Buscar

Avaliação Final MARKETING DE VENDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) MARKETING DE VENDAS
1As empresas podem vender produtos e serviços ao mercado. Tratando-se de venda, os produtos podem assumir várias formas, que variam de acordo com a classificação dos bens. Segundo Kotler e Keller (2006), os bens podem ser classificados entre três categorias. Disserte sobre cada categoria e dê exemplos.
Resposta esperada
- Durabilidade e tangibilidade: podem ser classificadas entre bens duráveis, não duráveis e serviços. Por exemplo, uma empresa de software que vende um programa, ou seja, um serviço. - Bens de consumo: podem ser classificados entre bens de conveniência, de compra comparados, de especialidade e não procurados. Por exemplo, itens vendidos em uma loja de varejo, como o supermercado. - Bens industriais: classificados entre materiais e peças, bens de capital e suprimentos e serviços empresariais. Por exemplo, peças de uma moto fabricadas em uma indústria que compõem partes do veículo.
2Existem diversas técnicas que podem ser usadas para a previsão das vendas numa empresa e devem ser consideradas as características de mercado e dos produtos para se escolher a que melhor se adapta a cada situação. Explique as técnicas de previsões de vendas, citando seus respectivos métodos.
Resposta esperada
1. A previsão baseada na demanda atual analisa o potencial mercado com base nos atuais consumidores do mercado, exemplos de métodos são o método da formação do mercado, método dos índices em cadeia e método do índice de poder de compra. 2. A previsão baseada na demanda passada é uma análise temporal que utiliza o padrão de vendas do passado para estimar o futuro. Os métodos utilizados são de análise de séries temporais, que analisa tendências, ciclos, sazonalidade e eventos irregulares. 3. A previsão por meio de experimentação é quando a empresa realiza testes de mercado em determinada região geográfica para identificar sua aderência. Os métodos utilizados são os testes de conceitos, os pré-testes, os minimercados de teste, os testes de mercado padrão e o teste de mercado para bens industriais. 4. As previsões por meio das intenções dos compradores e das opiniões de peritos é uma técnica aplicada aos próprios consumidores da marca, além de também ser testado em vendedores ou profissionais especializados no assunto ou nos produtos e mercado da empresa. os métodos utilizados são intenções de compradores, opiniões da equipe de vendas, opiniões de concessionárias, opiniões de peritos, método Delphi, método bootstrapping, tendências futuras e análise cruzada.

Outros materiais