Buscar

Armazenagem, gestão de transportes e distribuição -AVALIAÇÃO CORRIGIDA

Prévia do material em texto

1)
Podemos afirmar que a implantação adequada de um sistema de gerenciamento de transportes - TMS - tem forte potencial de promover redução dos níveis de estoque de uma empresa, trazendo benefícios de redução de custos para todos os participantes da cadeia de abastecimentos. Com relação a esta afirmação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· A afirmação é correta se aplicada a empresas industriais de bens de consumo, em função de apresentarem alto nível de estoques, porém apenas se estas fizerem uso de frota própria, não se aplicando nos casos de terceirização de serviços de transporte.
· A afirmação é correta, pois, uma vez que aumentanda a visibilidade das cargas em trânsito, o Gestor Logístico pode acompanhar o desempenho dos processos de transporte, aumentando o domínio sobre as eventualidades e conhecendo os tempos e permitir um melhor planejamento das necessidades de materiais.
checkCORRETO
· A afirmação não é correta, pois as ferramentas de gestão de estoques não têm qualquer relação com o TMS.
· Não podemos assumir a afirmativa como correta, uma vez que existem diversos fatores que interferem na gestão dos estoques e são independentes das funcionalidades potenciais do TMS.
· Podemos considerar a afirmação correta se os respectivos ERPs de todas as empresas envolvidas na gestão da cadeia de abastecimentos estiverem integrados via EDI.
Resolução comentada:
Quanto maior for o domínio sobre os tempos de transporte e menores as variáveis, maiores são as variações de tempo de percurso, permitindo ao Gestor Logístico ajustar seu estoque de acordo com o consumo durante o trânsit time (tempo de percurso), reduzindo os níveis de estoques de segurança que são derivados, entre outros fatores, das incertezas sobre os prazos de entrega e/ou coleta. Com a lógica da visão holística para gestão da cadeia de abastecimentos, o resultado da redução de estoques em qualquer um de seus elos, indústria, distribuidor e varejo, contribui para a redução dos custos e consequente melhoria dos resultados. Tal conclusão demanda uma visão holística bem estabelecida por parte do aluno.
Código da questão: 19818
2)
A definição da escolha de determinado modal de transporte depende de uma série de características que são fundamentais, como tarifas de fretes, confiabilidade,transit time, grau de risco que impactam em custos de seguro, rastreabilidade, demandas específicas do embarcador e/ou do cliente e considerações relativas aos transportadores, que podem afetar significativamente o scustos finais de transporte.Considerando o contexto mencionado, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo:
( ) Quando se escolhem serviços de transporte com menor agilidade e confiabilidade, mais estoques tendem a aparecer nos canais de distribuição.
( ) A rapidez e a confiabilidade podem afetar profundamente os níveis de estoques do embarcador e do comprador, tanto quanto o nível dos estoques em trânsito entre os armazéns do embarcador e do comprador.
( ) Os cinco modais básicos de transporte são ferroviário, rodoviário, aquaviário ou hidroviário, modular e aéreo.
Alternativas:
· V - F - F.
· V - V - F.
checkCORRETO
· V - F - V.
· F - F - V.
· F - F - F.
Resolução comentada:
Por princípio, em qualquer segmento ou ambiente econômico, menores níveis de confiabilidade e agilidade dos serviços de transporte tendem a levar os gestores a aumentar os níveis dos estoques como medida de segurança contra possibilidades de atrasos e rupturas das entregas que venham a comprometer a produção ou distribuição de seus produtos. O aluno deve ter amplo espectro na visão de SCM para bem interpretar o impacto da escolha dos modais nos níveis de estoques da cadeia, além de bem entender que estoques representam custos.
Sobre a última alternativa, o transporte em geral é classificado em cinco modais básicos: ferroviário, rodoviário, aquaviário ou hidroviário, aéreo e dutoviário,
Código da questão: 21398
3)
O processo de globalização da cadeia de abastecimento que vivemos dentro do contexto mundial tem sido um fator de constante análise por parte dos gestores desta cadeia, uma vez que gerenciar vários itens adquiridos de várias localidades distintas, com tempos de entrega e custos variados em função das diferentes localidades dos fornecedores, tem se mostrado um grande desafio a estes gestores. Complementando o texto, seguem as afirmações abaixo:
I) A aquisição de matérias primas de outros países só deve ser considerada até um determinado limite de distância, pois grandes distâncias automaticamente inviabilizam quaisquer possibilidades de aquisição de insumos produtivos.
II) Apesar de tratarmos de aspectos que ultrapassam a fronteira do Brasil, as ferramentas de Tecnologia da Informação ajudam o gestor no processo de monitoramento do trânsito de mercadorias, possibilitando rastreamento e aumentando a previsibilidade de disponibilização destas para uso, mesmo quando tratar-se de abastecimento a um ambiente de produção.
III) A adequada apuração e gestão de todos os custos envolvidos no processo de importação, envolvendo trânsito interno no país de origem, operações de carga e descarga nos portos de origem e destino etc., podem perfeitamente viabilizar a aquisição de materiais de fornecedores de países localizados em distâncias extremas, assumindo que os custos unitários no local de origem devem ser menores do que no mercado interno, a fim de compensarem tais custos extras.
É CORRETO somente o que se afirma em:
Alternativas:
· Apenas I.
· II e III.
checkCORRETO
· I e III.
·  I e II.
· I, II e III.
Resolução comentada:
A análise dos gestores refere-se aos custos envolvidos no processo e não exclusivamente em relação à distância, pois áreas muito distantes podem apresentar fluxos constantes de mercadorias que mitiguem tais custos, como acontecem com países como China e Japão.
Código da questão: 20985
4)
Dentro de um processo produtivo temos a geração de diversos resíduos, tanto resultados de transformação da matéria prima, como cavacos e rebarbas, quanto de materiais utilizados durante o processo, como materiais de limpeza das máquinas ou outros sistemas produtivos. Todavia, existem outras fontes geradoras de resíduos industriais que não podem ser reutilizadas sem reprocesso específico, tais como:
I - estoques obsoletos decorrentes de perda de validade ou por alterações de composição da estrutura do produto final;
II - produtos e/ou componentes fora de linha ou produzidos em excesso por falhas no planejamento e que não podem ser comercializados;
III - produtos e/ou componentes com problemas de qualidade e que não tenham usos alternativos definidos.
Podemos afirmar que estão CORRETAS apenas as afirmativas:
Alternativas:
·  I.
· I, II e III.
checkCORRETO
·  I e II.
·  II e III.
· I e III.
Resolução comentada:
Todo e qualquer material que não possa seguir à etapa seguinte, seja uma etapa produtiva ou a entrega ao cliente, e que não possa ser reparado ou reusado é considerado resíduo, devendo seguir o processo natural da Logística Reversa, sendo a reciclagem ou o descarte apropriado.
Código da questão: 19951
5)
Com o aumento da diversidade de produtos e o aumento da necessidade de frequência de entregas, os processos que envolvem a gestão da distribuição vêm demandando maior foco na automatização das operações, gerando investimentos em equipamentos e em sistemas de gerenciamento que permitam a integração das informações e dos recursos utilizados, associado às técnicas modernas de gestão, a fim de alcançarem a eficiência e confiabilidade no manuseio. Diante de tal afirmativa, podemos entender que:
I - O aumento da complexidade dos produtos tendem a demandar cada vez mais investimentos em armazéns inteligentes levando, invariavelmente, a inviabilizar a existência de determinados produtos atualmente disponíveis.
II - Os chamados armazéns inteligentes só são economicamente viáveis para produtos de maior valor agregado.
III - Apesar dos aspectos de investimentos e custos operacionais, o uso de tais recursos aliados à correta aplicação detécnicas de gestão de armazéns e dos processos de manuseio, transporte e armazenagem tendem a promover reduções de custos, possibilitando a aplicação em qualquer segmento econômico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· Apenas III.
checkCORRETO
· II e III.
·  I e II.
· I e III.
· I, II e III.
Resolução comentada:
As afirmações I e II não estão corretas, pois não se pode descartar a utilização de recursos tecnológicos para gestão da cadeia de abastecimentos sem uma profunda análise dos aspectos de custos e mercado envolvidos. A viabilidade econômica da utilização de ferramentas, recursos, sistemas e estratégias de gestão aplicadas aos chamados armazéns inteligentes passa necessariamente por aspectos de escala e volumes envolvidos na operação, uma vez que também podem também envolver operações sazonais ou pontuais.
Código da questão: 20877
6)
Alternativas:
· 7%
· 10%
· 20%
checkCORRETO
· 15%
· 5%
Resolução comentada:
Código da questão: 42796
7)
O uso de técnicas de gestão são desprezíveis para um gestor nos dias atuais, PORQUE os recursos de Tecnologia da Informação que podem ser utilizados nos diversos modelos de otimização dos processos de distribuição e armazenagem têm evoluído e possibilitado aos gestores melhores tomadas de decisão.
Analisando as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
· As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
checkCORRETO
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
· Ambas as afirmações são falsas
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Resolução comentada:
As evoluções de TI não devem ofuscar a visão do gestor quanto ao uso de técnicas de gestão que envolvam estratégias não necessariamente relacionadas a avanços tecnológicos. A capacidade e competência do Gestor Logístico devem estar também em identificar potenciais de melhoria constante, independentemente de tecnologia e até justamente para o melhor uso dessas tecnologias.
Código da questão: 20014
8)
Podemos entender que o conjunto de processos que compõe as várias etapas de distribuição em um processo industrial, desde a distribuição das matérias primas garantindo o abastecimento dos centros produtivos até a entrega do produto acabado ao consumidor final, interfere nos prazos e custos totais dos produtos que compramos. Tal afirmação é correta, pois:
I - O custo final de um produto que adquirimos é o conjunto de todos os custos que envolve sua produção e distribuição;
Portanto;
II - Gerenciar bem todas as etapas da distribuição na cadeia de abastecimentos pode reduzir os custos destas etapas, reduzindo os custos para o consumidor final.
Alternativas:
· A primeira é verdadeira, mas a segunda é falsa.
· As duas afirmativas são falsas.
· A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
· As duas afirmativas são corretas e complementares.
checkCORRETO
· As duas afirmativas são corretas, mas não têm relação entre si.
Resolução comentada:
Todo e qualquer desvio de processo de distribuição de materiais dentro da cadeia de abastecimento tende a gerar aumentos de custos e prazos ao final da cadeia.
Código da questão: 20522
9)
Caracterizam-se como elementos fundamentais para o bom desempenho das operações logísticas em um armazém inteligente:
I) O uso de recursos físicos para coleta de dados de forma automática integrados a ferramentas relacionadas à Tecnologia da Informação, de modo a reduzir a intervenção do operador de forma manual na coleta e tratamento das informações para gestão da distribuição.
II) O uso de equipamentos de movimentação elétricos em detrimento de outros meios de locomoção.
III) A utilização de técnicas de gestão que permitam atualizações constantes do comportamento dos produtos em estoque, de modo a permitir a revisão do seu mapeamento com o objetivo de reduzir movimentos e custos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· II e III.
· I, II e III.
· I e II.
· Apenas III.
·  I e III.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A afirmação II não leva em conta de que podem ser utilizados equipamentos com tração manual pelos operadores para armazéns que demandem pequenos percursos. Da mesma forma, existem situações de armazenagem em grandes áreas, como portos marítimos, onde equipamentos de alta tecnologia convivem com empilhadeiras movidas à combustão.
Código da questão: 21260
10)
Em relação ao modal dutoviário, podemos afirmar que sua aplicação no Brasil é amplamente difundida em vários segmentos econômicos, sendo, entre outros, utilizado para o transporte de:
I - Suco de Laranja, no segmento alimentício.
II - Minério de ferro, para siderurgia.
III - Álcool, para uso veicular.
IV - Gás, para uso em diversos segmentos industriais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· I,II e III.
· I, II e IV
· I, II e IV
·  II, III e IV.
· I, II, III e IV
checkCORRETO

Continue navegando