Buscar

Gestão de Conflito - N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES - N1
RESOLUÇÃO DE ESTUDO DE CASO
NINA FERNÁNDEZ Y FERNÁNDEZ
MBA LIDERANÇA ESTRATÉGICA
Disciplina Gestão de Conflitos nas Organizações
Pioneira no mercado de ensino à distância no país a instituição de ensino superior Edu Brasil, fundada há 21 anos, obteve um crescimento acima da média no seu ramo de atuação. 
Nos últimos anos, com o surgimento de alterações na legislação e novos empreendimentos similares, houve o surgimento de concorrentes no mercado e com isso foi identificada a necessidade de modernização e padronização da sua atuação, focando sempre na melhoria do seu ensino. 
A Edu Brasil é composta de polos em diferentes estados do país, tendo cada uma delas um gestor responsável pela condução das suas atividades locais. Todas respondem a matriz, hoje comandada pelo Alfredo. 
Para a realização dessa padronização a diretoria da Edu Brasil designo como responsável o Alfredo, deixando toda a responsabilidade do processo de padronização e comunicação com os outros polos sob responsabilidade da matriz. 
Ao inicia o plano de padronização atuando de forma centralizada e enviando o novo formato que deveria ser implementado nos polos, Alfredo se deparou com grande resistência dos gestores regionais, que alegavam que o plano desenvolvido não levava em consideração as peculiaridades regionais e opiniões dos gestores. 
A falta de comunicação, diferença entre gerações e a globalização ajudaram a desenvolver um conflito interno na instituição e dificultando a implementação das ações propostas por Alfredo e a diretoria. 
Segundo McINTYRE(2007) “Aliada ao advento da globalização, há a formação de equipes heterogêneas no ambiente de trabalho. Com isso, o conflito tende a existir, em razão da existência de perspectivas e funções diferentes”.
O conflito gerado e percebido poderia ter sido evitado se adotado desde o início a postura colaborativa, trazendo uma comunicação mais assertiva e apresentando a preocupação com todas as partes envolvidas. Assim teriam sidos identificados de forma clara as dificuldades e peculiaridades de cada polo e o plano de ação atenderia de forma objetiva a todos os polos. 
Compreendendo como diz Figueiredo (2012, p. 25) que o conflito é um fenômeno social multidimensional, que é parte integrante da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para a transformação social”, trazer todos os stakeholders para a mesa de discussão seria a melhor opção de criar um plano de ação mais adequado para a estruturação da padronização dentro da Edu Brasil. 
1

Outros materiais