Buscar

Alguém pode me ajudar a resolver essa questão, sobre composição centesimal?

Com a composição centesimal é possível obter informações sobre os nutrientes presentes nos alimentos. Um dos objetivos é identificar caracteristicas e composição deles para, assim, diversificar a alimentação. Em um laboratório de análise de alimentos, você, como nutricionista, quer verificar a composição centesimal de um bolo industrializado, mais especificamente umidade, cinzas e lipídio. Você possui as seguintes informações: UMIDADE - PO = 13086 (média das 3 amostras) P = 5,0034 (média das 3 amostras)

CINZAS - N= 0,0555 (média das 3 amostras) P=2,0031 (média das 3 amostras) LIPÍDIOS - Peso dos lipídios = 0,0899 (média das 3 amostras) - Peso da amostra = 3,02 (média das 3 amostras). Diante disso, responda quais procedimentos devem ser realizados no laboratório para as análises? Além disso, realize os cálculos das determinações mencionadas

💡 4 Respostas

User badge image

Lenise Maria Coral

Os procedimentos que deverão ser realizados são: 

Umidade: o alimento deve ser triturado. Em seguida, pesar apenas o pesa-filtro (3 unidades diferentes), anotar os valores e zerar a balança analítica. Em seguida, pesar 5 gramas da amostra analisada, em triplicata, na balança analítica. Colocar o pesa-filtro em estufa aquecida a 105ºC por um período de duas horas. Resfriar no dessecador tampado por 20 minutos. Depois, pesar as amostras resfriadas e anotar o peso. Repetir o processo de dessecamento e pesagem até o peso estar estabilizado. Por último, fazer o cálculo da porcentagem de umidade.

Cinzas: O primeiro passo é triturar o alimento. Depois, pesar o cadinho vazio (3 unidades), anotar os valores e zerar a balança. Pesar 3 gramas da amostra em triplicata, em cada cadinho, e anotar os valores. Colocar as amostras na chapa elétrica, protegendo com a capela e deixando incinerar. Depois, transferir o cadinho para a mufla a 550ºC, deixando tempo suficiente para a destruição da matéria orgânica. Esperar a temperatura baixar para 80ºC e colocar no dessecador. Retirar as amostras do dessecador e logo após pesá-las, anotando os valores. Repetir o processo de dessecamento e pesagem até o peso estar estabilizado e calcular da porcentagem de cinzas.

Lipídios (METODOLOGIA DE BLIGH E DYER): Inicia-se com o pré-preparo da amostra, triturando o bolo no liquidificador. Em um tubo com tampa, pesar entre 3 e 3,5g da amostra em triplicata, com teor de gordura abaixo de 20%. Para amostras com teor acima de 20% de gordura, pesa-se entre 2 e 2,5g. Em seguida, adicionar 10mL de clorofórmio e 10mL de solução de sulfato de sódio 1,5%. Adicionar 20mL de metanol, 8mL de água destilada e agitar rigorosamente. Centrifugar a 100rpm e, na sequência, agitar rigorosamente por 2min. Colocar o tubo de ensaio no agitador rotativo por 30min. Filtrar a camada inferior em papel filtro qualitativo com sulfato de sódio anidro. Succionar a camada metanólica superior e descartar. Evaporar o solvente em estufa a 105ºC. Transferir 5mL do filtrado para um béquer de 50mL previamente padronizado. Pesar o béquer e padronizar em triplicata. Esfriar em dessecador e então pesar. Para finalizar, fazer os cálculos de porcentagem de lipídios

Os cálculos devem ser realizdos para os mesmos itens da seguinte maneira:

2
Dislike0
User badge image

Gardenia Azevedo

Os procedimentos que deverão ser realizados são: Umidade: o alimento deve ser triturado. Em seguida, pesar apenas o pesa-filtro (3 unidades diferentes), anotados valores e zerar a balança analítica. Em seguida, pesar 5 gramas da amostra analisada, em triplicata, na balança analítica. Colocar o pesa-filtro em estufa aquecida a 105ºC por um período de duas horas. Resfriar no dessecador tampado por 20 minutos. Depois, pesar as  amostras resfriadas e anotar o peso. Repetir o processo de dessecamento e pesagem  até  o  peso  estar estabilizado.

Por  último, fazer  o  cálculo  da  porcentagem  de umidade. Cinzas: O primeiro  passo  é  triturar   o alimento. Depois, pesar o  cadinho vazio (3  unidades), anotar os valores  e zerar a  balança.  Pesar  3  gramas  da  amostra  em  triplicata, em  cada cadinho, e anotar os valores.  Colocar  as amostras  na  chapa  elétrica, protegendo com a  capela  e deixando incinerar.  Depois, transferir  o  cadinho  para  camufla a 550º C, deixando  tempo suficiente  para a destruição  da matéria  orgânica.

Esperar a  temperatura baixar para  80ºC  e colocar  no  dessecador.  Retirar  as  amostras  do  dessecador e  logo  após pesá-las, anotando os valores. Repetir o processo de dessecamento e pesagem  até  o  peso  estar estabilizado e calcular da porcentagem de cinzas. Lipídios (METODOLOGIA  DE  BLIGH  E  DYER): Inicia-se  com  o  pré-preparo  da amostra, triturando  o  bolo  no liquidificador. 

Em  um  tubo  com tampa, pesar  entre  3  e  3,5g  da  amostra  em  triplicata, com  teor  de  gordura abaixo  de 20%.  Para  amostras  com  teor  acima  de  20%  de  gordura, pesa-se  entre  2  e  2,5g.  Em  seguida, adicionar  10mL  de  clorofórmio  e  10mL  de solução  de  sulfato  de  sódio 1,5%.  Adicionar  20mL  de  metanol, 8mLde água destilada e agitar rigorosamente. Centrifugar a 100 rpm e, na sequência, agitar rigorosamente por 2 min. Colocar o tubo de ensaio no agitador rotativo por 30min.

Filtrar a camada inferior em papel filtro qualitativo com sulfato  de  sódio  anidro.  Succionar  a  camada  metanólica  superior  e  descartar.  Evaporar  o  solvente  em  estufada 105ºC.  Transferir  5mL  do  filtrado  para  um  béquer  de  50mL  previamente  padronizado.  Pesar  o  béquer  e padronizar em  triplicata. Esfriar em  dessecador e  então pesar. Para finalizar, fazer os cálculos de  porcentagem de lipídios. Os cálculos devem ser realizados para os mesmos itens da seguinte maneira:

x


0
Dislike0
User badge image

gilvania andrade

Os procedimentos que deverão ser realizados são: 

Umidade: o alimento deve ser triturado. Em seguida, pesar

apenas o pesa-filtro (3 unidades diferentes), anotar os valores e zerar a

balança analítica. Em seguida, pesar 5 gramas da amostra analisada, em

triplicata, na balança analítica. Colocar o pesa-filtro em estufa aquecida a

105ºC por um período de duas horas. Resfriar no dessecador tampado por 20

minutos. Depois, pesar as amostras resfriadas e anotar o peso. Repetir o

processo de dessecamento e pesagem até o peso estar estabilizado. Por último,

fazer o cálculo da porcentagem de umidade.

Cinzas: O primeiro passo é triturar o alimento. Depois, pesar o

cadinho vazio (3 unidades), anotar os valores e zerar a balança. Pesar 3 gramas

da amostra em triplicata, em cada cadinho, e anotar os valores. Colocar as

amostras na chapa elétrica, protegendo com a capela e deixando incinerar.

Depois, transferir o cadinho para a mufla a 550ºC, deixando tempo

suficiente para a destruição da matéria orgânica. Esperar a temperatura baixar

para 80ºC e colocar no dessecador. Retirar as amostras do

dessecador e logo após pesá-las, anotando os valores. Repetir o

processo de dessecamento e pesagem até o peso estar estabilizado e calcular da

porcentagem de cinzas.

Lipídios (METODOLOGIA DE BLIGH E DYER): Inicia-se com o pré-preparo

da amostra, triturando o bolo no liquidificador. Em um tubo com tampa,

pesar entre 3 e 3,5g da amostra em triplicata, com teor de gordura abaixo de

20%. Para amostras com teor acima de 20% de gordura, pesa-se entre 2 e 2,5g. Em

seguida, adicionar 10mL de clorofórmio e 10mL de solução de sulfato de sódio

1,5%. Adicionar 20mL de metanol, 8mL de água destilada e agitar rigorosamente.

Centrifugar a 100rpm e, na sequência, agitar rigorosamente por 2min.

Colocar o tubo de ensaio no agitador rotativo por 30min. Filtrar a camada

inferior em papel filtro qualitativo com sulfato de sódio anidro. Succionar a

camada metanólica superior e descartar. Evaporar o solvente em estufa

a 105ºC. Transferir 5mL do filtrado para um béquer de 50mL previamente

padronizado. Pesar o béquer e padronizar em triplicata. Esfriar em dessecador e

então pesar. Para finalizar, fazer os cálculos de porcentagem de lipídios

Os cálculos devem ser realizados para os mesmos itens da seguinte

maneira:  

Umidade

 % de umidade= 100xP0/P

% de unidade = 100x1,3086/5,0034= 26,1542%

 

Cinzas

% de cinzas= 100xn/P

% de cinzas=100x0,0555/3,0031=1,84%

 

Lipídios ( método de Bligh e Dyer)

% de lipídios-peso dos lipídios x4 100Q peso da amostra(g)

% de lipídio= 0.0899x4x100/3,02=11,9%

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais