Buscar

Atividade 01 Assessorar nos processos de gestão de imóveis e locações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Rafael de Morais Carvalho.
Atividade 1
 
Contexto
Você recebeu na Virtually o cliente Roberto Santos, que deseja colocar o imóvel dele para locação. Roberto apresentou algumas informações a respeito do apartamento. O condomínio tem três torres de apartamentos de dois e de três dormitórios, e o apartamento em questão é novo, pronto para morar, com três dormitórios (sendo um deles uma suíte), cozinha tipo americana com churrasqueira, além de área de serviço, living para dois ambientes e banheiro social.
 
O empreendimento conta com portaria 24 horas e infraestrutura completa. Localizado no ponto mais alto do bairro, proporciona ampla vista, inclusive com pôr do sol. Os vizinhos são dois grandes supermercados e um shopping center, além de faculdades, escolas, comércio variado, bares e restaurantes para todos os gostos. A taxa de condomínio é de R$ 820,00, e este é administrado pela imobiliária Zona Sul.
 
Atividade
Explique para o cliente os procedimentos administrativos do serviço, considerando que o condomínio é administrado por outra imobiliária. Indique também os tipos de garantias existentes no contrato de locação e informe a forma de pagamento e a data de repasse do aluguel.
Resposta:
Após nosso cliente Sr. Roberto Santos, entrar em contato sobre seu imóvel que deseja deixar sobre nossos cuidados de administração do aluguel, passamos a explicar sobre quais os procedimentos deveríamos tomar a partir daqui, onde o primeiro passo foi informa-lo sobre todas as vantagens de administrarmos seu imóvel, onde através do Contrato de Administração passaríamos a cuidar de todos os detalhes e processos que envolvem a manutenção do imóvel e seus inquilinos.
Quanto ao Contrato que oferecemos existem algumas opções, em todas elas o primeiro aluguel 100% dele fica para a imobiliária e os demais messes o nosso plano básico tem a cobrança de 10% do valor do aluguel, informamos outras opções de planos com garantias de aluguel de 11%, 12% e 13% e as diferenças de cada um, mas o Sr. Roberto preferiu o plano básico com 10% do valor.
Os serviços que o plano básico engloba são os seguintes, o primeiro passo será feito a vistoria completa do imóvel, onde será gerado 3 vias, uma para o proprietário, outra para o inquilino e a terceira via ficando em posse da imobiliária que será anexada junto com o contrato de aluguel com o inquilino. Informamos ainda as opções de tipos de garantia do contrato e o Sr. Roberto escolhei a Caução no valor de 3 meses do aluguel. Quanto ao fato do condomínio ser administrado por outra imobiliária, explicamos ao nosso cliente que isso não terá nenhum incomodo, já que é uma empresa igualmente séria e parceira da nossa, e o condomínio é através do boleto bancário, o que será muito fácil o controle e o acompanhamento dos pagamentos do mesmo, igualmente como nosso aluguel, nossa empresa que faz a administração do aluguel, liberando para os inquilinos os boletos bancários referente aos 12 primeiros meses, já que anualmente o contrato será reajustado pelo IGPM, o cliente tem acesso sempre que quiser ao sistema através de senha individual, para verificar o acompanhamento dos pagamentos e eventuais despesas. Terá acesso a todas as informações como acompanhamento de contas de consumo por conta do cliente como luz e IPTU, outro serviço que traz mais segurança para nosso cliente é que é feito uma pesquisa prévia nas áreas civil, no cartório de protesto e nos órgãos de proteção ao crédito nos possíveis inquilinos e sues conjugues (se for caso), objetivando qualificar ainda mais os locatários. O nosso contrato de aluguel é revisado constantemente por nossa equipe do setor jurídico assim, nosso cliente tem a segurança de entregar seu imóvel a uma empresa que estará zelando por ele igualmente como o proprietário. Nosso financeiro é bastante ativo e atende as possíveis cobranças em caso de inadimplência e em caso extremos o setor jurídico é acionado para as possíveis ações de despejos e em caso de inadimplências igual ou superior a 40 dias.
Bom após todas essas explicações foi assinado o contrato de administração do imóvel que será locado, e agendado com o Sr. Roberto a data da vistoria do imóvel, no mesmo dia a equipe de vistoria já fará também as fotos para a divulgação para o nosso site e utilização nas redes sociais, além do envio do nossos clientes do banco de dados que buscam imóveis com essas características e localização.

Outros materiais