, não se deve colocar a carroça na frente dos bois. A pressa, em casos como esse, pode minar a mudança e manter a empresa presa a um antigo problema.

A ideia é entender que a desconstrução de um determinado modelo pavimenta o caminho para a criação de um novo. Para que tenha sucesso em longo prazo, é preciso também determinar um plano de ação, que ajuda a consolidar a mudança. Neste artigo, apontamos três passos considerados fundamentais para realizar mudanças eficazes no mundo corporativo.

1. Consciência

O primeiro passo para executar qualquer mudança é a consciência, a chamada lição de casa. Você e sua equipe devem compreender com clareza o que precisa ser ajustado para atacar o problema com a arma correta. Envolver os colaboradores nessa etapa cria em cada um deles a predisposição a ajudar e acatar a mudança que for estabelecida ao final do processo.

Se existe um problema bem claro para ser resolvido, todos devem entendê-lo para colaborar no processo. O papel do gestor de equipes é conversar com todos para dar um panorama geral e as opções que podem ser aplicadas. Outro ponto importante é dar a palavra a cada colaborador, com o objetivo de deixá-los mais envolvidos e coletar ideias construtivas. Em outras palavras, o gestor deve liderar um brainstorming com sua equipe.

A contribuição de mais pessoas inibe a chamada “saída fácil” por parte do chefe, que tende a ficar na zona de conforto ao tomar decisões unilaterais. Esse tipo de postura pode fazer a empresa perder oportunidades de realizar mudanças com maior assertividade.

(Evitar decisões unilaterais que podem prejudicar a empresa passa pelo controle do próprio ego. Foi esse o tema de um post recente no blog. Clique aqui e confira)2.

Palavras

Uma vez que todos estão conscientes da necessidade de mudança e passam a remar juntos na nova direção, o momento é de fomentar novas ideias, o que se faz com palavras. Coloque no papel todos os insights que surgirem durante o brainstorming para visualizar com clareza os possíveis caminhos e poder optar por um deles. Atenção para evitar julgamentos apressados do que funciona e do que não dará certo. A opinião da equipe também deve ser levada em conta em momentos como esse, afinal de contas todos serão impactados pela mudança que será implementada.


A busca pela melhor ideia deve ser feita com calma. Um exercício fundamental nessa etapa é a confirmação do que são fatos verificáveis e do que são
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando