Buscar

Se existem apenas 20 aminoácidos, e TODAS as proteínas são codificadas a partir dos mesmos aminoácidos, como pode existir tantas proteínas diferentes?

Respostas

User badge image

Thaline Tavares

Apesar de existirem apenas 20 aminoacidos diferentes, as proteinas apresentam uma grande diversidade, porque cada aminoacido é codificado por um conjunto de tres nucleotidos.
1
Dislike0
User badge image

Israel Levi Nascimento Silva

Isso ocorre devido as diferentes combinações possíveis entre os 20 aminoácidos conhecidos e através das ligações peptidicas que se formam entre eles. As diferentes sequências entre eles determinam o peptideo a ser formado e por isso podem resultar em um grande número de proteínas diferentes. Além disso, proteínas são compostas por mais de um peptideo diferente aumentando ainda mais a variabilidade delas.
1
Dislike0
User badge image

Sabrina B

Cada aminoácido corresponde a uma ou mais combinações de três nucleotídeos, chamadas códon. Como um mesmo aminoácido pode ser traduzido a partir de diferentes códons, o código genético é considerado degenerado (ou redundante).Uma proteína é formada por um conjunto de aminoácidos e variam não exatamente em função de quais aminoácidos a formam, e sim em função de qual a sequência em que esses aminoácidos se encontram na cadeia. Apesar de uma mesma proteína ser produzida a partir de sequências genéticas variadas, algumas combinações resultam em maiores produções proteicas.
1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando