Buscar

Atividade Prática Supervisionada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada (APS)
Leia o estudo de caso HBR- O que 40 anos de pesquisa revelam sobre a diferença entre inovação disruptivas e radicais- cultivar ou terceirizar?
Christian Hopp, David Atons, Jermain Kamiski e Torsten Oliver Salge- maio 2018
Responda:
1. Inovação radicais criam mercados? Justifique.
Sim. As inovações radicais são aquelas que mudam todo um cenário: criam mercados e oferecem produtos e serviços revolucionário e que quebram vario paradigmas. A inovação radical é um movimento drástico, no qual se caracteriza por mudanças até em nossos hábitos sociais, no qual vai ser estabelecido o público-alvo, sua área no mercado.
2. Quais inovações radicais você destaca (empresa e produto) nas áreas de: telecomunicações, mídia e automotiva? Explique.
No setor de telecomunicação, destaco o Telegram foi lançado em 2013, na Rússia. Criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, o aplicativo é um dos principais concorrentes do WhatsApp. O serviço oferece aos usuários o envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo, além de arquivos de diversos formatos.
Em mídia, temos o TikTok (IOS/Android) é uma ferramenta para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.
O TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou o Facebook em número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais, segundo estudo da Infobase Interativa
A Tesla teve sua origem em 2003, em São Franscisco, Califórnia, quando um grupo de engenheiros visionários, incluindo o renomado empresário Elon Musk, se reuniram para mostrarem ao mundo que era possível projetar e fabricar veículos totalmente elétricos.
Apesar a atuação principal da empresa esteja direcionada na fabricação e distribuição de automóveis elétricos, com a Tesla Motors, a companhia também atua em projetos de sustentabilidade envolvendo armazenamento de energia e a confecção de painéis solares, bem como na comercialização de componentes elétricos como baterias industriais de lítio-íon. 
3. Assim como a Netflix que demorou para se tornar um modelo disruptivo quais outras empresas vivenciaram essa transição? Explique duas.
A Rappi realmente deslanchou durante a pandemia, quando a possibilidade de ter qualquer coisa entregue na sua casa tornou-se uma salvação para quem estava tentando manter o isolamento social. Um estudo da Mobills mostrou que os gastos no app de entrega em maio de 2020 apresentaram alta de 149,1% em relação a janeiro.
Antes da Rappi, o delivery era limitado a restaurantes que ofereciam o serviço ou à contratação direta de um entregador para pequenas encomendas. Com a solução que a empresa colocou no mercado, agora é possível pedir delivery de, basicamente, qualquer coisa: compras de supermercado, medicamentos da farmácia, itens personalizados.
A tendência é que os consumidores continuem utilizando a Rappi, ao invés de fazer suas próprias entregas, mesmo depois que a pandemia acabar. Afinal, a solução do aplicativo permite economizar tempo, recurso cada vez mais valorizado.
A Zaitt é uma empresa que está avançando com a proposta do mercado inteligente, ou mercado autônomo, onde as pessoas podem entrar e fazer suas compras a qualquer hora do dia ou da noite, sem precisar passar pelo caixa. Com um aplicativo, é possível escanear os códigos dos produtos comprados e realizar o pagamento.
A proposta é permitir que as compras sejam feitas mais rapidamente. Além disso, também é mais seguro, já que não ocorrem operações com dinheiro no local. Por isso, o mercado autônomo tem potencial para, futuramente, substituir os mercados tradicionais com os quais estamos acostumados.
4. No Brasil exemplifique uma empresa que na sua opinião no ano corrente apresentará produtos radicais e disruptivos. Justifique
A Amazon chegou ao Brasil em 2012, quando vendia apenas livros eletrônicos. Em 2014, a empresa de Jeff Bezos expandiu seus negócios em solo brasileiro, adicionando a venda de livros físicos. Mas foi somente em 2017 que a Amazon deixou de comercializar exclusivamente. 
Atualmente a Amazon comercializa produtos diversos, incluindo brinquedos, eletrônicos, vestuários e acessórios. Além disso, a gigante do varejo online oferece serviços, como a Amazon Web Services (serviços de armazenamento em nuvem), Amazon Prime (streaming) e Alexa (assistente virtual) v livros e ampliou os negócios.

Outros materiais