Buscar

Prova_AV1_GAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
FCC (2010) O planejamento estratégico é um processo contínuo e holístico, envolvendo os diversos departamentos e a empresa como como um todo, no desenvolvimento dos planos realizados por gerentes de linha, que objetivam os departamentos e que possui dimensão temporal de médio e longo prazos.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I. Estratégia é definida como um conjunto integrado de ações para explorar competências essenciais da empresa e obter vantagem competitiva.
II. Caracteriza-se apenas para o momento presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo e prazo.
III. Um dos passos a ser realizado pela gestão da empresa, para o processo de administração estratégica, é realizar a análise dos ambientes, externo e interno.
IV. É uma maneira de desenvolver a aprendizagem organizacional e adaptação da empresa no contexto ambiental.
É correto apenas o que se afirma em:
	A)
	I, II e III
	B)
	II, III e IV
	C)
	I, III e IV
	D)
	I, II e IV
	E)
	I, II, III e IV
Gabarito: A alternativa CORRETA é a letra "C". 
Explicação: O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que impactam viabilidade da empresa em gerenciar e atingir as suas metas.
QUESTÃO 02
(FGV - 2017 - ALERJ - Analista Legislativo) Em termos de abrangência, os planos de um planejamento podem ser estratégicos, táticos e operacionais. Nesse sentido, a definição de metas para atividades específicas dentro de uma organização e a forte orientação para o contexto da economia local em que está inserida essa organização dizem respeito, respectivamente, aos níveis:
	A)
	estratégico e tático;
	B)
	estratégico e operacional;
	C)
	tático e estratégico;
	D)
	tático e operacional;
	E)
	operacional e estratégico.
 
Gabarito: A alternativa CORRETA é a letra "E”. 
A definição de metas para atividades específicas dentro de uma organização acontece no nível operacional. Já a forte orientação para o contexto da economia local em que está inserida essa organização ocorre no nível estratégico, visto que o nível estratégico é aquele que se preocupa com as interferências do ambiente externo e analisa a empresa como um todo. 
Fonte: https://giovannacarranza.com.br/wp-content/uploads/2019/05/100-quest%C3%B5es-comentadas.pdf. Acesso em 23 maio 2021.
QUESTÃO 03
	As organizações sofrem influencias externas, a partir das variáveis contidas no ambiente externo, realizando adaptações das oportunidades disponíveis no mercado globalizado. Dessa forma, em relação ao ambiente de marketing, assinale a alternativa INCORRETA, abaixo:
Alternativas:
	A)
	as ambientes político-legal, tecnológico, econômico, sócio cultural e natural, fazem parte do ambiente interno (microeconômico);
	B)
	as informações dos clientes dão suporte a estratégia.
	C)
	os gestores poderão monitorar as vantagens e oportunidades de mercado (ambiente externo).
	D)
	os gestores poderão monitorar os seus clientes e os seus concorrentes utilizando a ferramenta de benchmarketing.
	E)
	o ambiente interno é composto por pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.
Gabarito: A alternativa CORRETA é a letra "A". 
Macroambientais: são as variáveis incontroláveis que se situam mais distantes da empresa: • Ambiente demográfico. • Ambiente econômico. • Ambiente natural.
- Tópico de aprendizagem: OS CONCEITOS DE ANÁLISE EXTERNA DENTRO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MINTZBERG, Henry ; QUINN, James Brian; LAMPEL, Joseph ; GHOSHAL, Sumantra. O Processo da Estratégia - Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. 4ª. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577800605/cfi/0!/4/4@0.00:0.00
Questão 04: 
	Estudamos a importância da Missão, Visão e dos Valores para as organizações. Sobre o conceito de Visão, é correto afirmar que:
Alternativas:
	A)
	Trata-se dos objetivos de curto, médio e longo prazos traçados pelas organizações.
	B)
	É dispensável quando os Valores e a Missão estão alinhados.
	C)
	É a razão de existir das organizações, o seu propósito.
	D)
	É a principal característica de empresas de pequeno porte no país.
	E)
	São as crenças e atitudes que caracterizam uma organização.
 
Gabarito: A alternativa CORRETA é a letra "A". As demais alternativas estão CORRETAS: 
A visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da Missão, a Visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto ela pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.
- Tópico de aprendizagem: A VISÃO E OS VALORES ORGANIZACIONAIS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
Referência: JÚNIOR, Amadeu José. Uma estratégia empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2005. Disponível em ambiente virtual - SAVA
QUESTÃO 05
Uma avaliação crítica das dez escolas estratégicas leva à conclusão de que qualquer processo de formulação estratégica no mundo real poderá incluir uma ou mais das escolas de pensamento estratégico. Assim, as estratégias empresariais existentes no mundo dos fatos são formuladas por meio da Combinação do conhecimento das várias escolas estratégicas, tornando a formação da estratégica uma entidade híbrida que poderá ser dotada tanto de processos cognitivos conscientes, deliberados e analítico-formais, como inconscientes, não deliberados e intuitivo-informais. Pode-se afirmar que a estratégia estaria impregnada de formulação cognitiva racional e refletida, por exemplo, em planos preconcebidos, assim como existiria um conteúdo emergente na estratégia decorrente de processos menos formais ligados a percepções empíricas do estrategista, imposições do meio externo e valores ligados às pessoas responsáveis pela concepção e implementação da estratégia.
Um dos pontos cruciais da administração estratégica é formular estratégias cujos resultados da organização reflitam estas estratégias. Supondo que você seja Diretor de uma empresa, qual atitude seria indicada para um eficaz processo de formulação de estratégias?
A) As estratégias devem ser deliberadas e emergentes de forma alternada.
B) As estratégias devem ser sempre emergentes.
C) Não há necessidade de estratégias deliberadas ou emergentes.
D) As estratégias devem ser sempre deliberadas com antecedência.
E) As estratégias devem combinar uma dimensão deliberada e outra emergente.
QUESTÃO 06
Gestão estratégica é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma empresa, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização em determinado período de tempo, os executivos também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados e alocar recursos para que as metas se concretizem. O planejamento é o detalhamento de como a empresa vai atuar para alcançar os objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando a visão de futuro. Para que essa ação se concretize temos um passo importante que deve ser feito utilizando-se da ferramenta SWOT, pois está apoiará a empresa na escolha de sua estratégia para a empresa alcançar um ponto no futuro. A respeito da SWOT:
A) diz respeito à análise da indústria e suas respectivas forças competitivas de mercado. Principalmente ao grau de rivalidade em uma indústria.
B) é um sistema de pesquisa exploratória para verificar a posição da organização perante o ambiente interno, da empresa pois empresas como SONY e APPLE são chamadas de visionárias pois criam as possibilidades internamente sem preocupação direta com fatores externos.
C) auxilia a empresa na identificação de pontos fortes e fracos da organização, elementos que compõe o ambiente externo. A empresa já conhece seu ambiente interno utilizando-se dessa ferramenta para "olhar" para fora.
D) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente). É usada como base para a elaboração do planejamento estratégico de uma organização, pois dá um diagnósticoatual da organização.
E) é também conhecida como composto mercadológico e auxilia o gestor de marketing na identificação do comportamento do respectivo consumidor (ou público-alvo).
QUESTÃO 07
Certo e Peter (2004) destacam que o ambiente interno é o nível de ambiente que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na sua administração. Esses autores destacam diversos aspectos importantes do ambiente interno de uma organização: Organizacionais, de marketing, de pessoal e de produção. Qual das características a seguir NÃO está relacionada aos aspectos de produção?
A) Uso de tecnologia
B) Pesquisa e desenvolvimento
C) Compra de matéria-prima
D) Estratégia de preço
E) Layout das instalações industriais
QUESTÃO 08
Estratégia tem sua origem geralmente associada ao grego Strategos, ou à arte dos generais, a estratégia mostra-se como um conceito multidimensional e situacional. Há, contudo, ideias que são consensualmente aceitas pelas diversas correntes do pensamento organizacional e pelos principais autores contemporâneos como ligadas à estratégia. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I. Todas as organizações têm subjacentes ao seu comportamento, uma estratégia implícita ou explícita.
II. A estratégia não exige a construção de planos detalhados.
III. Estratégia pressupõe uma inseparabilidade entre a organização e seu ambiente.
IV. A formulação da estratégia envolve um processo de construção racional e formal.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
A) I e III
B) I, II e IV
C) I, II, III, IV
D) III e IV.
E) I e II

Outros materiais