Buscar

rh

[08:11, 13/07/2021] Higor: Olá estudante, para realização dessa atividade Mapa imagine a seguinte situação hipotética.


A área de Gestão de Pessoas da empresa XPTO entrou em contato com a sua consultoria para pedir ajuda em uma questão específica.


Agendada a reunião, você partiu para o primeiro movimento: buscar informações sobre a empresa encontrando os seguintes dados:

1) Empresa do varejo líder nacional na comercialização de suprimentos para a indústria nos setores de manutenção, reparo e operação.

2) Atuação nacional através de lojas físicas e televendas, além de vendedores e promotores externos que fazem o trabalho de campo porta-a-porta.

3) Fundada há mais de 60 anos, foi vendida para um grupo multinacional após o falecimento do fundador. Este, por sua vez, era uma pessoa muito…

[08:26, 13/07/2021] Higor: A área de Gestão de Pessoas da empresa XPTO entrou em contato com a sua consultoria para pedir ajuda em uma questão específica.


Agendada a reunião, você partiu para o primeiro movimento: buscar informações sobre a empresa encontrando os seguintes dados:

1) Empresa do varejo líder nacional na comercialização de suprimentos para a indústria nos setores de manutenção, reparo e operação.

2) Atuação nacional através de lojas físicas e televendas, além de vendedores e promotores externos que fazem o trabalho de campo porta-a-porta.

3) Fundada há mais de 60 anos, foi vendida para um grupo multinacional após o falecimento do fundador. Este, por sua vez, era uma pessoa muito presente no dia a dia dos funcionários fazendo questão de acompanhar todo o movimento da empresa. Embora tenha um conselho de administração, não fazia parte dele por desejar estar no controle da empresa. Seu filho chegou a ser preparado para assumir a sua posição, mas desistiu acarretando a venda da empresa.

4) Os funcionários, na sua maioria, são antigos e conviveram muito tempo com o dono incorporando a cultura da empresa e intensificando a relação de confiança entre todos – empresa e funcionários. Os funcionários foram mantidos sem processos de demissão pela empresa nova.

5) As equipes de vendas são o foco das estratégias de RH. Muitos treinamentos técnicos e comportamentais são administrados a eles e o desempenho acompanhado de perto.

6) Os vendedores internos têm a ambição de se tornarem vendedores externos pelos ganhos e “status” que a posição oferece. Qualquer um que entre na empresa tem o desejo de ser um vendedor, pois isso é reconhecido no mercado de trabalho.

7) Os vendedores são avaliados conforme o atingimento de metas através de softwares e sistemas trazidos pela multinacional que adquiriu a empresa. Os vendedores recebem conceitos que variavam de A a E, sendo A o melhor desempenho e E o menor.


Essa é a situação problema que a área de Gestão de Pessoas não estava conseguindo avaliar e pediu a sua ajuda. A questão era em função da relação entre produtividade e desempenho em vendas. A área mediu esses indicadores e obteve o seguinte resultado:

 

Classes de produtividade desempenho médio

a 3,59

b 3,47

c 3,37

d 3,54

e 3,54


Observa-se no quadro acima que o desempenho menor é dos vendedores classe C e essa é a questão a ser respondida.

Por que esses vendedores tinham o desempenho inferior aos de nível D e E?


Seu trabalho para esse Mapa será de entender o que está acontecendo, propor uma hipótese para o problema e entregar à área um relatório com suas considerações/conclusões/entendimento da situação e estratégias para solucionar essa questão. Para tanto, siga todos os passos indicados para a entrega desse relatório/proposta de trabalho.


#Dicas

Para compor o indicador desempenho é considerada uma autoavaliação em termos de desempenho. Portanto, os vendedores classe C são produtivos, mas não se percebem com bom desempenho. Não deixe de considerar as mudanças que ocorreram na empresa nos últimos tempos.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais