Buscar

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Pensando na organização do trabalho docente na Educação Infantil é  necessário criarmos  estratégias diferenciadas que estimulem a criatividade e a percepção das crianças em relação as pessoas, objetos e possibilidades ao seu redor. Numa visão de Kishimoto (1994) o conceito de brinquedo parte de um objeto que dá suporte a brincadeira. Entende-se, portanto, que o suporte pode ser mediado pelos mais diversificados objetos, desde um carrinho até um pote com pedras.
Classifique os materiais ou atividades abaixo na perspectiva de Kishimoto e depois selecione a opção que apresenta a sequência correta.
1 – Estruturada
2 – Não estruturada
(   ) Materiais reciclados livres
(   ) Livros no cantinho da leitura
(   ) Brincadeira ao ar livre com jogos educativos
(   ) Blocos de madeira e potes
Nota: 20.0
	
	A
	2-2-2-1
	
	B
	1-1-2-2
	
	C
	2-1-1-2
Você acertou!
Comentário: A opção correta é a letra “c” 2 – 1 – 1 – 2. De acordo com o conceito de brinquedo por Kishimoto a classifica divide-se em:
Estruturados: aqueles que são adquiridos prontos.
Não estruturados: objetos não industrializados (não produzidos para serem brinquedos – potes, por exemplo), que na interferência da criança adquirem novos significados pela ação do brincar. (Aula 3 tema 4)
	
	D
	1-1-1-2
Questão 2/5 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
A música na Educação Infantil possui caráter socializador sendo  fundamental para a integração das crianças, pois, ao cantar, ao interpretar ou ao se envolver com a música, ela se integra ao grupo e pode, com isso, perceber a sua importância e a dos outros integrantes nas relações estabelecidas. Assim, essa linguagem é fundamental na sensibilização das crianças, seja no desenvolvimento de empatia, ou com as contribuições para o desenvolvimento do senso estético e da criatividade, permitindo a criação de um vínculo entre ela, suas vivências e a música.
De acordo com nossos estudos o trabalho com música na Educação Infantil pode ser classificado como:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma abordagem para vivência sensível.
Comentário: Opção correta é a letra “a”. A música é uma linguagem universal e está sempre presente na cultura humana. Para as crianças, é parte de seu desenvolvimento integral, imprescindível para a autonomia e criatividade. (Aula 4 tema 2)
	
	B
	Um estudo de caso.
	
	C
	Uma metodologia de trabalho.
	
	D
	Uma apresentação estruturada de diferentes ritmos musicais.
Questão 3/5 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Brincar é essencial a vida, sobretudo na etapa da Educação Infantil. Na brincadeira a criança transporta-se para o mundo do imaginário montando e remontando o cenário conforme suas expectativas e preferências. O brincar pode ser dirigido ou livre, em ambas situações o brincar é um direito fundamental da infância, pois é por meio da brincadeira que as crianças aprendem e se formam “gente”, experimentam e transformam sua realidade.
Leias as asserções e marque (V) para as verdadeiras e (F) para falsas:
(   ) Brincar livre conceitua-se pelo lúdico informal e geralmente ocorre no espaço familiar, passeios em família ou em grupos de amigos, em brincadeiras sem pretensão educativa e sem a aplicação de conceitos intencionais.
(   ) Brincar livre não é aconselhável em nenhuma fase da vida, a ideia de brincar sem a aplicação de regras e direcionamento pode prejudicar a formação das crianças.
(   ) Brincar dirigido é compreendido a partir de teorias sobre a aprendizagem, onde a atividade lúdica é direcionada para fins de aprendizagem e a criança vive experiências em níveis diferentes de complexidade e envolve assim por meio do brincar, suas capacidades cognitivas, ou seja, o brincar dirigido como um procedimento que pode compor o processo pedagógico.
(   ) O brincar dirigido na Educação Infantil conceitua-se por não ter regras e é aconselhável que aconteça fora da escola.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V–V–F-F
	
	B
	V-F–F– F
	
	C
	V-F-V–F
Você acertou!
Comentário: A opção correta é a letra “c”. O brincar dirigido é direcionado pelos professores a partir de uma proposta pedagógica, nas quais eles definem os resultados, recursos e espaços, o brincar livre permite às crianças desenvolver a sua “narrativa lúdica”, criando brincadeiras com simples objetos ou apenas com sua imaginação, alinhando a realidade com o faz de conta. (Aula 3 tema 5)
	
	D
	V-V–V–F
Questão 4/5 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade faz com que os espaços e a rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. 
Pensando na organização dos espaços na Educação Infantil marque V para sentenças corretas e F para sentenças falsas.
(   ) Deve ser pensado e rearranjado, considerando as diferentes necessidades de cada faixa etária, assim como os diferentes projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos.
(   ) Os espaços da Educação Infantil devem ser elaborados levando em consideração somente a realidade da sociedade atual para que cada criança desenvolva o senso crítico e reflexivo relativos à vida.
(   ) Os cantos de trabalho na educação infantil devem ser construídos coletivamente pelo professor ou pelas crianças. O canto de aprendizagem pode ser compreendido como aquele espaço com produções e materiais derivados de um projeto de trabalho feito pelas próprias crianças.
(   ) Os cantos ou salas da Educação Infantil são espaços onde a aprendizagem acontece de maneira leve e natural por meio da ludicidade de jogos e interação dos alunos e professores.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V- V
Você acertou!
Comentário: Opção correta é a letra “a” V-F-V-V. Os espaços da Educação Infantil devem ser pensados e organizados de modo a proporcionar e fomentar interações e brincadeiras para que as crianças aprendam e associem sua realidade de forma gradativa. (Aula 2 tema 4)
	
	B
	V- F – V – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V- V – F – F
Questão 5/5 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
O desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil é uma das habilidades que deve ser contemplada no planejamento e práticas pedagógicas. Ao desenvolver-se enquanto sujeito autônomo a criança se sente mais segura e confiante para seguir em frente e enfrentar os desafios das etapas seguintes. Para Marcondes (2012), a transição da educação infantil para o ensino fundamental é um “momento crítico”, em decorrência do movimento dos processos naturais e institucionais.
De acordo com as aulas, selecione (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas a partir do que podemos elencar como estratégias docentes para ajudar a criança na superação deste momento.
(   ) Aproximar as crianças da Educação Infantil com as crianças mais velhas para que possam conversar e interagir em espaços compartilhados.
(   ) A ansiedade da mudança faz parte do processo de crescimento e, os professores não devem interferir com nenhum tipo de ação preventiva.
(   ) Conversas entre professor e as crianças dando espaços para que tirem suas dúvidas e conheçam um pouco da rotina do ensino fundamental.
(   ) As práticas pedagógicas devem estimular o desenvolvimento de habilidades que ajudarão a criança em seu desenvolvimento e crescimento pessoal.
Selecione a opção com a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V-V-V-V
	
	B
	V-F-V-F
	
	C
	V-F-V-V
Comentário: A opção correta é a letra “c”. A ansiedade faz parte do processo de transição, mas o professor deve desenvolver estratégias que possam minimizar este momento. (Aula 6 tema 4)
	
	D
	F-F-V-V

Continue navegando