Buscar

ATIVIDADE 1 UC 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: Vitor Formigoni Dos Santos 
 Umuarama - Parana.
Atividade 1 UC 10
Contexto
Você recebeu na Virtually o cliente Roberto Santos, que deseja colocar o imóvel dele para locação. Roberto apresentou algumas informações a respeito do apartamento. O condomínio tem três torres de apartamentos de dois e de três dormitórios, e o apartamento em questão é novo, pronto para morar, com três dormitórios (sendo um deles uma suíte), cozinha tipo americana com churrasqueira, além de área de serviço, living para dois ambientes e banheiro social.
 
O empreendimento conta com portaria 24 horas e infraestrutura completa. Localizado no ponto mais alto do bairro, proporciona ampla vista, inclusive com pôr do sol. Os vizinhos são dois grandes supermercados e um shopping center, além de faculdades, escolas, comércio variado, bares e restaurantes para todos os gostos. A taxa de condomínio é de R$ 820,00, e este é administrado pela imobiliária Zona Sul.
 
Atividade
Explique para o cliente os procedimentos administrativos do serviço, considerando que o condomínio é administrado por outra imobiliária. Indique também os tipos de garantias existentes no contrato de locação e informe a forma de pagamento e a data de repasse do aluguel.
__________________________________________________________________________________
Ao Sr.Roberto agradecemos a preferencia de nossos serviços os quais serão de total comprometimento e transparência. Após receber as informações do Sr.Roberto iremos descrever as formas de administração e serviços, que serão utilizadas pela empresa.
Primeiramente apresentamos o Contrato de Administração, o qual será utilizado para fazer a gestão e manutenção de seu imóvel e inquilino. Este contrato apresenta as formas em que iremos administrar seu imóvel, visto em contrato no primeiro mês de locação 100% do aluguel fica em posse da imobiliária, durante os demais meses será cobrado a taxa de 10% mensal de sua locação, pode também optar pelos planos de garantia de aluguel, caso esse em que mesmo se o inquilino se tornar inadimplente o Sr.Roberto recebera seu aluguel dentro do prazo estipulado pelo contrato de locação, cabendo a imobiliária fazer a cobrança utilizando seus meios judiciais ou não. Essa taxa varia entre 11% a 13% dependendo do porte do imóvel.
Após esse período é feito uma vistoria no imóvel, avaliando seu estado de conservação com a finalidade de conhecer vicios, soluciona-los, e mante-los dentro das condições de uso, condiçoes essas que deveram ser mantidas pelo locatario durante o periodo da locação (exceto manutenções de uso externos do imóvel, como pinturas e vícios do tempo). Essa vistoria sera feita em 3 vias iguais, que serão entregues ao locador, locatario , e uma via da imobiliaria.
Sobre garantias de locação, existem três formas em que são utilizadas:
Chegue Caução: Será aberto uma conta poupança adjunta (Inquilino e Imobiliária) em que inquilino deposita 3 alugueis em que serão retidos até o período final de locação, garantindo o cumprimento do prazo do contrato e suas obrigações. Ao final da locação, se tudo estiver de acordo em relação a debitos e consumos finais, o valor é passado exclusivamente para o locatario.
Fiador: Essa modalidade apresenta a garantia de terceiros, o qual se responsabiliza também pelo cumprimento das obrigações contratuais, ou seja ele não é nem locatário nem locador, porem detém de todas as responsabilidades do contrato vinculando a ele sua propriedade.
Seguro Fiança: È uma apólice que garante ao locador o repasse dos valores por meio de uma operadora de seguros. Essa modalidade tem um custo maior para o locatário, e não tem retorno desta quantia no final do período de locação ao contrario do cheque caução. Porem esta modalidade é muito útil para clientes “nômades”, garantindo uma locação rápida e segura.
Quando ao fato do condomínio ser administrado por outra imobiliária, não haverá problemas, visto que existira uma relação próxima entre as empresas, as quais já são definidos seus compromissos em devidas áreas, acompanhando a quitação dos débitos evitando inadimplência.
Os alugueis serão recebidos através de boletos bancários, serão impressos todos os boletos do período de locação, que serão entregues ao locatário junto a vistoria e contrato de locação. Se o locatário optar pagar diretamente na imobiliária, será cobrado as taxas de emissão do boleto, e encargos previsto no mesmo em caso de atraso.
O valor do aluguel será repassado ao LOCADOR de acordo com o prazo estipulado no contrato de locação, e será feito em no máximo 5 dias uteis após o pagamento do locatário (Se o locador não optar pela taxas de garantia de aluguel). Fica facultado ao Locador o recebimento em mãos ou deposito bancário, os quais serão acompanhados do recibo de repasse. 
Durante todo o periodo de administração do imovel o locador tem acesso total das vias originais dos recibos, comprovantes etc.

Outros materiais