Buscar

Tarefa 3 Atividade Integradora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Departamento de Ciências Administrativas
ADM01050 - Atividade Integradora I: Pesquisa
Turma U - Período 2020/2 - ERE - Prof. Dr. Leonardo Granato
Tarefa 3: Pesquisa em administração pública: a conscientização de um problema[footnoteRef:2]* [2: * Adaptado de: LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: ArtMed; Belo Horizonte: EdUFMG, 1999.] 
Nome:
Leia o Material de Apoio e posteriormente realize o seguinte exercício de fixação.
Localize uma situação com problema público, e que esse problema possa ser objeto de uma pesquisa. Faça-o com clareza e precisão. Não negligencie qualquer parâmetro essencial à compreensão do assunto do qual se trata. Em seguida, responda as seguintes perguntas:
1. Por que esse problema merece uma pesquisa e que benefício pode-se esperar da pesquisa em relação à situação original?
Segundo o IBGE, quase metade da população brasileira não possui acesso a saneamento básico e 39,7% dos municípios ainda não tem serviço de esgotamento. Estes dados são alarmantes pois a falta de saneamento evidencia a desigualdade social entre os brasileiros, a gravidade do risco à saúde da população sem este serviço essencial, além de contribuir para a poluição do meio ambiente e dos recursos hídricos. A pesquisa é necessária pois apresenta dados e informações relevantes sobre o assunto para conhecimento da população, e também tem o intuito de trazer informações úteis à sociedade com soluções e formas de como o cidadão pode colaborar para trazer este serviço para a sua comunidade se ainda não tiver.
2. Já se pode vislumbrar o que seria desejável obter como explicação, compreensão, informações após se ter estudado o problema? Em outras palavras, você já tem uma hipótese para ser explorada?
Sim. Esta situação envolve diversos problemas de infraestrutura, organização dos órgãos competentes, saúde, além de verbas do governo. Existe ainda um caminho que deve ser percorrido para que todos tenham acesso a este recurso, cabe também a população de fiscalizar e exigir aos responsáveis que realizem as medidas necessárias para que avance nas políticas públicas de sanitarização.
3. Antes de proceder à pesquisa propriamente dita, seria útil delimitar melhor o problema? O que se deveria então fazer? Leituras, quais, por exemplo? Fazer perguntas a especialistas, quais?
Sim. É necessário coletar informações, dados e estatísticas em fontes confiáveis, como por exemplo o IBGE, além de estudar artigos científicos notícias de jornais e coletar informações com a população. Consultar especialistas também é necessário, representantes da área da saúde, do meio ambiente como o Ministério do Meio Ambiente, representantes de prefeituras e políticos também são importantes na pesquisa, também empresas e trabalhadores que atuam neste mercado.
4. Quais são, dentre os conhecimentos que possuo, os que me ajudaram a escolher meu problema? De que ordem são esses conhecimentos? São apenas fatuais? Encontram-se aí conceitos, teorias, científicas ou não?
Tenho o entendimento de que este é um assunto de direito básico do ser humano e deve ser estudado e colocado em evidencia, pois precariza o cotidiano de 100 milhões de brasileiros. Notícias de jornais, informações compartilhadas na internet, além de dados científicos e ter vivenciado esta realidade auxiliou na decisão de escolha para a realização desta pesquisa. É meu papel como aluna de Administração Pública e Social pesquisar referente a este assunto e trazer informações relevantes para a população afim de contribuir para a sociedade. 
5. Meus valores, ou seja, minha visão de mundo, minhas preferências por determinados estados da realidade, orientaram minha escolha do problema? Como?
Sim. Acredito que todos os seres humanos merecem uma vida digna, com respeito e sem passar necessidade, porém não é a realidade em que vivemos atualmente. Estamos em 2021 e ainda existe uma parte muito considerável da população brasileira que convive em situação precária sem saneamento básico. Isto coloca em risco a vida de cidadãos, expondo a doenças como por exemplo, leptospirose e cólera, além disto a desigualdade social também é uma incidência da falta de saneamento básico e creio que também deve ser combatida.
6. Minhas experiências de vida tiveram alguma influência na minha escolha? Que parte de conhecimentos, de valorização, de curiosidade etc. comportam e em que medida esses elementos entraram em jogo? Que tipo de motivação me influenciou?
Sim. Possuo familiares que residem no interior do Rio Grande do Sul e que viveram em condições precárias durante muitos anos sem saneamento básico até 2013, pois na cidade em que moram a única forma de possuir sistema de esgoto era contratando uma empresa privada para realizar o serviço e a família não tinha condições financeiras para arcar com esta despesa. Diversas vezes viajei com meus avós paternos para visitar estes familiares e consequentemente vivenciei a situação que para eles era algo cotidiano. Minha motivação é acreditar que o saneamento básico é um dos direitos essenciais para os seres humanos viverem uma vida digna e com saúde, além da luta pela minimização da desigualdade social.
(1,0)

Continue navegando