Buscar

quando utlizamos agonistas e antagonista adrenergicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Stephanie Fernandes

Os antagonistas adrenérgicos podem ser utilizados para o tratamento de hipertensão, certas arritmias cardíacas e isquemia cardíaca. Já os agonistas são indicados para utilização no pós parto, pós cirurgia e para promover a liberação de urina, tratando a bexiga sem tônus e tratamento de glaucoma. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os medicamentos são fundamentais no tratamento de doenças, sendo formados por uma ou mais substâncias nas devidas proporções que possuem propriedades contrárias ao avanço da doença.

Assim, pensando na ação que um medicamento realiza no organismo, podemos associar medicamentos agonistas e antagonistas. Considerando que o agonista é o que realiza a ação esperada, o antagonista será o medicamento que se opõe total ou parcialmente à ação do primeiro. Dentre esses medicamentos, temos os adrenérgicos que estimulam os receptores adrenérgicos da membrana pós-sináptica, sendo utilizados em casos de descontrole do sistema nervoso simpático.

Portanto, os agonistas e antagonistas adrenérgicos são utilizados em problemas relacionados com um descontrole do sistema nervoso simpático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais