Buscar

DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO

1 - Os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais tem previsão, principalmente, na CLT - Consolidação das Leis Do Trabalho, na Lei 5889/1973 e na Constituição Federal de 1988. Trabalhador rural, conforme consta no art. 2º da Lei 5889/1973 "[...] é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário". O art. 3º diz: "Considera-se empregador rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agro econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados". Com base no texto, assinale a resposta correta: a) O empregado que trabalha em pequena propriedade de veraneio, sendo esta uma propriedade rural, mesmo sem atividade econômica, é considerado empregado rural. b) O art. 7º da Constituição Federal não concede ao trabalhador rural todos os direitos concedidos ao trabalhador urbano. c) O empregado que trabalha em rancho de veraneio, localizado no meio rural às margens de rio ou represa, sem atividade econômica, é considerado empregado doméstico. d) O empregado que trabalha em pequena propriedade rural com atividade econômica reconhecida, produzindo hortaliças, derivados de leite, frangos e ovos, os quais são vendidos para o comércio na cidade rendendo lucros para o empregador, é considerado empregado doméstico, pois para ser considerado empregado rural com todos os direitos trabalhistas previstos na Lei e na Constituição Federal é necessário que a propriedade tenha no mínimo 10 hectares. e) O empregado que trabalha em rancho de veraneio, localizado no meio rural às margens de rio ou represa, sem atividade econômica, não é considerado empregado doméstico, pois se a propriedade é localizada no meio rural, o empregado que nela trabalha também é considerado trabalhador rural.

💡 1 Resposta

User badge image

Raylane Carvalho

Resposta correta c) O empregado que trabalha em rancho de veraneio, localizado no meio rural às margens de rio ou represa, sem atividade econômica, é considerado empregado doméstico.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais