Buscar

NORMA CULTA X PORTUGUÊS BRASILEIRO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA
CARINA CARVALHO BARBOSA
 Professor: Hélio Pereira Barreto 
Vitória da Conquista-BA
2021
Norma culta x português brasileiro
O uso da linguagem formal e informal é um tema bastante debatido desde a antiguidade. Sendo um assunto que aparenta ser fácil, mas é extremante complicado tanto do ponto de vista da teoria da linguagem, quanto pela pedagogia. A norma culta é considerada como padrão, sendo usada em situações formais e geralmente por pessoas mais escolarizadas. Já a linguagem coloquial é utilizada em momentos com família e amigos. Nesse interim, Evanildo Bechara e Marcos Bagno possuem ideias distintas com relação a valorização e reconhecimento de ambas na língua portuguesa.
Evanildo Cavalcante Bechara é considerado um dos mais renomados especialistas da língua portuguesa, sendo conhecido como o maior gramático do Brasil. Para ele, a língua culta deve ser enaltecida sempre e embora conceitue a linguagem popular como uma forma de comunicação, ainda assim a considera inferior a linguagem padrão. Já Marcos Bagno que também é formado na área da educação, sendo professor, doutor em filologia, linguista e escritor brasileiro. Defende o conceito de que a linguagem popular que é falada nas ruas atualmente deve ser reconhecida e validada como “português brasileiro”.
Para Evanildo Bechara, a língua culta é capaz de elevar o homem na sociedade, ou seja, o individuo que sabe usa-la corretamente, tende a ser mais bem visto no seu meio social. E afirma que em países desenvolvidos a linguagem formal é importante no ambiente escolar. Segundo Evanildo Bechara, “Nenhum país desenvolvido prega a desvalorização da norma culta na sala de aula ou inclui esse tipo de ideia nos livros didáticos. Esse desserviço aos alunos e à sociedade como um todo só encontra eco mesmo no Brasil.”
De acordo com Marcos Bagno o “falar errado” é atribuído apenas ao pobre, ou seja, o preconceito linguístico só existe com as pessoas de classe baixa. Sendo assim, a elite tem todo o “direito” de falar de modo informal e ser considerado segundo o linguista como “licença poética”. Além disso, o mesmo considera a gramatica normativa sem relevância para o ensino brasileiro e fala sobre a importância de ensinar as pessoas a lerem e escreverem, de como isso pode revolucionar a cultura do Brasil.
Por conseguinte, pode se inferir que ditar a forma da pronuncia e escrita da língua portuguesa na sociedade brasileira é bastante complexo. Existem diversos argumentos que defendem a língua culta e outros que a menosprezam, assim como para com a linguagem informal.
O gramático Evanildo Bechara e linguista Marcos Bagno possuem concepções diferentes com relação a linguagem e nos faz questionar sobre a nossa língua. Contudo, compreende-se que a linguagem é formulada por doutos e grandes escritores, na qual, ser um poliglota na própria língua é usar o que foi padronizado por eles, é saber utilizar a linguagem culta e coloquial e a adequá-la da melhor forma para ser compreendida pelo ouvinte.
REFERÊNCIAS
ENTREVISTA- Evanildo Bechara: Em defesa da gramática. Conteúdo Livre. 2012. Disponível em: < http://direitopraquemfazdireito.blogspot.com/2012/02/conteudo-livre-entrevista-evanildo.html> Acesso em: 10 de Set. 2021.
LINGUAGEM formal e informal. Educa+Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/linguagem-formal-e-informal> Acesso em: 10 de Set. 2021.
MOVIMENTO Nacional em defesa da língua portuguesa. Norma culta e democratização do ensino. Novo Milênio. 2001. Disponível em:<http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000704.htm> Acesso em: 10 de Set. 2021.
NORMA culta. Norma Culta. 2020. Disponível em : <https://www.normaculta.com.br/norma-culta/> Acesso em:10 de Set. 2021.
“O PORTUGUÊS precisa ser reconhecido como uma nova língua. E isso é uma decisão política.” Jornal Opção. 2015. Disponível em: <https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/o-portugues-brasileiro-precisa-ser-reconhecido-como-uma-nova-lingua-e-isso-e-uma-decisao-politica-37991/> Acesso em: 10 de Set. 2021.

Continue navegando