Buscar

Como ocorre a síntese do colágeno?

💡 13 Respostas

User badge image

Otavia Santos

principal célula responsável pela síntese é o fibroblasto ( célula do tecido conjuntivo)...

De acordo com o mRNA, serão sintetizadas, no Retículo endoplasmatico rugoso (RER) ,3 cadeias de polipeptídeos que são chamados de preprocolágeno. No lúmem do RER , o peptídeo sinal é clivado dessa molécula que agora se chama procolágeno.Ainda no RER, quando essas moléculas estão sendo sintetizadas, ocorre a hidroxilação de resíduos de prolina e lisina.

Assim que acaba de ser formar a hidroxilisina( a partir da hidroxlação) ela é glicosilada. ( o que difere os colágenos , é o grau de glicosilação )...

Esses pepitídeos são chamados de cadeia alfa e, todos eles possuem em cada uma de suas extremidades, um peptideo de registro, que orientam a fpormação da trípla hélice característica da molécula de procolágeno......... O procolágeno é transportado em vesículas para o golgi e de lá, vai apra o meio extracelular com a ajuda de microtúbulos..., No meio extracelular , os peptídeos de registro são clivados da molécula de procolágeno ( pelas enzimas procolageno peptidases) formando , asism , a mólecula de tropocolágeno que é capaz de se polimerizar e formar o colágeno..

Olha são essas organelas que estão envolvidas na biossintese do colageno, as enzimas eu não e lembro de todas...

2
Dislike0
User badge image

Rafaela

Olá!!


O colágeno é produzido no interior de algumas células, sendo elas : Fibroblasto, Osteoblastos e Condroblastos. Após ser sintetizado é excretado para o meio extracelular que irá sofrer ação enzimática.


Espero ter ajudado abraços !!

1
Dislike0
User badge image

Carol Herbst

O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, e exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes adquire sua estrutura em tripla hélice. Cada molécula de colágeno é predominantemente formada pela a glicina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina. A hidroxiprolina e a hidroxilisina são aminoácidos originados respectivamente da prolina e da lisina através de processos enzimáticos dependentes da vitamina C. Por esse motivo, a deficiência dessa vitamina leva ao escorbuto, uma doença relacionada a problemas na síntese do colágeno, causando hemorragia (vasos sanguíneos e pele possuem colágeno na sua constituição).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais