Buscar

Meu 2° Simulado Relações Trabalhistas 10 Acertos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: RELAÇÕES TRABALHISTAS   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	02/11/2021
	1ª Questão
	Uma das grandes preocupações de gestores de comunicação organizacional está na disseminação de informações distorcidas e inverídicas que circulam nas mídias digitais, com velocidade cada vez maior, e que podem causar grandes danos à imagem de pessoas e instituições. Esse tipo de informação é conhecido como:
	
	News maker
	
	Gatekeeper
	
	Flooding
	
	Information managing
	 
	Fake news
	2ª Questão
	A maior motivação dos funcionários, de uma perspectiva comportamental, depende:
	
	De uma melhor gestão dos processos administrativos.
	
	De modificações profundas na cultura da organização.
	 
	Da adequada gestão do clima organizacional.
	
	Da redução dos níveis hierárquicos e maior delegação de responsabilidade.
	
	Da implementação de processos de reengenharia radicais.
	3ª Questão
	A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada após a criação da justiça do trabalho em 1939. O Decreto-Lei de sua criação é o de nº 5.452, em 1º de maio de 1943. Foi Getúlio Vargas, presidente na época, que a sancionou no período conhecido como Estado Novo. Aponte a alternativa que corresponde ao art. 29, § 4º, da CLT.
	 
	[...] impossibilita ao empregador a realização de anotações desabonadas na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
	
	[...] possibilita ao empregador a realização de anotações desabonadas apenas na Carteira de Trabalho.
	
	[...] impossibilita ao empregador a realização de anotações desabonadas, a não ser que tais anotações sejam necessárias para evitar transtornos na próxima contratação.
	
	[...] possibilita ao empregador a realização de anotações desabonadas na Carteira de Trabalho, desde que não haja prejuízo para o(a) funcionário(a).
	
	[...] possibilita ao empregador a realização de anotações desabonadas na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
	4ª Questão
	O art. 4º Lei da Reforma Trabalhista versa sobre o efeito de indenização e a estabilidade do(a) funcionário(a), além de outras informações. Aponte a alternativa que não corresponde ao referido trecho:
 
Diante da insegurança nas ruas e do horário que alguns funcionários saem de seus trabalhos, muitos preferem permanecer no local até momento em que acharem seguro. Essa permanência não onera o empregador, uma vez que o funcionário não está ali à disposição da empresa para a realização de alguma atividade. Neste caso, muitos podem permanecer por motivos variados, o que não deverá ser considerado "hora extra". Essa mudança foi considerada positiva tanto para empregadores quanto para empregados.
	
	Poderá ser computado, quando houver obrigatoriedade, o período em que o(a) funcionário(a) exceder ao trabalho por motivo de troca de roupa ou de uniforme.
	
	Na contagem de tempo de serviço, serão computados os períodos em que o trabalhador estiver afastado por motivo de serviço militar e acidente de trabalho.
	 
	Será computado o período em que o(a) funcionário(a) exceder ao trabalho por motivo de práticas religiosas, descanso, alimentação, ou outra atividade que ele julgar necessária.
	
	A opção do(a) funcionário(a) em permanecer na empresa após o horário de trabalho por motivo de segurança não pode ser interpretada como "estar à disposição" dela para realizar atividades.
	
	Quando os horários em que funcionários(as) saem de seus trabalhos oferecem insegurança, eles podem permanecer no local, mas isso não deve ser considerado "hora extra".
	5ª Questão
	O __________ não precisa mais autorizar a homologação de rescisão de contrato que possibilita o acesso ao FGTS, bem como aos benefícios do seguro-desemprego. Quando o funcionário pede demissão, de acordo com a __________, e opta por sair da empresa em comum acordo com o empregador, tem direito a receber uma multa de 20% sobre o saldo/FGTS e retirar até 80%; contudo, ele não terá direito ao __________.
	
	Sindicato / Reforma Trabalhista / 13º salário
	 
	Sindicato / Reforma Trabalhista / seguro-desemprego
	
	Funcionário / Reforma Trabalhista / seguro-desemprego
	
	Sindicato / CLT / 13º salário
	
	Empregador / Constituição / seguro-desemprego
	6ª Questão
	Determinada empresa, no curso de inquérito movido pelo Ministério Público do Trabalho firmou um Termo de Ajuste de Conduta - TAC. Entretanto, esse termo não é cumprido pela empresa. No que respeita à execução do termo de ajuste de conduta, é correto afirmar:
	
	Para que o termo de ajuste de conduta seja exequível, é necessário primeiramente que haja decisão judicial trabalhista outorgando-lhe a natureza de título executivo judicial, para execução da multa ajustada na Justiça Comum.
	
	Não cabe execução na Justiça do Trabalho, pois o termo de ajuste de conduta não é reconhecido como título executivo, cabendo execução da multa ajustada na Justiça Comum.
	 
	O termo de ajuste de conduta firmado perante o Ministério Público do Trabalho é título executivo extrajudicial, sendo competente para a execução o Juiz do Trabalho que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria.
	
	Ocorrerá mediante ação trabalhista comum (processo de conhecimento) a ser ajuizada perante a Vara do Trabalho competente para conhecer da matéria objeto do termo de ajuste de conduta.
	
	O próprio Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria da Justiça do Trabalho, tem competência para executar, direta e exclusivamente, os termos de ajuste de conduta, perante seção da Justiça Federal.
	7ª Questão
	Sobre o direito de greve, é incorreto afirmar que:
	
	A Constituição de 1988 assegura o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
	
	A greve deflagrada com o objetivo de exigir o cumprimento de cláusula ou condição de norma coletiva não é considerada abusiva.
	 
	São considerados serviços ou atividades essenciais o atendimento a todas as atividades relacionadas com o regime geral de Previdência Social e a assistência social.
	
	Em geral, as greves devem ser comunicadas ao empregador com antecedência de 48 horas.
	
	Segundo o entendimento majoritário atual do Tribunal Superior do Trabalho, são consideradas abusivas as greves com caráter político.
	8ª Questão
	Em relação ao acordo celebrado e homologado judicialmente, em consonância com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, analisar os itens a seguir:
 
I. Em caso de colusão entre partes, é cabível recurso ordinário para impugnar decisão homologatória de acordo celebrado judicialmente.
II. O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial.
III. Havendo colusão entre as partes, somente por ação rescisória é impugnável o termo de conciliação homologado em juízo.
IV. O acordo homologado judicialmente tem força de decisão recorrível. Dessa forma, não há trânsito em julgado do termo conciliatório na data da sua homologação judicial.
 
Está(ão) correto(S):
	 
	Somente os itens II e III
	
	Somente o item I.
	
	Somente o item II.
	
	somente o item IV.
	
	Somente os itens I e IV.
	9ª Questão
	Relativamente aos princípios do Direito do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: 
	
	O in dubio pró-operário é regra de aplicação da norma, visa proteger o empregado. Em caso de dúvida quanto a que norma aplicar, aplica-se a mais benéfica
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	O princípio da condição mais benéfica dispõe que o operador do Direito do Trabalho deve optar pela regra, norma jurídica, mais favorável ao obreiro.
	
	O princípio da irrenunciabilidade se traduz em proteção ao empregador, que não poderá voluntariamente renunciar seus direitos.
	 
	A visão mais ampla do princípio da norma mais favorável entende que este atua em tríplice dimensão no Direito do Trabalho: informadora, interpretativa/normativa e hierarquizante. 
	10ª Questão
	Em convenção coletiva do trabalho, estabeleceu-se cláusulaque proíbe determinado condomínio residencial de contratar empregados terceirizados - porteiros, zeladores e prestadores de serviços gerais - para a realização de atividade fim. 
Nessa situação hipotética, de acordo com o entendimento do TST, essa cláusula deve ser considerada 
	
	válida, uma vez que as atividades fim não podem ser contratadas por meio de terceirização.
	
	válida em razão da autonomia das convenções e dos acordos coletivos de trabalho para estabelecerem as condições de trabalho para as categorias profissionais que regem.
	
	nula quanto aos prestadores de serviços gerais, uma vez que essa categoria profissional não presta serviços classificados como atividade fim em um condomínio. 
	 
	nula, pois limitou a iniciativa empresarial para a consecução de objetivo considerado regular e lícito, em desacordo, portanto, com o princípio da livre concorrência.
	
	válida, produzindo todos os efeitos legais, salvo se for declarada nula pelo Poder Judiciário por não atender um requisito formal.

Continue navegando