Buscar

Farmacologia estudo de casos

relativa falta de atividade de conjugação (inativação) ou excreção inadequada de fármacos em recém-nascidos pode ter sérias consequências.

Imagine que você está participando de um caso com a indicação de medicamentos para crianças e, como um dos palestrantes do evento, você apresenta o seguinte caso:

​​​​​​​

​​​​​​​Explique o que aconteceu nesse caso: qual foi o antimicrobiano utilizado? qual foi o mecanismo de ação desse antimicrobiano? por que aconteceu esse quadro com o recém-nascido?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcela Pinheiro

Provavelmente o fármaco utilizado foi o cloranfenicol. Este deve ser utilizado com muito cuidado em recém-nascidos, com a monitoração das concentrações no plasma.Os neonatos têm baixa capacidade de excretar o fármaco, o qual acumula em níveis que interferem na função dos ribossomos mitocondriais, resultando na “síndrome cinzenta” — vômitos, diarreia, flacidez, baixa temperatura e cor acinzentada —, com uma taxa de 40% de mortalidade. Ele tem ação em casos de meningite bacteriana por se distribuir amplamente pelos líquidos corporais e atingir rapidamente concentrações terapêuticas no líquido cefalorraquidiano (LCS). O mecanismo de ação do cloranfenicol consiste na inibição da síntese das proteínas bacterianas ao se ligar à subunidade 50S do ribossomo bacteriano.
2
Dislike0
User badge image

Edjane Martin

...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais