Buscar

Qual a diferença entre a regra de três composta da simples?

Respostas

User badge image

Hagnon Amorim

A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

1
Dislike0
User badge image

Yan Santana

Regra de Três Simples e Composta. A regra de três é um processo matemático para a resolução de muitos problemas que envolvem duas ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. ... A regra de três composta, por sua vez, permite descobrir um valor a partir de três ou mais valores conhecidos

0
Dislike0
User badge image

Yuri B. Dos Santos

Regra de três simples

Na regra de três simples, conhecemos três valores e desconhecemos apenas um. Multiplicamos cruzado e chegamos ao resultado. É preciso, no entanto, analisar se são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. Confira:

Para fazer 12 pães, usamos 1 quilo de farinha de trigo, quantos quilos serão necessários para fazer 18 pães?

Nesse caso, temos uma regra de três diretamente proporcional. Para fabricar os 18 pães, vai ser necessária mais farinha.

1 kg – 12 pães

X kg – 18 pães

12 x = 18

X= 1,5 kg.

Uma casa pequena pode ser construída por 4 pedreiros em 90 dias, mas apenas dois pedreiros foram contratados. Quanto tempo levarão para construir essa mesma casa?

Nesse caso, 4 pedreiros construirão a casa mais rapidamente e, ao reduzirmos os pedreiros, o tempo para ser construída será maior. Então, trata-se de uma regra de três inversamente proporcional. Para resolver, uma das frações deve ser invertida. Confira:

4 pedreiros – 90 dias

2 pedreiros – x dias

90.4 = 2x

360 = 2x

X = 360/2

X = 180 dias.

Regra de três composta

Quando compostas, as regras de três possuem três grandezas direta ou inversamente proporcionais, mas o problema apresenta seis valores, sendo que cinco deles são conhecidos e somente um desconhecido.

Oito homens em uma fabrica, levam 12 dias para montar 16 máquinas. Quantos dias, nas mesmas condições, 15 homens levarão para montar 50 máquinas?

Para isso, vamos montar uma tabela com os valores, facilitando o cálculo:

Quantidade de homensTempo em diasNúmero de máquinas8121615X50

Assim como na regra de três simples, temos que analisar se são direta ou inversamente proporcionais: a quantidade de homens será fixada para relacionar o tempo com o número de máquinas. Se dobrarmos o tempo de montagem, dobraremos o número de máquinas. Essas duas grandezas, portanto, são diretamente proporcionais.

Agora, fixaremos o número de máquinas, relacionando quantidade de homens e tempo de montagem. Ao dobrarmos a quantidade de homens trabalhando, o tempo será reduzido, portanto essas duas são inversamente proporcionais. Com isso, temos que:

Lembrando que como temos grandezas que são inversamente proporcionais, temos que inverter uma das frações:

Multiplicando cruzado, temos que:

240 x = 12. 400

240 x = 4800

X = 20.

Com 15 homens, 50 máquinas levarão 20 dias para serem construídas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando