Buscar

Por favor prova alguém ajudar! Prova Políticas e a Educação de Surdos no Brasil

Muitos termos considerados incorretos já foram usados no passado, para caracterizar pessoas com deficiência, tais como: doentes, mongoloide, surdo-mudo, ceguinho, surdinho e tantos outros termos mediados pela forma que tinha a discussão e a visão da época. Infelizmente, ainda ouvimos estas denominações errôneas em nossos dias, por pessoas que ainda estão arraigadas à cultura passada, ou por não possuírem a informação devida. Para evitar discrepâncias e alcançar o justo-meio, faz-se necessário estabelecer alguns conceitos importantes com relação a esses termos. Em especial à Redação Constitucional, que tratava da pessoa portadora de necessidades. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:

I- O texto constitucional que faz uso do termo "portador de necessidades especiais" não necessita de uma emenda para correção. Vale a análise contextual de seu surgimento e o atual entendimento, para que os próximos textos legislativos sejam diferentes.

PORQUE

II- Embora conste no texto constitucional, mesmo sendo incorreto, o termo "portador" era usado na época. Quando, o legislador visava tão somente não utilizar de palavras com conotações negativas, como surdo-mudo, retardo e outros. Entretanto, atualmente, este termo também não condiz com a realidade e, portanto, deve ser evitado.

Assinale a alternativa CORRETA:
  a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
  b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
  c) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

💡 2 Respostas

User badge image

Cairo Freitas

por favor ajudar respondeu!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De fato o termo "portador de necessidades especiais" vem caindo em desuso, ao menos em meios no qual se estão familiarizados com tais repertórios e temas. Esse termo implica que a pessoa "porta" sua necessidade especial, como que pudesse deixar tal característica a qualquer momento. Apesar de atualmente se tentar evitar o uso de tal termo, no período de sua inserção na constituição não o era errado, não necessitando tal revisão (ainda que e no uso cotidiano deva ser evitado).

Portanto, a alternativa correta é a letra "As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais