Buscar

AOL 1 CPP Pedagogicos

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Michele Vitorino de Araujo
Nota finalEnviado: 14/04/21 18:36 (BRT)
9/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Referente ao processo de construção e contextualização do currículo, para Libâneo (1990), “ao selecionar os conteúdos da série em que irá trabalhar, o professor precisa analisar os textos e verificar como são abordados os assuntos para enriquecê-los com sua própria contribuição e a dos alunos, comparando o que se afirma com fatos, problemas, realidades da vivência real dos alunos”. Dessa forma, para contextualizar um conhecimento é preciso:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Adaptar as necessidades do estudante ao currículo estabelecido.
2. 
Um currículo que contemple somente interesses da comunidade.
3. 
Que o aluno esteja preparado para aprender sobre as culturas de outros sem considerar a sua própria.
4. 
Um professor disposto a participar da vida dos estudantes.
5. 
Conhecer as características do alunado, seus interesses, sua cultura e suas necessidades, bem como a comunidade a que pertence.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. De acordo com a LDB/96 a Educação Básica se subdivide em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A educação fundamental
2. 
O ensino médio
3. 
A educação infantil e educação fundamental
4. 
A educação infantil
5. 
A educação Infantil, A educação Fundamental e o ensino Médio.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
“Em 2017, considerando as versões anteriores do documento, o MEC concluiu a sistematização das contribuições e encaminhou uma terceira e última versão do texto ao Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável por regulamentar o sistema nacional de educação, instituir e orientar a implementação da BNCC e realizar audiências públicas regionais sobre o documento nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Brasília (DF). As audiências públicas tiveram caráter consultivo e resultaram em 235 documentos com contribuições e 283 manifestações orais.
 Fonte: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html
Conforme a afirmação acima podemos dizer que as audiências:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Garantem que o documento final não fosse mais questionado.
2. 
Garantem a participação de vários seguimentos brasileiros que contribuíssem para a construção do documento final.
Resposta correta
3. 
Garantem que somente pessoas interessadas participassem de sua construção, já que quem se disponibilizou a ir nessas plenárias são os reais interessados.
4. 
Trazem ao documento características regionais.
5. 
Demonstram que algumas regiões não precisam ser consultadas, pois não têm influência políticas na educação.
4. Pergunta 4
/1
De acordo com a autora Veiga (2002, p.7), “currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito”. A partir de tudo que abordamos em nosso estudo, é possível afirmar que currículo é :
I-Simplesmente o documento burocrático que elenca os conteúdos escolares.
II-O norteador das ações educativas.
III-O norteador da avaliação e é conduzido por ela.
IV-Decorrente de um momento histórico social.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e V.
2. Incorreta: 
I, III e IV.
3. 
I e II.
4. 
Somente a afirmativa IV.
5. 
II, III e IV.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
Para Ramos apud Machado (2003), a contextualização é “o meio pelo qual se enriquecem os canais de comunicação entre a bagagem cultural, quase sempre essencialmente tácita, e as formas explícitas ou explicitáveis de manifestação do conhecimento”.
Podemos considerar, dessa forma, que existem muitas formas de contextualizar os conteúdos. Abaixo estão especificadas alguns temas e a forma de ensino.
I - Para contextualizar uma aula para filhos dos agricultores do “Movimento sem-terra” (MST), a professora pode fazer uso das causas que o movimento luta para ensinar aos estudantes.
II - Na tribo indígena é ideal para contextualizar uma aula é usar argumentos que incentivem os estudantes a valorizar as características urbanas e entendo a importância da mudança de cultura.
III - Pensando em ensinar sobre a alimentação, uma professora da comunidade Quilombola, trouxe informações nutricionais sobre seus costumes alimentares.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somente a III é verdadeira.
2. 
São falsas as alternativas I, II.
3. 
Somente é falsa a alternativa II.
Resposta correta
4. 
Somente a I é falsa.
5. 
Somente a II é verdadeira.
6. Pergunta 6
/1
A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 207, determina que que as universidades gozem de autonomia (didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial), desde que observem o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/1996 (LDB) também defende o princípio da autonomia. Considerando essa informação podemos escolher a opção que mais se adequa as ideias propostas na lei.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Existe uma base nacional que orienta todas as universidades sobre os currículos de seus respectivos cursos oferecido.
2. 
As universidades têm liberdade para propor seus currículos aos cursos oferecidos, mediante o conhecimento científico que o cerca.
Resposta correta
3. 
As universidades recebem uma BNCC própria que poderá ser flexibilizada mediante o Projeto Curricular de cada espaço escolar.
4. 
A flexibilização do ensino universitário consiste em adequações dos conteúdos oferecidos pela legislação vigente para cada curso.
5. 
As universidades têm total liberdade de flexibilizar seus conteúdos de cursos desde que atenda às necessidades prescritas para cada aprendizagem.
7. Pergunta 7
/1
Segundo a BNCC o novo Ensino Médio trará novidades que incluem a formação técnica dos estudantes. Entre as principais orientações encontramos:
Na direção de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei nº 13.415/201755 alterou a LDB, estabelecendo, no Art. 36, que O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
Ainda nesse caminhar ficam determinadas as áreas que deverão ser obrigatórias e comuns a todas as escolas. Marque a opção correta:
São obrigatórios os seguintes componentes curriculares ao longo dos três anos do ensino Médio:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira.
Resposta correta
2. 
Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Língua Inglesa e Educação Física.
3. 
Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Artes, Filosofia e Língua Estrangeira.
4. 
Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Artes, Sociologia e Língua Estrangeira.
5. 
Ciências Químicas, Ciências Físicas, Língua Portuguesa, Matemática e História.
8. Pergunta 8
/1
Considerando a citação de Toscano:
A história da educação está intimamente ligada à própria história das instituições religiosas. A casta sacerdotal que nas sociedades arcaicas, detinha o poder político ou pelo menos dele participava ativamente, deve ter compreendido de maneira bastante clara, a importância de chamar a si o controle do sistema educacional, pormais informal e limitado que ele fosse (TOSCANO, 2001, p. 139)
Podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O clero foi um grande agente influenciador da educação no mundo e no Brasil.
Resposta correta
2. 
Somente a igreja controla a educação até os dias de hoje.
3. 
Considerando a importância das políticas locais o clero fazia uso dessa influência para determinar o currículo escolar.
4. 
As ideias filosóficas de Platão reconhecem a importância da igreja na educação.
5. 
A educação sempre foi laica.
9. Pergunta 9
/1
Leia com atenção:
Vai ela [a criança] para a escola. E que sucede? Diversos estudos dividem e fracionam o seu mundo. A geografia seleciona, abstrai e analisa uma série de fatos, de ponto de vista particular. A aritmética é outra divisão; outro departamento a gramática e, assim, indefinidamente.” (DEWEY, 1959, p. 52)
O Taylorismo influenciou a fragmentação do trabalho industrial, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.
O sistema taylorista valorizava a produção considerando:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A produção como consequência das relações interpessoais.
2. 
Que pessoas criativas são necessárias para intensificar a produção.
3. 
Que o trabalhador deveria ser preparado pela escola para um serviço mecânico e repetitivo.
Resposta correta
4. 
Que quanto maior a divisão do trabalho, pior a produção final.
5. 
A importância de partilhar as decisões democraticamente.
10. Pergunta 10
/1
“A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direciona, a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Pretende a BNCC, com isso, estabelecer que os estudantes:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Possam ter uma educação integral, onde toda forma de ensino é aceitável, incluindo a possibilidade de uso de metodologias e conteúdos extraídos de educações mundiais.
2. 
Entendam sua posição no mundo e sua característica cultural, como a menos importante a se considerar no currículo.
3. 
Tenham os mesmos conhecimentos em todo o Brasil e garantindo que pessoas consideradas com dificuldades, entendam seu lugar no mundo.
4. 
Possam ter uma educação integral e que avancem em seu desenvolvimento, admitindo-se que haja participação e impulsionando a aceitação de diversas culturas e costumes.
Resposta correta
5. 
Desconsiderem as diferenças de raça e apenas concentrem suas percepções na hora de competir por uma vaga de emprego.
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Michele Vitorino de Araujo
Nota finalEnviado: 14/04/21 18:11 (BRT)
9/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
MOREIRA E SILVA (1994) afirmam que o currículo escolar constitui um marco, uma moldura que delimita a inserção das crianças em sistemas de significação, nos quais elas representam coisas, nos quais partilham significados e nos quais ampliam sua compreensão da “realidade”.
Essa afirmação de Silva nos leva a concluir que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
que o contrato social de uma escola está acima de qualquer currículo.
2. 
que regras devem ser obedecidas acima de tudo.
3. 
que as interações sociais não devem constar dos currículos escolares.
4. 
que a escola é um laboratório social e que aprendemos atitudes cidadãs.
Resposta correta
5. 
que ao interagir com outras pessoas esses estudantes passam a mudar sua forma de entender a vida.
2. Pergunta 2
/1
De acordo com Perrenoud (1995, p. 51), “[...] O currículo real nunca é a estrita realização de uma intenção do professor. As atividades, o trabalho escolar dos alunos escapa parcialmente ao seu controle [...]”.
Assinale a alternativa que condiz com a afirmação do autor:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o professor conhece seus alunos e assim deverá ter total compreensão de suas reações diante de determinados fatos apresentados.
2. 
nem tudo que ocorre na sala de aula é previsível. O Currículo Real é aquele que efetivamente acontece na sala de aula e como o estudante o recebe.
Resposta correta
3. 
que diante dos temas transversais o currículo formal poderá ser transformado.
4. 
uma vez determinado no currículo real, todas as questões ali elencadas devem ser adequadas ao momento político.
5. 
que tudo que ocorre na sala de aula está intimamente ligado ao plano de aula que o professor elaborará a partir do currículo real.
3. Pergunta 3
/1
Segundo Amauri Carlos Ferreira (2006, p32),” a ética é referência para que a escolha do sujeito seja aceita como um princípio geral que respeite e proteja o ser humano no mundo. Nesse sentido, o ethos, como costume, articula-se às escolhas que o sujeito faz ao longo da vida. A ética fundamenta a moral, ao expressar a sua natureza reflexiva na sistematização das normas”.
A questão da ética, como outras vertentes que envolvem a sociedade e as formas de entender e lidar com ela, podem ser trabalhados através de um currículo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
oculto, e o professor pode explorar informalmente questões levando os alunos a refletir sore determinadas posturas.
Resposta correta
2. 
pedagógico, considerando que é a parte central dos objetivos de cada unidade escolar.
3. 
determinado pela cultura predominante na escola.
4. 
centralizado, onde toda cultura deve ser envolvida pela ética escolhida no programa pedagógico.
5. 
tradicional, pois já faz parte do conteúdo especificado em cada Projeto Pedagógico.
4. Pergunta 4
/1
Além da BNCC, das Diretrizes Estaduais e Municipais, a LDB/96 em seu artigo 26 prevê:
“Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.”
O artigo mencionado acima dá abertura para:
Ocultar opções de resposta 
1. 
que as escolas determinem um currículo formal, que deverá ser desenvolvido integralmente e determinado pela sociedade.
2. 
que as escolas tenham currículos variados e que possam usar aquele que acharem mais plausíveis a cada realidade.
3. 
que as escolas usem o currículo formal, sendo adaptado diante de necessidades locais para um currículo real e oculto.
Resposta correta
4. 
que as escolas tenham a possibilidade de realizar um currículo indeterminado, e que ocorrerá diante das possibilidades e necessidades locais.
5. 
que as escolas determinem um currículo informal, que pode ser especificado pela comunidade escolar.
5. Pergunta 5
/1
Leia com atenção a citação abaixo:
[...] considerado um artefato social e cultural. Isso significa que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais de sua história, de sua produção contextual. O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. O currículo está implicado em relações de poder, o currículo transmite visões sociais particulares. O currículo é um elemento transcendente e atemporal, ele tem uma história, vinculada a formas especificas e contingentes de organização da sociedade e da educação (MOREIRA & SILVA, 1995, P.08)
Considerando a afirmação de Moreira & Silva, escolha a opção que se converge com essas ideias:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Independente da política e cultura que se traduz no documento curricular, a sequência de aulas deve cumprir a sequência determinada pela legislação.
2. 
Através dos currículos se expressa a vontade política e a cultura local deve ser moldada a essas determinações.
3. 
Currículos devem ser estáticos, ou seja, inflexíveis, devendo ser cumpridos de ponta a ponta como a influência social comanda.
4. 
O currículo deve sercustomizado às necessidades locais, trazendo uma linguagem contextualizada com a realidade dos estudantes.
Resposta correta
5. 
Por seu um documento político, deve ser usado com cautela. Essa percepção muitas vezes justifica o engavetamento do documento.
6. Pergunta 6
/1
As adaptações curriculares são modificações necessárias a serem realizadas em diversos elementos do “currículo básico para adequar às diferentes situações, grupos e pessoas para as quais se aplica. As adaptações curriculares são intrínsecas ao novo conceito de currículo. De fato, um currículo inclusivo deve contar com adaptações para atender à diversidade das salas de aula, dos alunos” (GARRIDO LANDIVAR, 1999, p. 53).
Podemos afirmar que, em consonância com a citação, a palavra inclusão abarca:
Ocultar opções de resposta 
1. 
diversidade de opiniões.
2. 
somente alunos com deficiências físicas e mentais.
3. 
todo tipo de diversidade que pode se apresentar entre as pessoas.
Resposta correta
4. 
pessoas de diferentes culturas.
5. 
pessoas com gêneros e definições de vida diferentes.
7. Pergunta 7
/1
[...] o que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo? [...] o que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? [...] Por que esse conhecimento e não outro? Quais interesses fazem com que esse conhecimento e não outro esteja no currículo? Por que privilegiar um determinado tipo de identidade ou subjetividade e não outro? (SILVA, 2000, p. 14-6)
Analisando a citação de Silva, escolheremos abaixo uma das opções que consideramos incorreta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A escola deve atender às características de seu alunado.
2. 
Importância de termos uma BNCC inflexível e igual para todas as regiões brasileiras.
Resposta correta
3. 
São respostas a serem respondidas para se construir um currículo local.
4. 
Importância de refletir sobre quais questões uma proposta curricular dispõe-se a responder
5. 
É a influência local e cultural que vão influenciar na construção curricular.
8. Pergunta 8
/1
Wihby, Favaro e Lima (2007, p. 13) propõem:A luta pela garantia de uma escola pública da melhor qualidade possível nas condições históricas atuais, que supere os projetos pedagógicos capitalistas, o paradigma do mercado aplicado á educação, indo além da função de preparar para o mercado de trabalho ou universidade. O objetivo deve ser o de assegurar aos indivíduos a apropriação dos conhecimentos sistematizados, ou seja, da ciência, propiciando o desenvolvimento de uma concepção mais elaborada de mundo, que possibilite sua compreensão, a apreensão de suas múltiplas e complexas dimensões, para uma atuação humana mais racional e consciente.
Esta proposta está relacionada a qual opção abaixo?
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
A escola tem por obrigação garantir a aprendizagem dos alunos independente de sua situação social.
2. 
A escola é o caminho para desenvolver um ser contestador e de posicionamento esquerdista.
3. 
A escola deve proporcionar condições de aprendizagem dos conhecimentos científicos e políticos, garantindo sua capacidade no desenvolvimento do mundo do trabalho.
4. 
A escola tem desviado de suas funções, e apropriando os estudantes de apenas senso crítico.
5. 
A escola deve proporcionar condições de aprendizagens significativas que preparem o estudante para ser um cidadão ciente de suas condições e posicionado perante a sociedade que vive.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
De acordo com Robson Sá, os pressupostos da aprendizagem são fundamentados na receptividade dos conteúdos e na mecanização de sua recepção. A aprendizagem se dá por meio da resolução de exercícios e da repetição de conceitos e recapitulação do saber adquirido sempre que necessário for reavivá-lo na mente. A avaliação também é mecânica e ocorre por meio de resolução de tarefas enviadas para casa, provas arguitivas e escritas.
Fonte: https://www.infoescola.com/pedagogia/concepcao-pedagogica-tradicional/
Essa visão de escola está diretamente ligada a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Concepção da Pedagogia Pós-Crítica.
2. 
Concepção da Pedagogia de Processos
3. 
Concepção da Pedagogia Tradicional
Resposta correta
4. 
Concepção da Pedagogia dos Oprimidos
5. 
Concepção da Pedagogia Libertadora
10. Pergunta 10
/1
De acordo com Elvira de Souza Lima (2006, p.17), a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica.
Considerando a diversidade mencionada por Elvira em sua citação acima, podemos pensar em um currículo que atenda toda essa estrutura. Mas de que forma? Pensando no professor e a didática que usará para atingir os objetivos curriculares, se faz importante:
Ocultar opções de resposta 
1. 
focar na caracterização da maioria dos alunos.
2. 
conhecer a posição social de cada aluno.
3. 
ter formação continuada para que saibam fazer uso de uma didática adequada.
Resposta correta
4. 
entender as diferentes posições culturais dos professores.
5. 
aumentar seus salários
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Michele Vitorino de Araujo
Nota finalEnviado: 14/04/21 17:57 (BRT)
9/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
“A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone, e fax”. (PAIVA, 2008. p.9).
Lendo a citação acima, a coordenadora de uma escola particular chegou a conclusão que a educação não pode ficar a parte desse contexto. Exigiu que os professores incluíssem as tecnologias em suas aulas.
Alguns iniciaram o trabalho passando o conteúdo em apresentações de Power Point. A coordenadora achou muito ruim, pois apenas substituíram a lousa pela tela do computador.
Outros simplesmente ignoraram a solicitação da coordenadora e alegam que não sabem o motivo de mudar tudo derepente.
Considerando essa recusa dos professores quanto a solicitação do coordenador, analise as justificativas abaixo e depois selecione as que estão corretas.
I- Os professores não sabem como usar a tecnologia para ensinar. Precisam de formação.
II- A coordenadora está solicitando algo desnecessário.
III- A coordenadora não deixou claro aos professores exatamente o que quer, e os motivos. Se eles não entendem, então rejeitam.
IV- Os professores são descomprometidos e não querem mudar sua prática.
Consideramos corretas as afirmações:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV, apenas
2. 
I e II, apenas
3. 
I e IV, apenas
4. 
I e III, apenas
Resposta correta
5. 
I, II e III, apenas
2. Pergunta 2
/1
Os itinerários são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio. De acordo com as proposições abaixo, assinale a alternativa que contempla os itinerários formativos
I- Indicam os caminhos possíveis que um estudante pode seguir durante sua trajetória acadêmica e de formação.
II- São uma possibilidade de abrir formas de organizar os componentes e conteúdos curriculares de diferentes maneiras, constituindo-se no principal foco da Lei.
III- São a inflexibilidade dos currículos que devem ser mantidas para garantir os saberes sequenciais.
Estão incorretos os itens:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incorretos os itens I e III
2. 
Incorreto somente o item II
3. 
Incorretos os itens I e II
4. 
Incorretos os itens I,II e III
5. 
Incorreto somente o item III
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Vamilson Souza D’espíndola afirma que: “Dentre esses conteúdos podemos destacar a título de exemplo: a cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, gosto pela leitura, respeito, ética. Vale ainda salientar que esses conteúdos estão impregnados nas relações afetivas e de conivência que de forma algumapodem ser desconsiderados pela escola como conteúdos importantes de serem trabalhados”.
Fonte: https://www.webartigos.com/artigos/os-conteudos-conceituais-procedimentais-e-atitudinais-em-correlacao-com-os-eixos-tematicos-do-pcn/74413
Ele está se referindo à:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Conteúdos procedimentais, pois estão relacionados aos procedimentos que precisam ter.
2. 
Conteúdos conceituais, pois todos esses elementos têm conceitos.
3. 
Conteúdos acadêmicos, pois fazem parte do currículo.
4. 
Conteúdos atitudinais, pois são atitudes que devem ser desenvolvidas nos estudantes.
Resposta correta
5. 
Conteúdos experimentais, pois não podem ser mensurados.
4. Pergunta 4
/1
“Competente é quem sabe empreender uma busca junto com os outros, aliando o conhecimento de que necessita com as formas adequadas de mobilizá-lo. Refletir sobre competências em contextos escolares significa pensar a construção do conhecimento na relação entre si mesmo e os outros, na realidade concreta e na abstração mediadora, bem como na análise e na síntese”. (NilsonMachado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgS6VNI328U)
Considerando o que aponta Nilson Machado (Dr. Em Educação na USP), se pensarmos em um currículo por competências, após as aulas os alunos deveriam:
Ocultar opções de resposta 
1. 
solicitar aulas interdisciplinares.
2. 
conseguir relacionar os conteúdos com a prática e usar esses conhecimentos em seu cotidiano.
Resposta correta
3. 
conhecer outras formas de aprendizagem.
4. 
identificar suas necessidades pessoais e resolvê-las.
5. 
esquecer as formas tradicionais de ensino.
5. Pergunta 5
/1
“O conceito de matriz curricular está ligado ao norteamento das informações e disciplinas que serão ministradas aos alunos ao longo do ano, assim como o estabelecimento de um limiar que determine o mínimo que deve ser abrangido em sala. Assim, podemos perceber que a matriz é a configuração prática dos conteúdos escolares das exigências do currículo, que são mais amplas”.
“A matriz curricular, como síntese de conteúdos do currículo, é muito importante no dia a dia escolar, uma vez que pode ser utilizada para otimizar e enriquecer o trabalho do professor”. Trechos retirados do texto de Natália Pereira dos Santos (Disponível em: http://cronicaspedagogicas.blogspot.com/2015/11/compreendendo-conceitos-de-curriculo-e.html).
Dessa forma, podemos relacionar a palavra “métrica” com currículo, pois:
Ocultar opções de resposta 
1. 
é uma forma para que se consiga organizar em quantidades de conteúdos e seus respectivos tempos para realização em sala de aula.
Resposta correta
2. 
todo currículo sofre uma mensuração. Nada pode ficar sem ser mensurado.
3. 
capacita os professores a mensurarem o conhecimento de seus estudantes.
4. 
ajuda a medir os objetivos a serem desenvolvidos.
5. 
é norteador no trabalho metodológico que cada professor desenvolverá.
6. Pergunta 6
/1
Observe a matriz curricular abaixo:
23_v1.PNG
Analisando o que está disposto na grade podemos concluir que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os estudantes têm uma oferta de optar por 40% dessa grade curricular oferecida.
2. 
Os estudantes receberão aulas sobre artes, ciências, educação física, ensino religioso, geografia, Língua Portuguesa e Matemática, sendo que as duas últimas disciplinas citadas apresentam uma carga horária maior que as demais disciplinas.
Resposta correta
3. 
que estão faltando disciplinas obrigatórias para o curso.
4. 
Que os alunos terão como base diversificada o ensino religioso e a Língua estrangeira.
5. 
Que as aulas de artes e ensino religiosos são menos importantes que as demais disciplinas.
7. Pergunta 7
/1
Um professor de geografia, ao elaborar sua avaliação, usou os seguintes verbos em 5 questões:
Demonstrar
Desenhar
Elaborar
Experimentar
Considerando que os verbos usados em avaliações estão diretamente ligados ao tipo de conteúdo trabalhado, podemos afirmar que com essas questões ele queria avaliar quais das opções abaixo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Conteúdos atitudinais
2. 
Conteúdos factuais
3. 
Conteúdos procedimentais
Resposta correta
4. 
Conteúdos disciplinares
5. 
Conteúdos conceituais
8. Pergunta 8
/1
Analisando a imagem que o portal MEC divulga em seu site .
24_v1.PNG
Podemos afirmar que trata de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
organização curricular da Educação Infantil
2. 
organização curricular para toda Educação Básica
3. 
organização curricular de um curso técnico
4. 
organização curricular das escolas particulares
5. 
organização curricular do Ensino Médio
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
Os conteúdos factuais ou conceituais estão relacionados a um dos pilares da educação “aprender a conhecer”, tanto quanto:
I- Os conteúdos procedimentais estão para o “saber fazer”
II- Os conteúdos atitudinais estão para o “saber entender”
III- Os conteúdos procedimentais estão para os conteúdos atitudinais.
Escola a opção correta, que indica as afirmações que traduzem a verdade sobre o assunto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Correto somente o item III
2. 
Corretos os itens II e III
3. 
Corretos os itens I e III
4. 
Corretos os itens I, II e III
5. 
Correta somente o item I
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Considerando o currículo por competências, quais das citações abaixo estão relacionadas diretamente com esse trabalho?
I- A preparação básica para o trabalho não está, portanto, vinculada a nenhum componente curricular em particular, pois o trabalho deixa de ser obrigação – ou privilégio – de conteúdos determinados para integrar-se ao currículo como um todo (Brasil, 1998, p. 15).
II- Descarta-se, assim, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, a aquisição de conhecimentos enciclopédicos que só levam à erudição e não preparam para a vida. Educar para a vida significa contextualizar, relacionar a teoria com a prática, mostrando ao aluno o que aquele conteúdo tem a ver com a vida dele, porque é importante e como aplicá-lo numa situação real (Paraná, 2000, p. 4).
III- Ensinar, hoje, deveria consistir em conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo princípios pedagógicos ativos construtivistas (Paraná, 2000, p. 6)
Estão corretas as citações constantes nos itens:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II, apenas
2. 
I e III, apenas
3. 
I, apenas
4. 
II e III, apenas
5. 
I, II e III
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Michele Vitorino de Araujo
Nota finalEnviado: 14/04/21 17:39 (BRT)
10/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Defendemos a ideia de que o PPP deve ser elaborado de forma democrática, considerando a visão sistêmica da comunidade escolar e para iniciar a construção o primeiro passo seria:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a caracterização da comunidade escolar, considerando a importância de verificar vários aspectos que vão influenciar em decisões importantes como os objetivos do PPP.
Resposta correta
2. 
conhecer a metodologia dos professores que orientará o objetivo do PPP
3. 
ter claro a classe social dos professores que compõem a equipe, e verificar se suas posturas não serão agressivas diante de uma comunidade mais simples.
4. 
definir quem são os participantes das reuniões que definirão os objetivos do PPP.
5. 
ler a LDB e a BNCC, distribuindo cópias para todos os participantes da gestão democrática.
2. Pergunta 2
/1
Para que definamos projetos relevantes para a comunidade é preciso ter uma visão sistêmica. Para isso, o gestor escolar pode usar em sua gestão democrática representantes de diversos seguimentos da comunidade escolar e colher informações que embasem as decisões.
Considere as afirmações abaixo e depois escolha a opção correta:
I- Segundo Andrade (2006), quanto mais são estudados os problemas da atualidade, mais percebe-se que não podemos entendê-los de forma isolada. São problemas sistêmicos, que quer dizer que estão interligados e são interdependentes.
II- Conforme Graff (2005), o enfoque sistêmico consiste no modo de pensar a respeito da interação dos sistemas e seus componentes.
III- Conforme Chiavenato (2007), os sistemasapresentam características próprias, com seus objetivos, e todos os seus subsistemas existem para que os objetivos possam ser atingidos da forma mais eficiente e eficaz possível.
Estão ligadas a visão sistêmica os itens:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somente os itens I e III
2. 
Somente o item I
3. 
Somente os itens I e II
4. 
I, II e III
Resposta correta
5. 
Somente o item II
3. Pergunta 3
/1
Preencha a lacuna:
O termo ___________foi usado pela primeira vez em 1970, por Piaget, quando em um Congresso sobre Interdisciplinaridade.
A expressão a ser completada no texto acima é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
pluridisciplinaridade
2. 
interdisciplinaridade
3. 
transdisciplinaridade
Resposta correta
4. 
disciplinaridade
5. 
multidisciplinaridade
4. Pergunta 4
/1
Segundo Oliveira (2007, p.21) [...] o ato de planejar exige aspectos básicos a serem considerados. Um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim, traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.
Baseando-se nas percepções de Oliveira podemos afirmar que o plano de aula deve ser orientado primeiramente:
Ocultar opções de resposta 
1. 
pelos objetivos do BNCC
2. 
pela sensibilidade do professor
3. 
pelas constatações do currículo individual
4. 
pelas percepções constatadas no Plano de ensino
5. 
pelos objetivos constantes no PPP e currículo
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
A atuação do professor, embora não tenha caráter direcionador, em nenhum momento deve ser de abandono. É preciso oferecer apoio constante para ampliar os saberes que circulam no grupo. A cada momento, o professor toma uma atitude que considera a curiosidade das crianças, as intenções da pesquisa, a possibilidade de intercâmbio de opiniões, a negociação conjunta durante os momentos de socialização (que, aliás, é uma intervenção permanente no projeto) e a oportunidade de sistematizar os conhecimentos construídos pelo grupo para serem retomados e discutidos ao longo do processo.
(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/50/o-que-um-bom-projeto-para-educacao-infantil-deve-ter)
O texto retirado do site da Nova Escola está comentando sobre projetos realizados na escola. Especificamente e considerando detalhadamente o que foi registrado, a qual dos projetos abaixo ele se relaciona:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Projeto Político, pois a verdadeira intensão é se concentrar em ensinar aspectos sociais para os estudantes.
2. 
Projeto Político Pedagógico já que se relaciona ao papel do professor em sala de aula e considera a opinião dos estudantes.
3. 
Projeto de gestão, pois está diretamente ligado às aspirações coletivas da escola.
4. 
Projeto de ensino, pois baseia-se no desenvolvimento de um tema onde os estudantes irão pesquisar e realizar ações. Ao final, compartilha-se com o grupo. Tudo em função de uma aprendizagem diferenciada e estimulante para os estudantes.
Resposta correta
5. 
Projeto de aula, pois sem esse planejamento não será possível verificar o aprendizado na sequência preparada pelo professor.
6. Pergunta 6
/1
Uma das ações do Projeto Político Pedagógico deve basear-se no _________________. Por onde começar e até onde chegar será definido conjuntamente com a equipe.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Planejamento formativo dos professores
Resposta correta
2. 
Planejamento anual
3. 
Planejamento semanal
4. 
Planejamento interno
5. 
Regimento interno
7. Pergunta 7
/1
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- A Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. O objetivo dessa lei é regulamentar o sistema de ensino, tendo como base os preceitos constitucionais. O Brasil, por adotar uma Constituição Federal sintética, necessita da criação de uma legislação infraconstitucional para disciplinar a educação no país.
A primeira citação de uma lei com tais características deu-se na Constituição de 1934. A primeira LDB de 1961 foi um grande avanço na educação brasileira; porém, muitas das questões tratadas hoje são obsoletas, como a visão excludente que a educação especial recebeu.
(Disponível em:https://blog.grancursosonline.com.br/legislacao-educacional-em-foco-lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-nacional/)
Hoje a LDB já possui artigos referentes a inclusão de pessoas com necessidades especiais. De acordo com essa informação podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apesar de toda legislação nada mudou nas escolas. 
2. 
Apesar da lei, ainda há muito o que se fazer para efetivação de ações que realmente sejam inclusivas nas escolas.
Resposta correta
3. 
Com a LDB 9394/71 todas as questões de inclusão ficaram regulamentadas e o processo de inclusão ocorre dentro desses parâmetros cotidianamente nas escolas.
4. 
Os professores se apropriaram da lei e isso foi o suficiente para que as crianças com necessidades especiais fossem incluídas.
5. 
Existe um processo de adaptação onde professores são apoiados cotidianamente para saber como incluir.
8. Pergunta 8
/1
Na BNCC algumas nomenclaturas foram modificadas, mas continuando tendo a mesma relevância dentro dos currículos. Um exemplo disso é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a nomenclatura de todos os dados inseridos
2. 
a nomenclatura das avaliações externas
3. 
os temas transversais citados nos PCNs e que agora são denominados por temas integradores
Resposta correta
4. 
a mudança de nomenclatura de PCNs para BNCC
5. 
a mudança de nomenclatura das habilidades descritas
9. Pergunta 9
/1
Qual é a principal função das avaliações externas na educação brasileira?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A principal função dessas avaliações é verificar o desempenho dos professores.
2. 
A principal função dessas avaliações é orientar as redes municipais em relação à sua educação.
3. 
A principal função dessas avaliações é verificar a possiblidade de impor novas metodologias de ensino.
4. 
A principal função dessas avaliações é verificar se os alunos estão frequentando a sala de aula.
5. 
A principal função dessas avaliações é orientar as políticas educacionais, subsidiando escolas e ações na sala de aula.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Considere as afirmações abaixo como: Verdadeira (V) ou Falsa(F):
( ) O currículo real é aquele que ocorre na sala de aula, considerando que a aplicação do currículo formal sofre interferências das reações e posições entre professores e alunos.
( ) O ensino tradicional prioriza o ensino como uma via de mão única em que a verdade prevalece no que o professor propõe.
( ) O ensino multidisciplinar propõe que as disciplinas sejam unificadas, e perpassem através do currículo.
( ) A diversidade cultura deve ser considerada na construção e aplicação do currículo nas escolas.
Assinale a opção que apresenta a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V-V-V-V
2. 
V-V-V-F
3. 
F-V-V-V
4. 
V- V- F-V
Resposta correta
5. 
V-V-V-F

Continue navegando