Buscar

Obtenha um intervalo de confiança (intervalo de valores plausíveis) para µ

Os engenheiros industriais que se especializam em ergonomia estão preocupados em projetar espaços e dispositivos operados por trabalhadores, de modo a obter maior produtividade e conforto. O artigo “ Studies on ergonomically designed alphanumeric keyboard” (NAKASEKO et al. 1985 apud DEVORE, 2018) relata o estudo da altura preferida de um teclado experimental com grande apoio para o pulso e o antebraço.

Uma amostra de  digitadores treinados foi selecionada e a altura preferida do teclado foi determinada para cada digitador. A altura preferida média resultante da amostra foi  cm.

Supondo que a altura preferida tenha distribuição normal com , obtenha um intervalo de confiança (intervalo de valores plausíveis) para µ, a altura média real preferida pela população de todos os digitadores experientes.

Observe que estamos supondo que a distribuição da população seja normal e que o valor da média µ e do desvio-padrão da população sejam conhecidos. Quando encontramos o valor do intervalo de confiança, estamos interessados em saber se o parâmetro investigado foi estimado com precisão, ou seja, houve pouca variabilidade. O intervalo de confiança sempre é calculado selecionando-se primeiro o nível de confiança, que corresponde a uma medida do grau de confiabilidade do intervalo. Lembre-se de que um nível de confiança de 99% traz menos precisão nos dados do que um nível de confiança de 95% porque um intervalo maior sugere uma variedade muito grande de valores plausíveis.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais