Buscar

PROVA OBJETIVA I (N1) - METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: Kevyn Pantoja Silva
Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática
Avaliação: Avaliação I – Individual Semipresencial
Nota da prova: 10,0
1. É a idade em que idade a criança estabelece aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc. Que idade é essa?
A) Quatro anos.
B) Cinco anos.
C) Seis anos.
D) De zero a três anos.
2. As crianças adoram números, mas o professor precisa criar as condições para que elas desenvolvam sua inteligência lógico-matemática. Essas condições envolvem ajudar a criança a pensar. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor precisa ensinar-lhe habilidades do raciocínio em suas atividades diárias em casa e na escola.
( ) O professor, ao trazer uma informação, solicita que a criança a "compare" com outras que já sabe.
( ) O professor mostra os passos da abordagem de um problema: identificar o que sabe sobre o problema; estabelecer um plano; colocar o plano em ação; avaliar o resultado.
( ) O professor considera desnecessário que a criança estabeleça encadeamentos de suas novas descobertas com ideias já conhecidas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) V – V – F – F.
C) V – F – V – V.
D) F – V – V – V.
3. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica. A BNCC leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais e propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Sobre essas unidades temáticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, contudo implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
( ) A unidade temática Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas, assim como, de situações e estruturas matemáticas, fazer uso de letras e outros símbolos.
( ) A unidade temática Grandezas e Medidas contribui para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F – F – V.
B) V – V – V.
C) F – F – F.
D) V – F – F.
4. Gardner é conhecido na área educacional principalmente por causa da sua teoria das Inteligências Múltiplas. Dentre as inteligências apresentadas por Gardner, assinale a alternativa CORRETA:
A) Natural, existencial e mística.
B) Musical, artística e cinestesia.
C) Linguística, musical e espacial.
D) Matemática, transpessoal e mística.
5. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo de Matemática não deve fechar-se em si mesmo, com seus conteúdos prontos e acabados. Pelo contrário, deve abrir-se a outras áreas do conhecimento, estabelecendo conexões. Um exemplo disso é a relação pretendida nos PCNs com os Temas Transversais. Uma excelente forma de trabalhar essas conexões seria por meio de projetos pedagógicos. De acordo com os temas transversais, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Saúde: as informações sobre saúde, muitas vezes apresentadas em dados estatísticos, permitem o estabelecimento de comparações e previsões que contribuem para o autoconhecimento, possibilitam o autocuidado e ajudam a compreender aspectos sociais relacionados a problemas de saúde.
B) Pluralidade cultural: a construção e a utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas, de formas diferenciadas, por todos os grupos socioculturais, que desenvolvem e utilizam habilidades para contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses.
C) Ética: a formação de indivíduos éticos pode ser estimulada nas aulas de matemática ao direcionar-se o trabalho ao desenvolvimento de atitudes no aluno, como, por exemplo, a confiança na própria capacidade e na dos outros para construir conhecimentos matemáticos, o empenho em participar ativamente das atividades em sala de aula e o respeito à forma de pensar dos colegas.
D) Orientação sexual: ao ensino de Matemática cabe fornecer os mesmos instrumentos de aprendizagem e de desenvolvimento de aptidões a todos, valorizando a igualdade de oportunidades sociais para homens.
6. Há diferentes formas de ensinar matemática para as crianças. Observe os métodos de três professoras:
- A professora Adriana afirma que primeiro explica, depois passa exercícios no caderno, depois faz a revisão para ver se os alunos entenderam.
- A professora Cristiane afirma que usa material concreto para ensinar matemática e depois propõe aos alunos muitos exercícios para que repitam muitas vezes o que ensinou, depois dá exercícios de fixação.
- A professora Vera afirma que ensina os conteúdos com muito reforço e muitos exercícios, curtos, repetidos, cálculos para que as crianças se exercitem por várias horas seguidas. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Ensinar matemática de forma compartimentada evita confusões e permite à criança aprender melhor.
B) Ensinar matemática consiste em explicar, aprender consiste em repetir ou exercitar o ensinado até reproduzi-lo fielmente.
C) Ensinar matemática consiste em partir do princípio de que as crianças são capazes de aprender muitas coisas a partir de sua experiência cotidiana.
D) O ensino de matemática por meio de jogos e materiais concretos garante às crianças aprenderem de forma significativa.
7. A Etnomatemática, criada por Ubiratan D’Ambrosio, aparece como um movimento acadêmico e começa a ser usada em sala de aula. Qual é a ideia dessa disciplina?
A) Analisar as práticas matemáticas em diferentes contextos rurais e culturais.
B) Analisar as práticas matemáticas em diferentes contextos sociais e culturais.
C) Analisar as práticas matemáticas no contexto institucional.
D) Analisar as teorias matemáticas em diferentes contextos sociais e culturais.
8. É a inteligência múltipla que está associada à competência em desenvolver raciocínios dedutivos e em construir cadeias causais e lidar com números e outros símbolos matemáticos, se expressando no engenheiro, no físico e nos grandes matemáticos. De que inteligência estamos falando?
A) Naturalista.
B) Musical.
C) Lógico-matemática.
D) Espacial.
9. Pelo que já estudamos, a matemática surgiu na pré-história. Assinale a alternativa CORRETA sobre qual foi o período que deu início ao ensino da matemática no Brasil:
A) Foi no ano de 1620.
B) Foi no ano de 1700.
C) Foi no ano de 1600.
D) Foi no ano de 1650.
10. A abordagem da Matemática na educação infantil, tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam sua aprendizagem lógico-matemática. Para isso, os objetivos são divididos por faixa etária. Diante do exposto, com relação aos objetivos e suas respectivas faixas etárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na faixa etária de zero a três anos, precisa-se estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
( ) Na faixa etária de quatro a seis anos, precisa-se reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
( ) Na faixa etária de quatro a seis anos, precisa-se comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
( ) Na faixa etária de zero atrês anos, precisa-se ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) V – F – V – V.
C) V – V – F – F.
D) F – V – V – V.

Outros materiais