Buscar

Gestao de Pessoas evolucao e tendencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de pessoas, evolução e tendências
A evolução da área de gestão de pessoas ao longo do tempo, foi sobremaneira influenciada pelas constantes modificações em nossa forma de viver e de trabalhar: pelos diferentes modos de produção, pelas relações sociais e econômicas que caracterizaram os diferentes tempos históricos desde o controle do fogo, por exemplo, que permitiu que ao homem nômade tornar-se sedentário e passar a realizar as primeiras atividades territoriais para sua subsistência. Somado a isso, a crescente renovação tecnológica também reorientou a disseminação de conhecimento e trouxe importantes inovações a estruturação e gestão de pessoas e do trabalho. É importante, assim, que o profissional de gestão de pessoas conheça os acontecimentos que marcaram a história do homem com seu fazer e que, consequentemente, reverberam na constituição da área de gestão de pessoas tal como a conhecemos hoje.
Analise o que segue:
I – Com o fim da escravidão, observamos a organização do trabalho fabril.
II – Nas fábricas, a busca pela crescente produtividade alavanca a necessidade de gestão do tempo e do movimento dos trabalhadores – vemos surgir a área de gestão de pessoas.
Escolha, abaixo, a alternativa correta:
A I está correta e a II está incorreta.
Os diferentes estágios/momentos da gestão de pessoas respondem sempre às contingências do entorno. Neste caminho, pudemos vivenciar diferentes períodos, com características específicas. 
Relacione, abaixo, o período histórico relacionado às diferentes décadas da evolução da gestão de pessoas, com informação pertinente: 
(1) 1930
(2) 1950
(3) 1980 
(4) 1990
(5) 2000
( ) A gestão ocorre no âmbito da organização-verbo, já tecnologizada, com práticas conectadas e associações entre atores heterogêneos, de complexidade crescente.
( ) Utilização do termo gestão de pessoas a partir da necessidade da adoção de novas estratégiaas para desenvolvimento/aprendizagem de colaboradores, pertencimento, bem como a partir de contingências sociais e políticas.  
( ) Neste período, a área de Recursos Humanos é campo de atuação tanto para psicólogos quanto para administradores. 
( ) Forte atuação do sindicalismo, o debate sobre a  relação entre capital e trabalho também é chamado à cena. 
( ) Fase em que ocorre o início da administração de pessoal.
Assinale a alternativa que contempla a correspondência correta
5-4-3-2-1
. 
A respeito da evolução da área de Gestão de Pessoas, é correto afirmar que:
Na década de 90, o termo Gestão de Pessoas passa a ser utilizado, e nesse mesmo período teve início o foco na aprendizagem dos funcionários.
A Gestão de Pessoas pode ser vista como atuante em níveis tático e estratégico dentro de uma empresa, ou seja, realiza atividades para apoiar gerentes e diretores. É correto afirmar, referente ao exposto, que a Gestão de Pessoas deve:
Atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas, de acordo com as especificações de cada área.
Dentre os subsistemas de Gestão de Pessoas, existem inúmeras funções ligadas aos aspectos administrativos que essa área pode desenvolver dentro de uma empresa. Escolha a opção em que três dessas funções são verdadeiras:
Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação Interna e Endomarketing.

Continue navegando